Nesta sexta -feira, às 18 h, abre , no Museu Paulo Firpo , a Exposição XICO STOCKINGER - com 13 xilogravuras desse renomando artista austro-brasileiro, peças que foram reeditadas entre 2008 e 2009, ano de sua morte. Natural da Áustria ,veio para São Paulo aois dois anos, mudando-se para o Rio de Janeiro em 1937 e , finalmewnte fixando-se em Porto Alegre , a partir de1954. Ja tendo se iniciado nas artes , em 1946, na capital gaúcha , fez grande árte de seu trabalho, qier como Diretor do Museu de Arte - por duas vezes - ou como fundador e diretor da Associação de Escultores e Galeria Chico Lisboa. Ao lado de Iberê Camargo e Vasco Prado,compõe a tríade dos artistas gapuchos mais renomados . Usando técnica especial que articula ferro, bronze, madeira e ossos , criou a série Gabirus- inspirado na migração nordestina -- e a Guerreiros -crítica a situação de brasilieiros na ditadura militar de 64. Muitas obras de XICO estão em espaços públicos em Porto ALEGRE , como CARLOS DRUMOND DE ANDRADE E MÁRIO QUINTANA - na Praça da Alfândega .
A coleção de xilogravuras foi doada ao Museu de Dom Pedrito , pela Associação de Amigos do MARGS e agora integram o acervo de arte de nossa cidade.
Venha ao Museu PauloFirpo - que associando a outros espaços culturais de Porto Alegre - está homenageando o grande artista - e conheça a Serie Retirantes , de XICIO STOCKINGER . A exposição estará em cartaz até 20 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário