quarta-feira, 26 de junho de 2019
Notícia Triste
Nosso colega, IRAJÁ ANDRADE KRAUSE, faleceu hoje, 26 de junho, no inicio da tarde . O museu Paulo Firpo está de luto. Agradecemos a solidariedade dos amigos.
terça-feira, 21 de maio de 2019
NOITE DOS MUSEUS
Prof. Jordan ( violão ) e Profa. Marta( flauta ), do Instituto Artístico
Carlos Gomes, nossos parceiros
Luciano Cardona ( "A hora da Bobagem" programa de humor apresentado na Radio Sulina)
participou da NOITE DOS MUSEUS , com seu tradicional bom humor .
Realizada , com especial sucesso, a quarta edição da NOITE DOS MUSEUS , coordenada pelo Museu Paulo Firpo e que contou com a participação do Museu Melânia Mottozo, da Escola Na . Sra. do Horto, através de uma vitrina com peças da história do educandário . Excelente número de visitantes e especiais apresentações ilustraram a noite e que foram vivamente aplaudidas : música, poesia , história , vídeos , tradição se fizeram presentes criando ambiente essencialmente cultural sobre o tema do ano MUSEUS COMO CENTROS CULTURAIS - O FUTURO DAS TRADIÇÕES. Temática instituída pelo CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS- ICOM (órgão da UNESCO) e adotado pelos países membros , como o caso do Brasil. O evento DIA INTERNA-
CIONAL DE MUSEUS se celebra em 18 de maio, quando a UNESCO estabeleceu uma data para refletirmos sobre as ações culturais e o papel dos museus e seus acervos, no mundo. No Brasil os eventos celebrativos à data são coordenados pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus - e nas regiões e estados ora, pelos COREM ( Conselho Regional de Museus ) e ora pelos Sistemas Estaduais de Museus ( SEM) que também regulamentam o exercício da profissão de museólogo. Confira imagens da NOITE DOS MUSEUS , obra da Profa. LUCILEDA COSTA, fron SMEC, na noite de 17 de maio .
Profa. Rose Bendelin Leon ,falando sobre " Leonardo da Vinci, 500 anos de sua morte"
A " pequena declamadora " encantou a todos por sua espontaneidade e simpatia,
com a poesia "Dom Pedrito" , do Dr. Pascoal Brandi.
Profa. Melize Quadros Xavier nos trouxe bela apresentação sobre Elvis Presley
"Formando Músicos" , projeto em parceria Igreja Batista Conservadora com a UNIPAMPA , apresentou um sexteto de cordas , com violinos ( Luiza, Daniela, Alexandre e Júlia) viola
(Mateus) e Isabel ( violoncelo) , encantando a todos
com música clássica abriu a NOITE DOS MUSEUS .
Profa. Cleuza M.Portilho, abordou a história do Museu Melânia Mottozo, um
exemplo de preservação histórica e educação.
Ao fundo vê-se algumas das obras de arte que integram a coleção recentemente doada ao museu pelo Itau- Unibanco
Jovem instrumentista , Leonardo Nunes , ao violão , brindou-nos apresentou " Jesus Alegria
dos Homens " de J.S Bach... aplaudidíssimo.
Márcio Trojahn , da QWERTY , reproduziu uma de suas vídeo-reportagens HISTÓRIA E VIDA , enfocando a Escola Na. Sra. do Horto, complementado a vitrina
com peças do museu desse educandário.
Wilson Santana Pina, representou o tradicionalismo, com suas trovas e pajeadas, na NOITE DOS MUSEUS
Prof. Glauco Caon, tratou sobre a cerveja artesanal , produção,
história e benefícios para a saúde. Trouxe um grupo de alunos da UNIPAMPA que prestigiaram o evento.
Pode-se dizer que a NOITE DOS MUSEUS é um evento que vem crescendo de modo espetacular em termos de Estado e locais . Confira reportagens da ZERO HORA deste final / início de semana, que aponta um público com mais de 100 mil pessoas no centro de Porto Alegre, com vistas participar da NOITE DOS MUSEUS . Nós, de Dom Pedrito -- Museus Paulo Firpo e Melânia Mottozo -- enfatizamos esta edição de 2019, como um evento em grande estilo, pelo público participante , pela diversidade e qualidade do que foi apresentado. Agradecemos aos colaboradores.
Carlos Gomes, nossos parceiros
Luciano Cardona ( "A hora da Bobagem" programa de humor apresentado na Radio Sulina)
participou da NOITE DOS MUSEUS , com seu tradicional bom humor .
Realizada , com especial sucesso, a quarta edição da NOITE DOS MUSEUS , coordenada pelo Museu Paulo Firpo e que contou com a participação do Museu Melânia Mottozo, da Escola Na . Sra. do Horto, através de uma vitrina com peças da história do educandário . Excelente número de visitantes e especiais apresentações ilustraram a noite e que foram vivamente aplaudidas : música, poesia , história , vídeos , tradição se fizeram presentes criando ambiente essencialmente cultural sobre o tema do ano MUSEUS COMO CENTROS CULTURAIS - O FUTURO DAS TRADIÇÕES. Temática instituída pelo CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS- ICOM (órgão da UNESCO) e adotado pelos países membros , como o caso do Brasil. O evento DIA INTERNA-
CIONAL DE MUSEUS se celebra em 18 de maio, quando a UNESCO estabeleceu uma data para refletirmos sobre as ações culturais e o papel dos museus e seus acervos, no mundo. No Brasil os eventos celebrativos à data são coordenados pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus - e nas regiões e estados ora, pelos COREM ( Conselho Regional de Museus ) e ora pelos Sistemas Estaduais de Museus ( SEM) que também regulamentam o exercício da profissão de museólogo. Confira imagens da NOITE DOS MUSEUS , obra da Profa. LUCILEDA COSTA, fron SMEC, na noite de 17 de maio .
Mus.Adilson Nunes de Oliveira , Diretor do Museu, na abertura do evento
A " pequena declamadora " encantou a todos por sua espontaneidade e simpatia,
com a poesia "Dom Pedrito" , do Dr. Pascoal Brandi.
Profa. Melize Quadros Xavier nos trouxe bela apresentação sobre Elvis Presley
"Formando Músicos" , projeto em parceria Igreja Batista Conservadora com a UNIPAMPA , apresentou um sexteto de cordas , com violinos ( Luiza, Daniela, Alexandre e Júlia) viola
(Mateus) e Isabel ( violoncelo) , encantando a todos
com música clássica abriu a NOITE DOS MUSEUS .
Profa. Cleuza M.Portilho, abordou a história do Museu Melânia Mottozo, um
exemplo de preservação histórica e educação.
Ao fundo vê-se algumas das obras de arte que integram a coleção recentemente doada ao museu pelo Itau- Unibanco
Jovem instrumentista , Leonardo Nunes , ao violão , brindou-nos apresentou " Jesus Alegria
dos Homens " de J.S Bach... aplaudidíssimo.
Márcio Trojahn , da QWERTY , reproduziu uma de suas vídeo-reportagens HISTÓRIA E VIDA , enfocando a Escola Na. Sra. do Horto, complementado a vitrina
com peças do museu desse educandário.
Gilmar Mota -violão - e Everton Schultz - percussão - com música popular brasileira, em interessante dupla .
Prof. Glauco Caon, tratou sobre a cerveja artesanal , produção,
história e benefícios para a saúde. Trouxe um grupo de alunos da UNIPAMPA que prestigiaram o evento.
Pode-se dizer que a NOITE DOS MUSEUS é um evento que vem crescendo de modo espetacular em termos de Estado e locais . Confira reportagens da ZERO HORA deste final / início de semana, que aponta um público com mais de 100 mil pessoas no centro de Porto Alegre, com vistas participar da NOITE DOS MUSEUS . Nós, de Dom Pedrito -- Museus Paulo Firpo e Melânia Mottozo -- enfatizamos esta edição de 2019, como um evento em grande estilo, pelo público participante , pela diversidade e qualidade do que foi apresentado. Agradecemos aos colaboradores.
sexta-feira, 10 de maio de 2019
MUSEÓLOGO MINISTRA OFICINA EM URUGUAIANA
terça-feira, 30 de abril de 2019
ARTE INSTITUTO CULTURAL ITAU UNIBANCO
Com esta imagem do painel de entrada ARTE IC doação do ITAU Unibanco, o MUSEU PAULO FIRPO , de Dom Pedrito , apresenta a seus usuários as sete obras de arte doadas à instituição pelo ITAU Unibanco. A exposição foi aberta , sem ato especial, pois Dom Pedrito estava sob luto oficial, pelo passamento do tradicionalista e historiador Nelso Oliva, mas esteve aberta no dia 23 de abril, das 13 h às 20 h, possibilitando assim aos anteriormente convidados , que apreciassem a exposição. São sete peças - 4 óleos sobre tela ( três de J. Gracio e uma Jeane Gatai ) e 3 gravuras ( Cristina Parisi, Sadi Lando e Odetto Guersoni ) Ao lado de cada obra estão expostos dados artísticos dos autores , ilustrando-se assim a exposição.
Essas obras permanecerão expostas ainda durante a NOITE DOS MUSEUS , que celebraremos dia 17 de de maio,quando a instituição permanecerá aberta das 19 h às 24 h, com inúmeras atrações - poesia , música , curiosidades , mini palestras , projeções ... antecipando-nos ao 18 de maio " DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS "
Vista geral da exposição
Óleo s/tela de J. Gracio- Praia de Copacabana
Pormenor da Exposição
Óleo s/ tela de J. Gracio
Gravura de Sadi Lando, gaúcho de Erexim
Visite a exposição, nos horários de segundas a sextas -feiras das 8 h às 11h 30 min. e das 13 h às 16 h 30 min.Prestigie seu museu
Essas obras permanecerão expostas ainda durante a NOITE DOS MUSEUS , que celebraremos dia 17 de de maio,quando a instituição permanecerá aberta das 19 h às 24 h, com inúmeras atrações - poesia , música , curiosidades , mini palestras , projeções ... antecipando-nos ao 18 de maio " DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS "
Vista geral da exposição
Óleo s/tela de J. Gracio- Praia de Copacabana
Pormenor da Exposição
Óleo s/ tela de J. Gracio
Gravura de Sadi Lando, gaúcho de Erexim
Visite a exposição, nos horários de segundas a sextas -feiras das 8 h às 11h 30 min. e das 13 h às 16 h 30 min.Prestigie seu museu
Grupo visita o Museu
Recebemos , quinta - feira , dia 25 de abril , no Museu Paulo Firpo, um grupo de idosos , atendidos pelo CRAS "Getúlio Vargas", numa tarde de entretenimento . Estiveram visitando as exposições do Museu e depois posaram para uma foto, no pátio da instituição . Agradecemos às promotoras desse salutar encontro
quarta-feira, 17 de abril de 2019
ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO MUSEU PAULO FIRPO
No próximo dia 23 de abril, terça-feira , o Museu Paulo Firpo celebrará seu aniversário de fundação, com a abertura da Exposição de Arte , obras doadas ao Museu pelo ITAU UNIBANCO, através do edital 2018 , em parceria, na seleção das instituições a serem contempladas, com o Instituto Brasileiro de Museus. Ao todo foram 12 instituições municipais , das que se inscreveram para receberem as mais de 700 obras. Nosso museu de Dom Pedrito recebeu obras de Sadi Lando, Cristina Parisi, Odetto Guersoni , Jeane Gattai e J. Gracio -- incluindo gravuras e pinturas . Esta é a segunda vez que o museu Paulo Firpo recebe doação do Itau Unibanco.O evento de abertura e exposição dessas obras de arte acontecerá na terça feira, dia 23, às 19 h, no Museu Paulo Firpo. Compareça , prestigie .
quinta-feira, 14 de março de 2019
ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO 2019
Na última sexta-feira, dia 8 de março, o MUSEU PAULO FIRPO, abriu o Ano Museológico, com a Exposição 50 TONS DE FERMINA. Na realidade são 50 óleos sobre tela, de Milton Nunes de Oliveira, reproduzidas exaustivamente em cores e tons variados, a exemplo do díptico Marilyn , de Andy Warhol , de uma imagem evocativa de Fermina Pedrosa, tipo popular de Dom Pedrito , reconhecida pelo exagero de pintura e adereços , que a tornou famosa e virou ditado popular autóctone . Confira imagens .
Painel '"50 TONS DE FERMINA ", óleo s/ tela
Painel '"50 TONS DE FERMINA ", óleo s/ tela
obra do artista plástico Milton Nunes de Oliveira

PAINEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
PAINEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
Crítica da obra "50 TONS DE FERMINA"- Texto : Adilson Nunes de Oliveira
Grupo de "Ferminas" , caracterizadas a pedido do curador da exposição
Diretora de Cultura, Profa. Julieta Farinha, o Diretor do Museu Paulo Firpo, juntamente com dona Venita , abaixo , com Rosa Posebom
Assinar:
Postagens (Atom)


















