quarta-feira, 26 de junho de 2019

Notícia Triste

Nosso colega, IRAJÁ ANDRADE KRAUSE, faleceu  hoje, 26 de junho, no inicio da tarde . O museu Paulo Firpo está de luto. Agradecemos a solidariedade dos amigos.

terça-feira, 21 de maio de 2019

NOITE DOS MUSEUS

              Prof. Jordan  ( violão ) e Profa. Marta( flauta ), do Instituto Artístico
                                              Carlos Gomes, nossos parceiros 
      Luciano Cardona ( "A hora da Bobagem" programa de humor apresentado na Radio Sulina) 
                       participou da NOITE DOS MUSEUS , com seu tradicional bom humor . 

Realizada , com especial  sucesso, a quarta edição da NOITE DOS MUSEUS  , coordenada pelo Museu Paulo Firpo e que contou com a participação do Museu Melânia Mottozo, da Escola Na . Sra. do Horto, através de uma vitrina com peças da história do educandário .  Excelente número de  visitantes e  especiais apresentações  ilustraram a noite  e que foram  vivamente aplaudidas : música, poesia , história , vídeos , tradição se fizeram presentes  criando ambiente   essencialmente cultural sobre o tema do ano MUSEUS COMO CENTROS CULTURAIS - O FUTURO DAS TRADIÇÕES. Temática instituída   pelo CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS- ICOM  (órgão da UNESCO) e adotado pelos países membros , como o caso do Brasil.     O evento DIA  INTERNA-
CIONAL DE MUSEUS  se celebra  em  18 de maio, quando a UNESCO estabeleceu uma data  para refletirmos sobre as ações culturais e o papel dos museus e seus acervos, no mundo. No Brasil os eventos celebrativos à data são  coordenados pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus -  e nas regiões e estados ora, pelos COREM ( Conselho Regional de Museus ) e ora  pelos Sistemas Estaduais de Museus ( SEM)  que também  regulamentam o exercício da profissão de museólogo. Confira imagens da NOITE DOS MUSEUS , obra da Profa.   LUCILEDA COSTA, fron  SMEC,  na noite de  17 de maio .


Mus.Adilson Nunes de Oliveira , Diretor do  Museu, na abertura do evento
  
                   Profa. Rose Bendelin Leon ,falando sobre " Leonardo da Vinci, 500 anos de sua morte"
                 A  " pequena  declamadora " encantou a todos por sua espontaneidade  e simpatia, 
                                    com a poesia "Dom Pedrito" , do Dr. Pascoal Brandi.
 
              Profa. Melize  Quadros Xavier nos trouxe  bela apresentação sobre  Elvis Presley


      "Formando Músicos" , projeto  em parceria Igreja Batista Conservadora com a UNIPAMPA , apresentou  um sexteto   de cordas , com violinos ( Luiza, Daniela, Alexandre  e Júlia)  viola            
                                  (Mateus)    e Isabel ( violoncelo) , encantando a todos 
                                     com música  clássica abriu a NOITE DOS MUSEUS . 


                       Profa. Cleuza M.Portilho, abordou   a história do Museu Melânia Mottozo, um 
                                                  exemplo  de preservação histórica e  educação.
                       Ao fundo vê-se algumas das obras de arte que integram a coleção recentemente                                                              doada ao museu pelo Itau- Unibanco  



          Jovem instrumentista , Leonardo  Nunes , ao violão , brindou-nos apresentou " Jesus Alegria 
                                          dos Homens " de J.S Bach... aplaudidíssimo.

 Márcio Trojahn , da QWERTY ,  reproduziu uma de suas vídeo-reportagens  HISTÓRIA E VIDA ,                           enfocando a  Escola Na. Sra. do Horto, complementado a vitrina  
                                          com  peças do museu desse educandário. 


Gilmar Mota  -violão - e Everton Schultz  - percussão - com música popular brasileira,  em interessante  dupla .

                   Wilson Santana Pina, representou o tradicionalismo, com suas trovas e pajeadas, na                                                                           NOITE DOS MUSEUS  
                              Prof.  Glauco Caon,  tratou sobre a cerveja artesanal , produção, 
                                  história e benefícios para a saúde. Trouxe um grupo de alunos                                                                               da UNIPAMPA  que prestigiaram o evento.

Pode-se dizer que a NOITE DOS MUSEUS  é um evento que vem crescendo de modo espetacular em termos de Estado e locais . Confira reportagens da ZERO HORA deste final / início de semana, que  aponta um público com mais de 100 mil  pessoas no centro de  Porto Alegre, com vistas participar da NOITE DOS MUSEUS .  Nós, de Dom Pedrito -- Museus  Paulo Firpo e Melânia Mottozo -- enfatizamos esta edição de 2019, como um evento em grande estilo, pelo público participante , pela  diversidade e qualidade do que foi apresentado. Agradecemos aos colaboradores.  

sexta-feira, 10 de maio de 2019

MUSEÓLOGO MINISTRA OFICINA EM URUGUAIANA


 Hoje, 9 de maio,  me chegaram as imagens da Oficina " Conservação de Livros e Bens Culturais em Suporte Papel ", que ministrei, a convite da Diretora de Cultura  do Município,  no final de março, em Uruguaiana, como parte do evento Abertura do Ano Museológico da VI REGIÃO MUSEOLÓGICA /SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS  que coordeno . Foi um encontro interessante com equipe dos museu e da Biblioteca Municipal.

terça-feira, 30 de abril de 2019

ARTE INSTITUTO CULTURAL ITAU UNIBANCO

 Com esta imagem do painel de entrada   ARTE  IC doação do ITAU Unibanco, o MUSEU PAULO FIRPO , de Dom Pedrito , apresenta a seus usuários  as sete obras de arte  doadas  à instituição pelo ITAU Unibanco. A exposição foi aberta , sem ato especial, pois Dom Pedrito estava sob luto oficial, pelo passamento do tradicionalista e historiador Nelso Oliva, mas esteve aberta  no dia 23 de abril, das 13 h às 20 h, possibilitando assim  aos anteriormente convidados , que apreciassem a exposição. São sete peças - 4 óleos sobre tela (  três   de J. Gracio e  uma Jeane Gatai ) e 3 gravuras ( Cristina Parisi,  Sadi Lando e Odetto Guersoni ) Ao lado de cada obra  estão expostos dados artísticos dos  autores , ilustrando-se assim  a exposição.
Essas obras permanecerão expostas ainda durante a NOITE DOS MUSEUS , que celebraremos  dia 17 de  de maio,quando a instituição permanecerá aberta das 19 h às 24 h, com inúmeras atrações - poesia , música , curiosidades , mini palestras , projeções ... antecipando-nos ao 18 de maio " DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS "

                                                        Vista geral da exposição
                                             Óleo  s/tela de J. Gracio- Praia de Copacabana

                                                               Pormenor da Exposição

                                                          Óleo s/ tela de J. Gracio
                                             Gravura de Sadi Lando, gaúcho de Erexim

Visite a exposição,   nos horários de segundas a sextas -feiras das 8 h às 11h 30 min. e das 13 h às 16 h 30 min.Prestigie seu museu

Grupo visita o Museu

Recebemos , quinta - feira , dia 25 de abril , no Museu Paulo Firpo, um grupo de idosos , atendidos pelo CRAS "Getúlio Vargas", numa tarde de entretenimento . Estiveram visitando as exposições do Museu e depois posaram para uma foto, no pátio da instituição . Agradecemos  às promotoras desse   salutar  encontro

quarta-feira, 17 de abril de 2019

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO MUSEU PAULO FIRPO

No próximo dia 23  de abril, terça-feira , o Museu Paulo Firpo  celebrará  seu aniversário de fundação, com a abertura da Exposição de Arte , obras doadas ao Museu  pelo ITAU UNIBANCO, através do edital 2018 , em parceria, na seleção das instituições a serem contempladas, com  o  Instituto Brasileiro de Museus. Ao todo foram 12 instituições  municipais  , das que se inscreveram para receberem as mais de 700  obras. Nosso museu de Dom Pedrito recebeu obras de Sadi Lando, Cristina Parisi, Odetto Guersoni , Jeane Gattai e J. Gracio -- incluindo gravuras e pinturas . Esta é a segunda vez que o museu Paulo Firpo recebe doação do Itau Unibanco.O evento de abertura e  exposição dessas obras de arte  acontecerá na terça feira, dia 23, às 19 h, no Museu Paulo Firpo. Compareça , prestigie .

quinta-feira, 14 de março de 2019

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO 2019

Na última sexta-feira, dia 8 de março, o MUSEU PAULO FIRPO, abriu o Ano Museológico, com a Exposição 50 TONS DE FERMINA. Na realidade são 50 óleos sobre tela, de Milton Nunes de Oliveira,  reproduzidas  exaustivamente em cores e tons variados, a exemplo do díptico Marilyn , de Andy Warhol , de uma imagem evocativa de Fermina Pedrosa, tipo popular de Dom Pedrito , reconhecida pelo exagero de pintura e adereços , que a tornou famosa  e virou ditado popular autóctone . Confira imagens .


 
                                                Painel '"50 TONS DE FERMINA ", óleo s/ tela
                                   obra do artista plástico Milton Nunes de Oliveira 
                                 
         PAINEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO 

Crítica da obra "50 TONS DE FERMINA"- Texto : Adilson Nunes de Oliveira 
Grupo de "Ferminas" , caracterizadas a pedido do curador da exposição

                                     

                     Diretora de Cultura, Profa. Julieta Farinha, o Diretor do Museu Paulo Firpo, juntamente com dona Venita , abaixo , com Rosa Posebom