terça-feira, 18 de setembro de 2018

MUSEU PAULO FIRPO EXPÕE EM HORIZONTINA

O MUSEU PAULO FIRPO está apresentando , desde o dia 10 de setembro, até inícios de outubro, nas cidade de Horizontina, especificamente na Biblioteca e Museu Municipal desse município. São duas exposições : "Mateando solito ..." que evoca a tradicional bebida de gaúchos e platinos , e "Orixás e Okutás" , que nos reporta aos cultos afro-brasileiros e  à diversidade cultural. Confira imagens coletas por Nair Ferreira , diretora dos espaços do Centro Cultural .
                           Diretor do Museu Paulo Firpo e Curador da Exposição , intermediando  o evento com grupo de estudantes de Santa Rosa.
                                              Pormenor da exposição em Horizontina

 Autoridades  com o Prefeito , 3º , de camisa azul , da esq . para a dir. ,durante o ato de Abertura
                                             Preparando o mate , o curador da exposição
                                                Pormenor da exposição Mateando solitio..."

 ORIXÁS E OKUTAS , exposição do Museu Paulo Firpo, em Horizontina .                  
 Detalhe da apresentação musical, durante a abertura das exposições
                          O Curador da exposição intermediando  com alunos  de Santa Rosa

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

MUSEU RECEBE DOAÇÃO

Na manhã de 24 de agosto, em ato marcado pela simplicidade, o Salão Nobre da Prefeitura foi cenário para a doação da artista plástica  Ana  Cristina ( KIKA)  Jardim da Costa   ao acervo do Museu Paulo Firpo. Kika, como gosta de ser chamada, tem forte ligação familiar com Dom Pedrito, já  participou de duas exposições individuais no museu municipal e em coletivas.  Recentemente participou da exposição QUEERMUSEU - que gerou forte repercussão no país e no exterior, por ora no Rio de Janeiro, no Parque Lage. Kika  tem obras expostas em, outros museus , como o Oscar Niemeyer - Curitiba - , no CAC - Rio de Janeiro ,no Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS e no Museu de Arte Contemporânea , estes em Porto Alegre. A obra doada ao acervo do Museu Paulo Firpo faz parte da série "Anjos".  Apos a doação , houve uma apresentação artística com dança -Marina Pereira e Lorenzo Brignol , e música a cargo  do Instituto  Artístico Carlos Gomes, com o Prof. Lissandro  Peres  


  
Kika assinando a Ficha de Doação 

                                             Par de dançarinos  gaúchos -- Marina e Lorenzo





                          Equipe da Cultura com KIKAS e o Prefeito Mário Augusto Gonçalves                                              
       

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

MUSEU RECEBERÁ DOAÇÕES

A artista plástica , ceramista ,  ANA CRISTINA ( Kika) JARDIM, com forte ligação familiar com Dom Pedrito .  ,  nesta sexta-feira,  24 de  agosto,  fará  significativa doação de suas obras para o acervo do Museu Paulo Firpo, entidade onde  já expôs em mais de uma oportunidade  Um ato simples acontecerá , no Salão Nobre da Prefeitura , às 11 horas, que está sendo carinhosamente preparado, pela Equipe de Governo, Gabinetes do Prefeito e da Primeira Dama, Departamento de Cultura e Museu Paulo Firpo, com apoio do Instituto Artístico Carlos Gomes.   A ceramista Kika  está com obras  no Rio de Janeiro , na Exposição QUEER MUSEU, evento polêmico  no Estado, e  com obras em museus  de São Paulo e Porto Alegre, onde reside. Todos são convidados a prestigiarem esse ato, pois é um evento aberto ao público , em especial a seus amigos e familiares aqui residentes 

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Palestra hoje no IEEE "Bernardino Ângelo", promoção da SESMARIA CULTURAL




PALESTRA  promovida pela SESMARIA CULTURAL DE DOM PEDRITO com o tema "Ancestralidade  e epistemologia  afrocentradas - reflexões sobre mulheres negras e  a escrita de suas histórias " dia 16 de agosto , quinta - feira , 19 h 30 min.,   com a Dda Stephanie Moreira, cf. currículo sintético abaixo.


Stéphanie Moreira é cientista social, mestra em antropologia social e atualmente está doutoranda no Programa de Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na implementação da lei 10639/03 que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"; também desenvolveu estudos sobre identidade negra e comunidades quilombolas no Rio Grande do Norte tendo elaborado laudos antropológicos para regularização de territórios quilombolas nos estados do Maranhão e Minas Gerais. No momento desenvolve o estudo intitulado ‘Ancestralidade familiar negra: Um estudo sobre a trajetória de uma família negra do Sul do Brasil’ que versa sobre a trajetória de seus ancestrais paternos na cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul.
Fundou o projeto de empoderamento estético ‘Negro Charme’ em 2011 e organizou em 2016 o primeiro encontro de Moda Afropotiguar em Natal, Rio Grande do Norte.
Em Salvador foi fundadora em 2017 do Flor de Milho Quilombo de Artes, um coletivo quilombista que busca estabelecer intercâmbios no processos de criação e produção de arte bem como em atividades de estudo sobre as culturas negras e teorias afrocentradas.
É capoeirista da Associação de Capoeira Angola Relíquia Espinho Remoso, Mestre Zé do Lenço e Mestre Diogo, Salvador, BA.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Museu recebe congratulações do Prefeito e Chefe do Departamento de Cultura



  Cartão de congratulações recebido  pela Equipe do Museu Paulo Firpo, por ocasião da premiação que a entidade  foi distinguida pela Sec. de Estado da Cultura RS , na noite de 3 de julho, em ato solene realizado no  Teatro São Pedro, Porto Alegre .

sexta-feira, 22 de junho de 2018

QUAL O AUTOR ?

O Museu Paulo Firpo  precisa identificar  autor ou autora desta gravura. ajudem-nos . Qualquer informação pelo fone o xx 53 3243 1641

quarta-feira, 30 de maio de 2018

ROTEIRO CULTURAL À NOITE

O MUSEU PAULO FIRPO, com grupo de alunos do INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , na quarta - feira , 29 de maio, realizou o Roteiro Cultural pelo Centro Histórico, percorrendo   os principais pontos, como a praça central, monumentos , prefeitura , igreja matriz e caixa d'água. A atividade culminou na visita ao museu, quando foi ministrada uma oficinas de monotipia . Veja imagens coletadas pela Profa . Lucileda Costa.