quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
MUSEU PAULO FIRPO ESTARÁ NA VILA SÃO SEBASTIÃO
Na Festa de São Sebastião- Vila de que é Patrono - no 2º Distrito de Dom Pedrito, denominado Torquato Severo--- o Museu Paulo Firpo estará expondo MATEANDO SOLITO... um conjunto de banners e peças tridimensionais que reporta ao hábito tão tradicional do gaúcho- tomar mate. A exposição será no interior da capela , durante o dia 19 de janeiro, quando uma série de atividades se desenrolarão, coordenada pela Prefeitura e sub-prefeitura com apoio da comunidade rural, culminando com a Missa Campal que será rezada pelo Bispo Diocesano Dom Gílio Felice . Como sempre haverá churrasco,cucas, doces , além da boa companhia dos moradores dessa localidade.
SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
De 14 a 20 de maio , em todo o Brasil, acontecerá a 16ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS . As inscrições para o evento já estão disponíveis no sítio do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.
Confira o cartaz .
Confira o cartaz .
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO NO MUSEU PAULO FIRPO
Com um público de 122 pessoas, numa noite de clima super agradável, num ambiente de diversidade e respeito, o Museu Paulo Firpo abriu suas portas para receber, no pátio da instituição, a atividade de culminância do Projeto REFLETINDO A CULTURA NEGRA , desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Prof. Bernardino Tatu", pelas Profa. Fátima Ribas e Claudia Vallinodo.
O projeto, transformado em um espetáculo , iniciou com as apresentações formais , coordenadas pela Diretora da Escola e Prof. Antônio Lima. Na sequência , foram entregues ao Museu, representações dos orixás, confeccionadas pelos alunos e professores integrantes do projeto. Encerrou com performances e danças , vivamente aplaudidas por todos . Pensa-se, diante do fato de muitas pessoas que não puderam assistir ao espetáculo , a possibilidade de reapresenta-lo , ainda neste ano.
Confira imagens clicadas pela Profa. Lucileda Costa e Fátima Ribas .
Mateada na Feira do Livro 2017
No domingo,26 de novembro , aconteceu , durante a FEIRA DO LIVRO, bela mateada, patrocinada pela ERVA MATE PONCHE VERDE, lá de Arvorezinha. Na imagem, Edinho Zanolete, de camisa azul , representante da marca em Dom Pedrito , durante o evento. Erva mate PONCHE VERDE já patrocinou uma exposição do nosso Museu Paulo Firpo , que tem itinerado por algumas cidades , levando a tradição do mate , aspectos históricos , curiosidades e uma oficina com 3 maneiras diferentes de montar um bom chimarrão .
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
EVENTO ADIADO PARA SEGUNDA -FEIRA - 20 - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O evento referente ao DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA SERÁ , foi adiado para segunda - feira 20- de novembro- ás 20 h 30 min, no pátio do Museu Paulo Firpo. O motivo foi o mau tempo. Agradecemos a compreensão de todos .
EVENTO DO MUSEU PODE SER ADIADO
Em vista do tempo instável, o evento de hoje, dia 16, no patio do Museu Paulo Firpo , poderá ser adiado. Vamos aguardar até às 14 h, para confirmar por este meio e também pelas rádios locais.
No entanto confirmamos amanhã, dia 17, sexta , no Salão Nobre da Prefeitura, às 19 horas com o Historiador Prof. Luis Ernani Caminha Giorgis, que falará sobre a participação da F. E . B na Segunda Guerra Mundial. .
No entanto confirmamos amanhã, dia 17, sexta , no Salão Nobre da Prefeitura, às 19 horas com o Historiador Prof. Luis Ernani Caminha Giorgis, que falará sobre a participação da F. E . B na Segunda Guerra Mundial. .
terça-feira, 14 de novembro de 2017
PROGRAMAÇÃO DO MUSEU PARA O FIM DE SEMANA
O MUSEU PAULO FIRPO terá dois eventos neste fim de semana : quinta feira dia 16, será a vez de lembrar o Dia da Consciência Negra , com a presentação de um trabalho da Escola Prof. Bernardino Tatu, liderado pela Profa. Fátima Ribas. O evento , que lembra a cultura afro-brasileira e o sincretismo religioso, será às 20 h 30 min., no pátio do museu por isso pede-se que tragam cadeiras a fim de acomodar a todos.
Na sexta-feira, 19 h. , acontecerá a Palestra sobre a F.E.B . na Segunda Guera , a ser proferida pelo Cel. Luis Ernani Caminha Giorgis, historiador militar e professor de história na Escola Militar em Porto Alegre. Cel .Caminha tem vários títulos publicados sobre história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Na sexta-feira, 19 h. , acontecerá a Palestra sobre a F.E.B . na Segunda Guera , a ser proferida pelo Cel. Luis Ernani Caminha Giorgis, historiador militar e professor de história na Escola Militar em Porto Alegre. Cel .Caminha tem vários títulos publicados sobre história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)






