O evento referente ao DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA SERÁ , foi adiado para segunda - feira 20- de novembro- ás 20 h 30 min, no pátio do Museu Paulo Firpo. O motivo foi o mau tempo. Agradecemos a compreensão de todos .
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
EVENTO DO MUSEU PODE SER ADIADO
Em vista do tempo instável, o evento de hoje, dia 16, no patio do Museu Paulo Firpo , poderá ser adiado. Vamos aguardar até às 14 h, para confirmar por este meio e também pelas rádios locais.
No entanto confirmamos amanhã, dia 17, sexta , no Salão Nobre da Prefeitura, às 19 horas com o Historiador Prof. Luis Ernani Caminha Giorgis, que falará sobre a participação da F. E . B na Segunda Guerra Mundial. .
No entanto confirmamos amanhã, dia 17, sexta , no Salão Nobre da Prefeitura, às 19 horas com o Historiador Prof. Luis Ernani Caminha Giorgis, que falará sobre a participação da F. E . B na Segunda Guerra Mundial. .
terça-feira, 14 de novembro de 2017
PROGRAMAÇÃO DO MUSEU PARA O FIM DE SEMANA
O MUSEU PAULO FIRPO terá dois eventos neste fim de semana : quinta feira dia 16, será a vez de lembrar o Dia da Consciência Negra , com a presentação de um trabalho da Escola Prof. Bernardino Tatu, liderado pela Profa. Fátima Ribas. O evento , que lembra a cultura afro-brasileira e o sincretismo religioso, será às 20 h 30 min., no pátio do museu por isso pede-se que tragam cadeiras a fim de acomodar a todos.
Na sexta-feira, 19 h. , acontecerá a Palestra sobre a F.E.B . na Segunda Guera , a ser proferida pelo Cel. Luis Ernani Caminha Giorgis, historiador militar e professor de história na Escola Militar em Porto Alegre. Cel .Caminha tem vários títulos publicados sobre história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Na sexta-feira, 19 h. , acontecerá a Palestra sobre a F.E.B . na Segunda Guera , a ser proferida pelo Cel. Luis Ernani Caminha Giorgis, historiador militar e professor de história na Escola Militar em Porto Alegre. Cel .Caminha tem vários títulos publicados sobre história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
MUSEU RECEBE MEDALHA
O Museu Paulo Firpo recebeu ontem um exemplar da medalha que assinala o Traslado dos Restos Mortais de David Canabarro , através do historiador Edilson V. Martins Villagram e que foi portador o amigo Dr. Renato Caiaffo da Rocha. Lembramos que em 2008, o Museu Paulo Firpo recebeu a urna contendo os despojos de Canabarro , que foram velados na instituição, na noite de 10 de setembro, quando , na manhã seguinte, a comitiva de cavaleiros partiu para Santana do Livramento. Os restos de Canabarro se encontram hoje , em um monumento ,em frente à casa que pertenceu a esse vulto farroupilha.
Prezado professor Adilson, bom dia!
Prezado professor Adilson, bom dia!
Prezado professor Adilson, bom dia!
Agradeço pela disponibilidade e atenção em nos receber no Museu Paulo Firpo para a entrega da medalha que marca o translado dos restos morais do General Davi Canabarro, de P. Alegre para Santana do Livramento, ocorrida em 2008. Esse gesto fizemos a pedido do amigo Edilson Villagran e com muito gosto. Hoje residindo em Rio Pardo, minha terra Natal.
Anexo a foto que registra esse momento para nossa recordação.
Estamos à disposição no IRGA.
Saúde, paz ao amigo!!
Abraço!
Área de anexos
CASINHA DO SABER , NO MUSEU PAULO FIRPO
Em meio a casinhas de argila, que representavam o início da povoação de Dom Pedrito, olhares curiosos e atentos dos pequenos estudantes da CASINHA DO SABER , numa tarde especial, ontem (quinta - feira) , 26 de outubro, no Museu Paulo Firpo. Veja as imagens colhidas pela professora da escolinha. Fica o agradecimento pela visita e nosso abraço acolhedor.
As primeiras , durante a apresentação da maquete histórica da povoação
No interior do museu , na exposição PAULO FIRPO NOSSO MAIOR MEMORIALISTA
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS
Sob o tema MUSEUS E SUAS MEMÓRIAS, o Museu Paulo Firpo abriu , dia 19 de setembro , a Exposição PAULO FIRPO , NOSSO MAIOR MEMORIALISTA, com manuscritos em caderno , cadernetas e folhas soltas deste que foi , sem dúvida , o cidadão --Paulo Firpo -- que mais contribuiu para registrar a história de Dom Pedrito, o Patrono do Museu .
O evento contou ainda com a doação de um vestido, documentos e fotografias da MISS DOM PEDRITO, 1966, Srta. Lília Maria Farret Azevedo ( Vieira , depois por casamento com Med. Vet. Luiz Fernando Paiva Vieira ) que foi passado ao acervo do Museu por seus familiares filhos e netos presentes ao evento. Momentos de grande emoção, foram vividos pela família Azevedo Vieira . Confira imagens, clicadas por Lucileda M. Costa e visite nosso museu.
Grupo de participantes do evento, com a Secretária Mun. de Educação de Educação e Cultura, Profa Melize Q. Xavier, no primeiro plano ao centro.

Miss Dom Pedrito 1966, Lilia Maria Farret Azevedo - 1949/2016

Aspecto parcial da Exposição
O evento contou ainda com a doação de um vestido, documentos e fotografias da MISS DOM PEDRITO, 1966, Srta. Lília Maria Farret Azevedo ( Vieira , depois por casamento com Med. Vet. Luiz Fernando Paiva Vieira ) que foi passado ao acervo do Museu por seus familiares filhos e netos presentes ao evento. Momentos de grande emoção, foram vividos pela família Azevedo Vieira . Confira imagens, clicadas por Lucileda M. Costa e visite nosso museu.
Grupo de participantes do evento, com a Secretária Mun. de Educação de Educação e Cultura, Profa Melize Q. Xavier, no primeiro plano ao centro.

Miss Dom Pedrito 1966, Lilia Maria Farret Azevedo - 1949/2016
Ato de Abertura do evento, ao centro Dr. Luiz Fernando Vieira .

Aspecto parcial da Exposição
Duas imagens do vestido com que, a Miss Dom Pedrito-1966, Lilia Azevedo, desfilou no concurso, peça doada ao Museu Paulo Firpo
terça-feira, 12 de setembro de 2017
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NA ÓPTICA IDEAL

Desde o dia 8 de setembro , a Óptica Ideal esta sendo nossa parceira na Exposição Fotográfica BOM DIA ,que apresenta obras de Francisco Deoclécio Maciel Ribeiro, escritor , advogado jornalista e fotógrafo pedritense . É um conjunto de imagens de várias cidades do Estado e de Santa Catarina, onde reside o autor , imagens que podem ser apreciadas no horário comercial, da Óptica ideal - rua José Bonifácio, 935-até o dia 25 de setembro. Na imagem, Prefeito Mário Augusto, Secretária Mun. de Educação e Cultura , Profa . Melize Xavier e o fotógrafo Maciel Ribeiro , durante a abertura do evento
Assinar:
Postagens (Atom)







