quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

LIVROS ... para férias

A biblioteca do  Museu Paulo  Firpo  acaba de receber 3 novos títulos  para seu acervo.  Inicio este comentário  com a obra de um pedritense : Waner  Sanches Barreto . Professor do Ensino Superior  , graduado em  Ciências Agrarias pela Universidade de Passo Fundo, onde reside. , estudou  na Universidade de Caxias do Sul e fez doutorado em León, Espanha . Sua obra ALÉM DO RIO TAPERA ,conta que  " tudo  naquele local parecia começar ou terminar no rio, como se ele fosse  a razão de todas as coisas ... " Em um fraseado típico da fronteira rio-grandense , o livro  apresenta duas partes, ponteadas de belíssimas figuras de linguagem e de uma sonoridade espetacular. É obra para ser lida em um único fôlego, como fiz. Na segunda parte , o  "Mão de Vaca"  é de uma  elegância  vocabular   que encanta !

O segundo livro  trata da história de Quaraí  de autoria de Isaias Munhoz, ex-prefeito de Quaraí por dois mandatos, e ex-prefeito de Rio Grande . O texto traz  uma síntese  muito bem elaborada dos principais fatos da história  desse município, acontecimentos e personagens ilustres , com um caráter  , de certa forma, didático  extremamente importante. Com mais de 300 páginas entremeadas de poesias e ilustrações .

CARLOS TAILOR  SOUZA LIMA, com  sua obra CANDIOTA, TERRA DE RIQUEZAS, LUTAS E CONQUISTAS - apresenta uma viagem no tempo, descrevendo fatos importantes da História do Rio Grande  integrados  à história de Candiota . Advogado , articulista e ex Vereador  foi presidente da  Comissão Pró- emancipação de Candiota .  A obra interessa também a Dom Pedrito, pois muitos são os fatos e personagens que se  entrecruzam nesta região gaúcha. .É  um livro para quem vê a  história como  integração de fatos quando uns influenciam outros ...
Vale a pena conferir  essas três  obras para auxiliar a compreender  a intrincada história regional.

 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MUSEU PAULO FIRPO NA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Dia 19 de janeiro, aconteceu na Vila São Sebastião, segundo distrito de Dom Pedrito, a FESTA DE SÃO SEBASTIÃO, padroeiro daquela comunidade. O evento iniciou com a chegada dos CAVALEIROS DE SÃO SEBASTIÃO, que conduziam a imagem do Padroeiro, refazendo a histórica  passagem de  1811 que   evoca a Fundação de Bagé, por D. Diogo de Souza . Com a presença do Prefeito Mário Augusto - de Dom Pedrito - e secretariado, e do bispo diocesano, Dom Gílio Felice, teve início a programação que incluiu um almoço de confraternização, bingo , reunião do secretariado , homenagem ao historiador  João Trein Leite, com o descerramento de placa  alusiva ,culminando com a  apresentação da Banda Francisco Alves Dias - daquela localidade - e a Missa em frente  a Capela.
O Museu Paulo Firpo se fez presente , com a Exposição "DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES" , que  apresenta  dados sobre a história de Dom Pedrito, tendo  excelente visitação contando com a orientação da equipe do Museu.
O evento incluiu  cultura, entretenimento , propostas administrativas e integração entre as comunidades de Bagé e Dom Pedrito.

 Confira imagens colhidas por  Gislaine Baumbach
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 29 de novembro de 2016

CÔNSUL GERAL DA ESPANHA VISITA NOSSO MUSEU

O Consul Geral da Espanha, Jose Pablo Alzina, visitou o Museu Paulo Firpo , na sexta - feira, dia 25 de novembro, fato que  havia se comprometido com o Diretor do    Museu, quando se conheceram na Exposição que este museu levou na Assembleia   Legislativa do RS .
Consul Alzina deixou registrada sua presença e a   "alegria de  estar no museu que lembra os filhos desta terra criada por um espanhol."
Após a visita , fomos ao Gabinete do Prefeito, ocasião em que recebeu o título de Hospede Oficial do Município.
Confira imagem colhida por nossa colega , no museu.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

MENSAGEM DA ESCRITORA EMÍLIA FERNANDES PARA O MUSEU PAULO FIRPO

Prezado Sr. Adilson  de Oliveira
M.D Diretor do Museu Paulo Firpo
Dom Pedrito -RS

Renovando cumprimentos desejo transmitir meus agradecimentos pela amável acolhida por ocasião da minha participação na Abertura da XVIII Exposição" Livros de Escritores Pedritenses", dia 29 próximo passado, oportunidade em que recebi honrosa homenagem como filha dessa terra.Realmente, um evento singelo porém profundamente acolhedor, que tocou meus sentimentos e me causou profunda emoção.

Nos dias atuais, o reconhecimento do tanto que fizemos e ainda fazemos nem sempre se manifesta de forma tão espontânea e amiga como demonstrada pelo ilustre diretor dessa importante casa de cultura de nossa querida cidade natal Dom Pedrito - o "Museu Paulo Firpo", e demais pessoas presentes.

Mais uma vez em meu nome e da minha família Fontoura Xavier, Morales, Firpo e Fernandes, agradecemos a sua atenção, das autoridades, escritores(as) e convidados(as) presentes à solenidade, ressaltando que são nos singelos e autênticos gestos que a alma se ilumina, o coração se fortalece e a esperança se renova... Voltei à labuta do dia a dia, mais confiante e animada de que a nossa caminhada sempre vale a pena...renovada na luta pela democracia, pela educação e pela valorização das mulheres...

Desejo também,  transmitir os agradecimentos em nome dos ilustres amigos que me acompanharam representando a comunidade Santanense, o Vereador e Radialista Dagberto Reis, o Secretário Adjunto da Saúde de Sant'Ana do Livramento, Sergio Calvete, além do meu querido neto Marcus Vinicius Fernandes, em representação a minha família.

Nossos cumprimentos pelo tanto que fez, faz e fará pela memória, pela educação e pelo conhecimento do povo pedritense. Sua pessoa reúne sentimentos dos mais nobres, hoje tão escassos em tanta gente...

Portanto, mais uma vez, receba juntamente com um grande abraço, nossos agradecimentos.

Que Deus lhe abençoe muito.

Cordialmente

Professora Emilia Fernandes
Primeira Senadora do Rio Grande do Sul
Ex-Ministra de Políticas para as Mulheres do Brasil
Presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul -Brasil

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Abertura da Exposição "LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES "

No sábado, dia 29, de outubro, com a presença da homenageada Escritora Emília Fernandes, foi aberta a Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES . Excelente público, particularmente de autores locais, prestigiou o evento. Nesse ato, além  do lançamento do catálogo  homônimo ( que está sendo comercializado pela Associação de Amigos ) boa confraternização encerrou o evento. Confira imagens  que temos agora. Brevemente outras ...



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

MUSEU CELEBRARÁ ANIVERSÁRIO DE DOM PEDRITO COM EVENTOS LITERÁRIOS

Com  386 obras de 152 autores , o MUSEU PAULO FIRPO promove  a exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES, comemorativa aos 144 anos de Emancipação politica de Dom Pedrito.  O evento  será  aberto, com escritores e convidados especiais , dia  29 de outubro, sábado . A exposição , deste ano ,  homenageará a escritora  Profa.  Emília Fernandes. Nessa comemoração será lançado o catálogo  da exposição, contendo dados biobibliográficos dos autores que constam do acervo. 
A partir de novembro estará a coleção disponibilizada à  visitação de  público em geral e estudantes . Pede-se a grupos que agendem a visita .
Ainda no sábado , Dedé Vargas , escritor pedritense , radicado na Argentina , lançará seu  livro "Mendoza Natural " no museu, em uma reunião  com seus amigos e familiares.
A obra  recupera , além das paisagens , os elementos da cultura mendocina ,incluindo pessoas  interatuando na paisagem


                                                               Luiz André( Dedé) da Silva  Vargas 
.


                                                          Pormenores da Exposição

 

                                     Banner contam o projeto  que vem sendo realizado desde 1982

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

10ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

A partir  desta sexta feira , dia  16 de setembro, ate 25 , domingo próximo, o pais estará celebrando a 10ª PRIMAVERA DOS MUSEUS , envolvendo mais de 3000 eventos.  O cartaz das PRIMAVERA , com bandeirinhas vermelhas e brancas serviu de inspiração para a intervenção do Museu Paulo Firpo , que decorou sua fachada . Amanhã , dia  16 , abrem-se  os eventos aqui, com a oficina de declamação e na próxima quinta-feira, dia 22 de setembro, um evento especial, com música , projeções  e confraternização,  encerrará a semana  que chama a atenção para as atividades e para os acervos dos museu . Confira imagens .