quinta-feira, 15 de setembro de 2016

10ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

A partir  desta sexta feira , dia  16 de setembro, ate 25 , domingo próximo, o pais estará celebrando a 10ª PRIMAVERA DOS MUSEUS , envolvendo mais de 3000 eventos.  O cartaz das PRIMAVERA , com bandeirinhas vermelhas e brancas serviu de inspiração para a intervenção do Museu Paulo Firpo , que decorou sua fachada . Amanhã , dia  16 , abrem-se  os eventos aqui, com a oficina de declamação e na próxima quinta-feira, dia 22 de setembro, um evento especial, com música , projeções  e confraternização,  encerrará a semana  que chama a atenção para as atividades e para os acervos dos museu . Confira imagens .


OFICINA DE DECLAMAÇÃO

Nesta sexta-feira , da 16 , a partir  das 10 h, acontecerá no Museu Paulo Firpo , a OFICINA DE DECLAMAÇÃO, com Marilene  A. Azambuja da UNIÃO DAS ARTES , de Bagé. Restam poucas vagas, mas interessados poderão ainda se inscrever , antes do início da oficina

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

DIRETOR DO MUSEU RECEBE VOTO DE LOUVOR

Em recente reunião de  29 de agosto , da Câmara de Vereadores de Dom Pedrito, foi prestado  voto de louvor ao Diretor do Museu Paulo Firpo , conforme cópia dos documentos abaixo. Aproveito este instrumento de comunicação  do próprio museu para agradecer  aos Vereadores proponentes e aos que assinaram essa manifestação.




quarta-feira, 27 de julho de 2016

EXPOSIÇÃO "ARTE SOBRE PAPEL" NO MUSEU PAULO FIRPO

Na sexta- feira  ,  dia 22 e julho , abriu no Museu Paulo Firpo, a Exposição ARTE SOBRE PAPEL,  com pinturas, monotipias e técnicas mistas, obras da artista plástica pedritense VALQUÍRIA DA CRUZ SAUCEDO, residente em Porto Alegre, onde mantem seu atelier. Formada em Artes Plásticas pela  UFRGS , e com inúmeros cursos de artes com renomados  nomes de Porto Alegre, e verbetes em catálogos e dicionários de artes , além das várias exposições pelo Estado e premiações e troféus recebidos , Valquíria  se apresentou generosamente  para doar cerca de 40 obras em benefício da Sesmaria Cultural de Dom Pedrito e da Associação de Amigos do  Museu Paulo Firpo.  Essas obras, expostas no museu, estão à disposição para serem comercializadas , até o final de setembro.  Assim , abre-se essa oportunidade  de aquisição de uma obra de arte  ( o que é  significativo )  e ao mesmo tempo auxiliar essas instituições culturais de Dom Pedrito, nos seus projetos.
Confira imagens da Exposição.

Painel de entrada
 

                                     
                                                    A artista Valquíria e grupo de parentes


 
Registro da Assinatura do Painel de Entrada


                                     Valquíria  Saucedo e o Diretor do Museu, durante o evento .


                                                Alocução de abertura, ao fundo Fábio Peralta  que                   
                                                                 abrilhantou  o evento

terça-feira, 26 de julho de 2016

PRIMEIRO POETA DE DOM PEDRITO É TEMA EM ANTOLOGIA

O primeiro poeta de Dom Pedrito,  Serafim dos Santos Souza,  foi tema de artigo, recentemente publicado na Antologia "CIPEL 50 ANOS E BIOGRAFIAS " que comemora o cinquentenário do Círculo  de Pesquisas Literárias - peça  lançada  recentemente , na Câmara de Vereadores de Porto Alegre durante a  sessão solene e  homenageante   ao aniversário do CIPEL . O artigo foi produzido pelo Diretor do Museu Paulo Firpo, o Mus . Adilson Nunes de Oliveira  e , em Dom Pedrito,  o  lançamento da Antologia  aconteceu , em reunião íntima,  na quinta - feira passada dia 21 de julho, entre capuccinos   e pãezinhos de queijo, na loja de conveniência do Posto Peruzzo, da Barão do Rio Branco.

Edimeia Oliveira Barros, Débora  Oliveira Tatsch  ,  TulaLazzaretti de Oliveira , Maria Helena Santos, Dalva de Leon Moura -representando a Sesmaria Cultural de Dom Pedrito,-- Anderson Salvador e Edgar Maciel  

quinta-feira, 21 de julho de 2016

VALQUÍRIA SAUCEDO ENTREVISTA NA RÁDIO SULINA

Amanhã, no programa SÍLVIO BERMAN, a  artista plástica pedritense Valquíria Saucedo estará sendo entrevista pelo reportagem da Rádio Sulina . Será uma oportunidade de divulgação da obra da artista plástica e também da exposição ARTE SOBRE PAPEL que abre amanhã, sexta feira dia 22 de julho, no  MUSEU PAULO FIRPO, às 18 h 3 0 min., com obras  que serão  comercializadas em benefício  da Associação de Amigos do Museu e da Sesmaria Cultural de Dom Pedrito.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

ARTE SOBRE PAPEL- EXPOSIÇÃO NO MUSEU

Vai acontecer , na próxima sexta-feira , dia 22 , a abertura da Exposição ARTE SOBRE PAPEL . Trata-se de uma exposição beneficente, para Sesmaria Cultural e Museu Paulo Firpo, que será  aberta às 18 h 30 min  , com a presença da artista  pedritense Valquiria Saucedo, ( autora das obras em exposição).
Embora haja convites ,o evento é aberto ao público e permanecerá à visitação pública até 30 de setembro ,nos horários  habituais do instituição.  Confira imagens da exposição e obras de Valquíria
Saucedo.