No inícío de março, movimentar-se- á a VI REGIÃO MUSEOLÓGICA para os eventos regionais que assinalam a Abertura do Ano Museológico.
No dia 4 , estão reunidos em Pedras Altas, dia 11 em São Gabriel e dia 18 em Uruguaiana , equipes dos museus dos 19 municípios que compõem a regional , com o Coordenador Regional, Mus. Adilson Nunes de Oliveira, sob o tema Dinamização de Museus, na parte da manhã, e, à tarde, cada representante de museus terá seu tempo para exporá situação e eventos e ações de dinamização das instituições .
O objetivo do evento, além de reforçar laços interinstitucionais, é uma excelente oportunidade para rever conceitos e práticas museológicas.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
MUSEU PAULO FIRPO, ESCRITOES E SESSÃO DE FOTOS
Na próxima quarta - feira, dia 2 de março, no Museu Paulo Firpo, estarão reunidos escritores pedritenses e adotivos , para uma sessão de fotografias, ou melhor, sessão de retratos.
A vencedora da concorrência informal-- previsão de custos feita pela Associação de Amigos DO Museu Paulo Firpo - foi a fotógrafa Carine Duarte, que estará com seu estúdio montado no Museu , das 18 h às 20 h .
O objetivo desse encontro é atualização de imagens dos escritores para a fototeca do museu e também a captação de imagens para ilustrar o catálogo dos autores pedritense2016 , que figurarão na Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , 17ª edição , evento que acontece a cada dois anos , desde 1982.
A vencedora da concorrência informal-- previsão de custos feita pela Associação de Amigos DO Museu Paulo Firpo - foi a fotógrafa Carine Duarte, que estará com seu estúdio montado no Museu , das 18 h às 20 h .
O objetivo desse encontro é atualização de imagens dos escritores para a fototeca do museu e também a captação de imagens para ilustrar o catálogo dos autores pedritense2016 , que figurarão na Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , 17ª edição , evento que acontece a cada dois anos , desde 1982.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
ACERVO GISELE BUENO PINTO
O MUSEU PAULO FIRPO recebeu ,da Família Bueno Pinto, a totalidade dos troféus , premiações , medalhas - insígnias - que a escritora e poetisa, advogada e incentivadora cultural Gisele Bueno Pinto, recebeu ao longo de sua vida , pelos relevantes serviços prestados à causa literária e por mérito pessoal de sua produção cultural, Nesse acervo ,fazem parte alguns objetos pessoais .
O conjunto está em fase de registro museológico e parte exposto na vitrina NOVAS DOAÇÕES .
O conjunto está em fase de registro museológico e parte exposto na vitrina NOVAS DOAÇÕES .
MUSEU PREPARA AGENDA PARA 2016
Entre as várias atividades que estão sendo desenvolvidas, o museu está preparando sua agenda para 2016 ,que inclui atividades internas e extra muros, ações educativas atividades de conservação, pesquisa .
Na programação, já está a tradicional exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , que acontece a cada ano par, desde 1982. A sequência foi interrompida em 2014 por problemas internos da instituição, mas retorna neste ano. Esta será a 17 ª exposição, o que equivale a 36 anos de pesquisa permanente, pois a cada ano surge ou uma obra ou um autor novo.
Assim , em 2016 teremos mais de 300 livros , de 133 autores entre os nascidos em Dom Pedrito ou daqueles que , naturais de outros municípios, aqui publicaram suas obras literárias, contribuindo dessa forma com a história literária de Dom Pedrito.
Em março, a Coordenadoria da VI Região Museológica, cuja sede é Dom Pedrito, liderada pelo Mus. Adilson Oliveira , estará se reunindo com os demais Diretores de Museus da Regional, no evento que se denomina ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO. Os encontros, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ( Dom Pedrito) irão ocorrer, no mês de março : dia 4 de em PEDRAS ALTAS , dia 11 em SÃO GABRIEL e no dia 18 em URUGUAIANA.O tema escolhido para debate com os colegas é a DINAMIZAÇÃO DOS MUSEUS
Na programação, já está a tradicional exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , que acontece a cada ano par, desde 1982. A sequência foi interrompida em 2014 por problemas internos da instituição, mas retorna neste ano. Esta será a 17 ª exposição, o que equivale a 36 anos de pesquisa permanente, pois a cada ano surge ou uma obra ou um autor novo.
Assim , em 2016 teremos mais de 300 livros , de 133 autores entre os nascidos em Dom Pedrito ou daqueles que , naturais de outros municípios, aqui publicaram suas obras literárias, contribuindo dessa forma com a história literária de Dom Pedrito.
Em março, a Coordenadoria da VI Região Museológica, cuja sede é Dom Pedrito, liderada pelo Mus. Adilson Oliveira , estará se reunindo com os demais Diretores de Museus da Regional, no evento que se denomina ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO. Os encontros, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ( Dom Pedrito) irão ocorrer, no mês de março : dia 4 de em PEDRAS ALTAS , dia 11 em SÃO GABRIEL e no dia 18 em URUGUAIANA.O tema escolhido para debate com os colegas é a DINAMIZAÇÃO DOS MUSEUS
Final da palestra proferida sobre a História de Dom Pedrito ,pelo Diretor do Museu, na Escola Municipal Prof. Bernardino Tatu
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
PORTARIA DE NOMEAÇÃO PARA O COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS
Amigos, acabo de receber a portaria que nomeia o Diretor do Museu Paulo Firpo Mus. Adilson Nunes de Oliveira , para assento, como um dos titulares , no Colegiado Setorial de Museus , juntamente com outros diretores de Museus para representar a VI Região Museológica .É a Port. SEDAC , nº99 /2015 publicada no DO , de 24 de dezembro.
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
MUSEU PAULO FIRPO- relatório sintético 2015
MUSEU PAULO FIRPO
Relatório sintético
1.
Atividades
internas :
a.
Reorganização da Reserva Técnica, seguindo
classificação internacional de acervo (Thesaurus);
b.
Pesquisa : abastecimento de água e rede de
esgoto em Dom Pedrito, com vistas à
exposição e publicação;
c.
Revisão do acervo bibliográfico e hemerográfico -
em andamento.
2.
Atividades
extra muros :
a.
Exposição “ Da terra do ferro ao campo das
flores” na Assembleia Legislativa do Estado – Porto Alegre ;
b.
Exposição : “Mateando Solito”, no Parque de Exposições “Juventino Correa de Moura
c.
Ações educativas : “Roteiros Culturais” , com
alunos da Escola Mun. “Alcides Maia” e Instituto Est. de Educação “Bernardino
Ângelo”.
d.
Palestras: “Da terra do ferro ao Campo das
flores” e “ Maquete histórica”,no
Instituto Estadual de Educação “ Bernardino Ângelo “, Escola Municipal “Prof. Bernardino
Tatu”e Escola Mun. “ Alcides Maia” ;
e.
Palestra na
igreja matriz “Nossa Senhora do
Patrocínio- devoção e história dos templos ”.
f.
Adesão
à campanha Novembro azul – LFCC -- Lenços azuis nos bustos
da cidade- em parceria com a Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo.
3.
Atividades
Regionais :
Como sede da
VI Região Museológica , desenvolveu as seguinte atividades ;
a.
Exposição e oficina “ Mateando Solito”, no Museu Dom Diogo de Souza (Bagé) e na Casa de Cultura “José Neri
da Silveira” ( Lavras do Sul );
b.
Abertura do Ano Museológico Regional , em Candiota, Alegrete e Santana da Boa Vista ,com a oficina”
Documentação Museológica”.
4.
Eventos
:
a.
Lançamento do livro “ Vaconilda Sumiu...” e
Sessão de Autógrafos, de Vera Maia e
Marinele Moraes ;
b.
Comemoração dos 80 Anos da Caixa d’Água ;
c.
Chás da Memória
e Confraternização de final de ano ( colaboração com a Associação de
Amigos do Museu Paulo Firpo)
5
. Exposições:
a.
“Moveis e estilos- Thonet
e Sheraton brasileiro”
b.
“Oitenta Anos da Caixa d’Água”
6
Publicações
a “ A
Carioca”, na sessão Almanaque- colaboração com Zero Hora
c.
“Caixa d’Água
80 anos” – disco compacto
7
. Capacitação:
a . Curso on-
line , da Academia Luso-italiana “Conservação
e embalagens de livros e documentos”, com a equipe do Museu.
O
MUSEU PAULO FIRPO , continua sendo a sede da VI Região Museológica , por
eleição de seus pares, e integra o
Colegiado Setorial de Museus , ambos representados por seu Diretor, o Museólogo Adilson Nunes de Oliveira Pormenor da palestra na Igreja Matriz - no Aniversário do Museu
Roteiro Cultural noturno no Cemitério Municipal
Hasteamento da Bandeira do Brasil, durante as Comemorações
dos 80 Anos da Caixa d'Água .
Reserva Técnica - indumentária da Igreja Católica pre -conciliar,
com suas embalagens individuais , confeccionadas pela equipe.
Preparo de embalagens especiais para a coleção hemerográfica.
Preparo de embalagens para acervo INTERIORES.
Final da palestra sobre História de Dom Pedrito, na E. M. Bernardino Tatu .
Pormenor da reorganização da Reserva Técnica .
Busto do Dr. Artur Villamil de Castro com o lenço da campanha
Novembro Azul
Vitrina da Ótica Bagé , com a exposição "Obras Referencias de Museologia"
maio 2015
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
CONFRATERNIZAÇÃO MUSEU E ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS
No sábado , dia 5 de dezembro , reuniram-se para confraternizar , os Amigos do Museu Paulo Firpo, ocasião em que visitaram a exposição Caixa d'Água 80 Anos . No repertório da visita, além dos tradicionais bate-papos sobre o fato histórico que estava sendo relembrado, tortas frias e vinhos , além da boa música de Fábio Peralta - violão e voz. Presente também, o agitador cultural Professor Antônio Lima, que encantou a todos com poesia de Castro Alves . O prefeito Lídio Bastos foi representado pela Secretária de Trabalho e Assistência Social, Profa. Sandra Royes Bitencourt . A Profa. Marta Ollé Xavier fez a doação oficial, nessa noite, de um computador com impressora para o Museu e Dionil Machado Pereira também brindou nosso museu com um monitor . A Presidente da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, Profa. Solange Miranda , recepcionou a todos , com invulgar elegância. Confira as imagens.
Assinar:
Postagens (Atom)
















