sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO NA SEXTA REGIÃO

No inícío de março, movimentar-se- á a VI REGIÃO MUSEOLÓGICA para os eventos regionais que assinalam a Abertura do Ano Museológico.
No dia 4 , estão reunidos em Pedras Altas, dia 11 em  São Gabriel  e dia 18 em  Uruguaiana , equipes dos museus dos 19 municípios que compõem  a regional , com o Coordenador Regional, Mus. Adilson Nunes de Oliveira, sob o tema Dinamização de Museus, na parte da manhã, e, à tarde, cada representante de museus terá seu tempo para exporá situação e eventos e ações de dinamização das instituições .
 O objetivo do evento, além de reforçar laços interinstitucionais, é uma  excelente oportunidade  para  rever conceitos e práticas museológicas.

MUSEU PAULO FIRPO, ESCRITOES E SESSÃO DE FOTOS

   Na próxima  quarta - feira, dia 2 de março, no Museu Paulo Firpo, estarão reunidos escritores pedritenses e adotivos , para uma sessão de fotografias, ou melhor, sessão de retratos.
   A vencedora  da concorrência informal-- previsão de custos feita pela Associação de Amigos DO Museu Paulo Firpo -  foi   a  fotógrafa Carine Duarte, que estará com seu estúdio montado  no Museu , das 18 h  às  20 h .
  O objetivo desse encontro é atualização de imagens dos escritores para a fototeca do museu e também a captação de imagens   para  ilustrar o catálogo  dos  autores   pedritense2016 ,  que figurarão na Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , 17ª edição , evento que acontece a cada dois anos , desde 1982.



segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ACERVO GISELE BUENO PINTO

O MUSEU PAULO FIRPO recebeu ,da Família Bueno Pinto, a totalidade dos troféus , premiações , medalhas  - insígnias - que a escritora e poetisa, advogada e  incentivadora cultural Gisele Bueno Pinto, recebeu ao longo de sua vida , pelos relevantes serviços prestados  à causa literária  e por mérito pessoal de sua produção cultural, Nesse acervo ,fazem parte  alguns objetos pessoais  .
O conjunto  está em fase de registro museológico e parte exposto na vitrina NOVAS DOAÇÕES .



 

MUSEU PREPARA AGENDA PARA 2016

Entre as várias atividades que estão sendo desenvolvidas, o museu está preparando sua agenda para 2016 ,que inclui atividades internas e extra muros, ações   educativas atividades de conservação, pesquisa .
Na  programação, já está a tradicional exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES  , que acontece a cada ano par,  desde 1982. A sequência foi interrompida em 2014 por problemas internos  da instituição, mas retorna neste ano. Esta será a 17 ª exposição, o que equivale a 36 anos  de pesquisa permanente, pois a cada ano surge ou uma obra ou um autor novo.
Assim , em 2016 teremos  mais de 300 livros , de 133  autores   entre os nascidos em Dom Pedrito ou daqueles que  , naturais de outros municípios, aqui publicaram suas obras literárias, contribuindo dessa  forma com a história literária de Dom Pedrito.
Em março, a Coordenadoria da VI Região Museológica, cuja sede é Dom Pedrito, liderada pelo Mus. Adilson Oliveira , estará se reunindo com os demais Diretores de Museus da Regional, no evento que se denomina  ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO. Os encontros,  com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ( Dom Pedrito) irão ocorrer, no mês de março : dia 4 de em PEDRAS ALTAS , dia 11 em SÃO GABRIEL e no dia 18 em URUGUAIANA.O tema escolhido para debate com os colegas é a DINAMIZAÇÃO DOS MUSEUS


Final da palestra  proferida  sobre a História de Dom Pedrito ,pelo Diretor do Museu, na Escola Municipal Prof. Bernardino Tatu

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

PORTARIA DE NOMEAÇÃO PARA O COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS

Amigos, acabo de receber a portaria  que nomeia o Diretor do Museu Paulo Firpo Mus. Adilson Nunes de Oliveira , para assento, como um dos titulares , no Colegiado Setorial de Museus , juntamente com outros   diretores de Museus para representar a VI Região Museológica .É a Port. SEDAC , nº99 /2015  publicada no DO , de 24 de dezembro.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

MUSEU PAULO FIRPO- relatório sintético 2015


MUSEU PAULO FIRPO

                                                            Relatório sintético

1.       Atividades internas :

a.        Reorganização da Reserva Técnica, seguindo classificação internacional de acervo (Thesaurus);

b.      Pesquisa : abastecimento de água e rede de esgoto em Dom Pedrito, com vistas  à exposição e publicação;

c.       Revisão do acervo bibliográfico e hemerográfico - em andamento.

 

2.       Atividades extra muros :

a.       Exposição “ Da terra do ferro ao campo das flores” na Assembleia Legislativa do Estado – Porto Alegre ;

b.      Exposição : “Mateando Solito”, no Parque  de Exposições “Juventino Correa de Moura

c.       Ações educativas : “Roteiros Culturais” , com alunos da Escola Mun. “Alcides Maia” e Instituto Est. de Educação “Bernardino Ângelo”.

d.      Palestras: “Da terra do ferro ao Campo das flores” e  “ Maquete histórica”,no Instituto Estadual de Educação “ Bernardino Ângelo “,  Escola Municipal “Prof. Bernardino Tatu”e  Escola Mun. “ Alcides Maia” ;

e.      Palestra na  igreja matriz  “Nossa Senhora do Patrocínio- devoção e história dos templos ”.

f.         Adesão à campanha Novembro azul – LFCC -- Lenços azuis nos  bustos  da cidade- em parceria com a Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo.

 

3.       Atividades Regionais :

        Como sede da VI Região Museológica , desenvolveu as seguinte atividades ;

a.       Exposição e oficina  “ Mateando Solito”, no Museu Dom Diogo de  Souza (Bagé) e na Casa de Cultura “José Neri da Silveira” ( Lavras do Sul );

b.      Abertura do Ano Museológico Regional , em  Candiota,  Alegrete  e Santana da Boa Vista ,com a oficina” Documentação Museológica”.

 

4.       Eventos :

a.       Lançamento do livro “ Vaconilda Sumiu...” e Sessão de Autógrafos,  de Vera Maia e Marinele Moraes ;

b.      Comemoração dos 80 Anos da Caixa d’Água ;

c.       Chás da Memória  e Confraternização de final de ano ( colaboração com a Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo)

 

 

5         .  Exposições:

a.       “Moveis e estilos-  Thonet  e   Sheraton brasileiro”

b.      “Oitenta Anos da Caixa d’Água”

 

6         Publicações

a    A Carioca”, na sessão Almanaque- colaboração com Zero Hora

c.       “Caixa d’Água  80 anos”   disco compacto

 

7         . Capacitação:

       a .  Curso on- line ,  da Academia Luso-italiana “Conservação e embalagens de livros e documentos”, com a equipe do Museu.
        O MUSEU PAULO FIRPO , continua sendo a sede da VI Região Museológica , por eleição de seus pares,  e integra o Colegiado Setorial de Museus , ambos representados por seu Diretor, o Museólogo Adilson Nunes de Oliveira


                               Pormenor da palestra na Igreja Matriz - no Aniversário do Museu


Roteiro Cultural noturno no Cemitério Municipal

Hasteamento da Bandeira do Brasil, durante as Comemorações
dos 80 Anos da Caixa d'Água . 
Reserva Técnica - indumentária da Igreja Católica pre -conciliar, 
com suas embalagens individuais , confeccionadas pela equipe.
 

                                  Preparo de embalagens especiais para a coleção hemerográfica.
Preparo de embalagens para acervo  INTERIORES.
Final da palestra sobre História de Dom Pedrito, na E. M. Bernardino Tatu .
Pormenor da reorganização da Reserva Técnica .
Busto do Dr. Artur Villamil de Castro com o lenço da campanha
Novembro Azul
Vitrina da Ótica Bagé , com a exposição "Obras Referencias de Museologia"
maio  2015

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CONFRATERNIZAÇÃO MUSEU E ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS

No sábado , dia  5 de dezembro , reuniram-se para confraternizar , os Amigos do Museu Paulo Firpo, ocasião em que  visitaram a exposição Caixa d'Água 80 Anos . No repertório da visita, além dos tradicionais bate-papos sobre o fato histórico que estava sendo relembrado, tortas frias  e vinhos , além da boa música de Fábio Peralta - violão e voz. Presente também,  o  agitador cultural Professor  Antônio Lima, que encantou a todos com poesia  de Castro Alves . O prefeito Lídio Bastos foi representado pela Secretária de Trabalho e Assistência Social, Profa.  Sandra Royes Bitencourt  . A Profa. Marta Ollé Xavier fez a doação oficial, nessa noite, de um computador com impressora para o Museu e  Dionil Machado Pereira também  brindou nosso museu com um  monitor  . A Presidente da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, Profa.  Solange Miranda , recepcionou a todos , com invulgar elegância. Confira as  imagens.