Matéria publicada, ontem, dia 25 de novembro , no ALMANAQUE da ZERO HORA, reproduzimos para nossos amigos.
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
80 ANOS DA CAIXA D'ÁGUA
Dia 28 de novembro, sábado, às 11 horas , a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura , promoverá evento comemorativo aos 80 Anos da implantação da rede de água e esgoto em nossa cidade. No adro da Caixa d'Água, marco referencial dessa história ,será montada uma exposição que ficará à visitação até às 17 h, quando a Banda da E. M. "Prof. Bernardino Tatu", fará o encerramento , abrilhantando o evento. Será lançado um disco compacto com textos e imagens da exposição, patrocinado pela Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo . Durante à tarde, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma ação , voltada a seus objetivos.
O evento, coordenado pelo Museu Paulo Firpo, conta também com o apoio da Assessoria de Tradição e Folclore, Turismo e Lazer.
O evento, coordenado pelo Museu Paulo Firpo, conta também com o apoio da Assessoria de Tradição e Folclore, Turismo e Lazer.
Foto: Eduardo Rocha
MUSEU PAULO FIRPO TEM ASSENTO NO COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS
No dia 12 de novembro, foi implantado o COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS , em reunião em Porto Alegre, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura, com apoio do Sistema Estadual de Museus . Nessa oportunidade, o Diretor do Museu Paulo Firpo passou a integrar o Colegiado, juntamente com Anderson Romário Pereira Correa ( Museu Oswaldo Aranha - Alegrete ) que indicaram como suplentes Glécio Rodrigues dos Santos( Museu Nossa Senhora do Rosário Bom fim-São Gabriel ) e Maria Luiza Cardoso Pêgas ( Museu Dom Diogo de Souza - Bagé).O Colegiado é órgão de assessoramento imediato da Secretaria de Estado das Cultura , de acordo com a Portaria nº 61, de 20 de outubro de 2011, nos assuntos pertinentes aos museus, museologia e musealização e suas políticas .
Outras informações sobre o Colegiado podem se encontradas no blog da Sexta Região Museológica RS .
Outras informações sobre o Colegiado podem se encontradas no blog da Sexta Região Museológica RS .
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
NOVEMBRO AZUL
Primeiro evento: colocação do lenço azul em Assis Brasil, no Museu
pela representante da SMEC , Ana Paula Balsamo
O Diretor do Museu, colocando o lenço azul no busto do Barão do Rio Branco
Sra Evelin Coradini, dinâmica Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer,
de Dom Pedrito conversando com o Diretor do Museu, durante o evento.
Presidente da Liga , de Dom Pedrito, Evelin Coradini, colocando o
"lenço azul" no busto de Borges de Medeiros ,no Salão Nobre da Prefeitura
Foto: Claudenir Munhoz
Busto de José Bonifácio, do Salão Nobre da Prefeitura
Foto : Claudenir Munhoz
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
MUSEU PAULO FIRPO E A SEMANA DE DOM PEDRITO
O Museu Paulo Firpo desenvolveu programação especial alusiva ao Aniversário de 143 anos de Emancipação Política de Dom Pedrito , que se celebra no dia 30 de outubro. Durante a Semana aconteceram recepções de alunos para visitação ao Museu, quando é realizada a visita orientada, e para ver a Exposição " Da terra do ferro ao campo das flores " , evocativa de Etchevarria- cidade natal de Pedro Ansuateguy ( terra do ferro) e de Iñuvoti ( como os índios chamavam esta região " campo das flores " . Foram recepcionados alunos do fundamental --séries finais e iniciais -- sendo que para os alunos de 1ª a 4ª séries é apresentada uma maquete histórica . Nas escolas municipais Alcides Maia e Bernardino Tatu e na estadual Bernardino Ângelo também foram proferidas palestras sobre a história de Dom Pedrito.
Museólogo Adilson Oliveira- palestrante - e professoras e alunos da
Escola Municipal Bernardino Tatu
Museólogo Adilson Oliveira- palestrante - e professoras e alunos da
Escola Municipal Bernardino Tatu
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
MUSEU PAULO FIRPO CELEBRA SEMANA DE DOM PEDRITO
O Museu Paulo Firpo estará desenvolvendo a seguinte programação alusiva ao Aniversário de Emancipação Política de Dom Pedrito , de 20 de outubro a 20 de novembro:
dia 21 , às 15 h. Visita de alunos da Escola Munc. Dr. José Tude de Godoy;
dia 22 , às 8h 30 min. Palestra na Escola Alda Seabra - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
dia 26 ,às 10 h. Palestra na Escola Mun. Alcides Maia - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
dia 26 às 15 h. Palestra no Ins. Est. de Educação Bernardino Ângelo - "Da terra do ferro ao
campo das flores"- séries finais do 1º grau
dia 27, às 15 h. Palestra na E. M. Alcides Maia - História de D. Pedrito, para séries iniciais
dia 28, às 10h. Palestra na E. M. Alda Seabra- " Da terra do ferro ao campo das flores "
dia 29, às 10 horas "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" escolares e público em geral - Saída
em frente ao Museu.
dia 5 de novembro ,às 10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos da E.Escola M.
Alcides Maia;
dia 6 de nov. às 10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos do I. E. de Educação
Bernardino Ângelo;
Ainda de 22 a 25 de nov.no Parque do Sindicato Rural, pavilhão central , a exposição" MATEANDO SOLITO... "e de 20 de out. a 20 de nov. no Museu Paulo Firpo , Exposição " Da terra do Ferro ao Campo das Flores " A primeira refere-se ao uso da tradicional bebida , com dados históricos, sociológicos e culturais e a segunda evoca a história de Dom Pedrito, desde dados sobre a origem de Pedro de Ansuateguy a fatos históricos do início da povoação.
Palestra na Escola Heloísa Louzada
dia 21 , às 15 h. Visita de alunos da Escola Munc. Dr. José Tude de Godoy;
dia 22 , às 8h 30 min. Palestra na Escola Alda Seabra - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
dia 26 ,às 10 h. Palestra na Escola Mun. Alcides Maia - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
dia 26 às 15 h. Palestra no Ins. Est. de Educação Bernardino Ângelo - "Da terra do ferro ao
campo das flores"- séries finais do 1º grau
dia 27, às 15 h. Palestra na E. M. Alcides Maia - História de D. Pedrito, para séries iniciais
dia 28, às 10h. Palestra na E. M. Alda Seabra- " Da terra do ferro ao campo das flores "
dia 29, às 10 horas "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" escolares e público em geral - Saída
em frente ao Museu.
dia 5 de novembro ,às 10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos da E.Escola M.
Alcides Maia;
dia 6 de nov. às 10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos do I. E. de Educação
Bernardino Ângelo;
Ainda de 22 a 25 de nov.no Parque do Sindicato Rural, pavilhão central , a exposição" MATEANDO SOLITO... "e de 20 de out. a 20 de nov. no Museu Paulo Firpo , Exposição " Da terra do Ferro ao Campo das Flores " A primeira refere-se ao uso da tradicional bebida , com dados históricos, sociológicos e culturais e a segunda evoca a história de Dom Pedrito, desde dados sobre a origem de Pedro de Ansuateguy a fatos históricos do início da povoação.
Palestra na Escola Heloísa Louzada
terça-feira, 13 de outubro de 2015
MATEANDO SOLITO ... EM BAGÉ
A exposição MATEANDO SOLITO ... que se propõe a visitar a Sexta Região Museológica , está sendo mostrada em Bagé , no Museu Dom Diogo de Souza . No dia 2 de outubro, ministramos a Oficina do mate , para um grupo de escolares daquela cidade.
. Nesse dia , rendeu até hora de arte , com declamação de poesia sobre o chimarrão e apresentações musicais.Confira as imagens , clicadas por Maria Luiza Pegas, do Museu Dom Diogo de Souza.
Apresentação musical
. Nesse dia , rendeu até hora de arte , com declamação de poesia sobre o chimarrão e apresentações musicais.Confira as imagens , clicadas por Maria Luiza Pegas, do Museu Dom Diogo de Souza.
Visão geral da exposição
Aluna mostrando seu chimarrão
Apresentação musical de um aluno gaiteiro
Mus. Adilson Oliveira , curador da exposição, durante a visita orientada.
Pormenor da oficina do mate Apresentação musical
Assinar:
Postagens (Atom)














