Para usar uma palavra na ordem do "home working" os funcionários do museu estão em trabalho em casa . Realizamos 3 cursos da escola virtual sobre Documentação Museológica , Plano Museológico e Conservação de Acervos Museológico. todos muito bem planejados e elucidativos , ora trazendo novidades ,ora confirmando informações que são presentes em nossas rotinas de trabalho e que conformam nosso museu dentro de um quadro de atualidade e vivências institucional. Hoje, sábado, 25 de abril, assisti duas palestras interessantíssimas , uma delas com Mário Chagas, poeta e museólogo, escritor -- autor de MUSEÁLIAS, obra em que imprime muitas de suas palestras e que faz parte , a obra, da nossa mini biblioteca de apoio museológico - com quem tive o privilégio de compartilhar encontros da área e do fórum de museu, em 2018 , na capital do Estado.
A entrevista de Maria Abadia , reporto também como muito interessante quando aborda a importância do conceito " museologia social ". Esses dois programas repassei no blog, permitindo assim abrangência maior.
Hoje , também, recebi comentário do jornalista Gilmar de Quadros , sempre tão generoso em elogios , que reproduz parte do passatempo cultural que elaboramos , juntamente com meus colegas de museu, para ser desenvolvido pelos amigos e usuários da instituição aproveitando esse momento # fique em casa . São um conjunto de atividades para ser resolvidas em família , como um instrumento de valorização divulgação e reapropriação de memórias e de acervos familiares O resultado dessa ação será um dos temas da NOITE DOS MUSEUS a ser celebrada na segunda quinzena de novembro .
sábado, 25 de abril de 2020
quinta-feira, 26 de março de 2020
MUSEU DE PORTAS FECHADAS
Desde sexta, dia 20 ,o Museu permanece de portas fechadas, mas nós todos em home oficie . Lendo muito, assistindo alguns vídeos sobre museus . Nós temos no Museu uma mini-biblioteca de apoio museológico, com cerca de 100 obras sobre museologia e museus. Dessas selecionamos cinco inicialmente , que estão sendo repassadas para a equipe de trabalho, como forma de reflexão e atualização. Assim, as portas fechadas- podem ser portas abertas - a novas reflexões , um quase como um "ócio criativo" defendido por Bernardo Toro. Se quiserem podem abrir no google " banner dptodos " e assistir uma série de slides sobre Dom Pedrito ou nosso blog , colocando apenas museu paulo firpo.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
MINI PALESTRA NA VILA SÃO SEBASTIÃO
A imagem acima, colhida por André Uria, registra a mini palestra que realizamos na Capela da Vila São Sebastião, no domingo dia 19 de janeiro, ilustrada com várias imagens de peças do Museu Paulo Firpo , referentes ao tema que abordamos ,ocasião em que apresentamos dados históricos e biográficos sobre o Cel. Torquato Antônio Severo, cujo centenário de morte aconteceu em 23 de novembro passado. Bom público nos prestigiou, cerca de 50 pessoas , com extrema atenção e inteligentes questionamentos. Nessa mesma tarde aconteceu a missa festiva em honra ao santo padroeiro daquela localidade - São Sebastião.
terça-feira, 7 de janeiro de 2020
MUSEU RECEBE NOVAS DOAÇÕES
O Museu Paulo Firpo acabou de receber , no final de dezembro, três importantes obras de arte . Nas imagens , a primeira um grupo escultório , assinado por DANIEL. A peça fazia parte do acervo do Restaurante do Tio Flor - Porto Alegre - sendo arrematada em leilão, pelo doador-- Dr. Carlos Jader Feldman - quando o espaço fechou suas portas.
A segunda peça , terracota , denominada CARREGADORES DE ESTERCO, obra do artista plástico pedritense Armando Almeida. Apenas como curiosidade , Almeida foi excelente gravador e pintor de fama internacional, expondo na Rússia, Estados Unidos, Colômbia Uruguai e foi escolhido seu nome para patrono da Galeria de Arte a funcionar no Centro Cultural Gisele Bueno Pinto - Estação Ferroviária.
De Armando Almeida é também esta obra FRONTEIRA I, gravura .
Essas peças , que por ora chamamos como " novas doações ", foram acrescentadas ao acervo do Museu Paulo Firpo, graças à colaboração do Dr. Carlos Jader K. Felman, colecionador e expert em obras de arte, pedritense , mas residindo em Porto Alegre.
Imagens clicadas por André Uria
Assinar:
Postagens (Atom)
