quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Exposição XICO STOCKINGER

Nesta sexta -feira, às  18 h, abre , no Museu  Paulo Firpo , a Exposição   XICO STOCKINGER - com 13 xilogravuras  desse renomando artista austro-brasileiro,  peças que foram reeditadas  entre 2008 e 2009, ano de sua morte. Natural da  Áustria ,veio para São Paulo aois dois anos,  mudando-se para o Rio de Janeiro em 1937 e , finalmewnte fixando-se em Porto Alegre , a partir de1954.  Ja tendo se iniciado nas artes , em 1946, na capital gaúcha , fez grande árte de seu trabalho, qier como Diretor  do Museu  de Arte - por duas vezes - ou como fundador e diretor da Associação de Escultores e Galeria Chico Lisboa. Ao lado de Iberê Camargo e Vasco Prado,compõe a tríade dos artistas gapuchos mais renomados  . Usando técnica especial que articula ferro, bronze, madeira e ossos  , criou a série Gabirus-  inspirado  na migração nordestina -- e a Guerreiros  -crítica a situação de brasilieiros na ditadura militar de 64. Muitas obras de XICO estão em espaços públicos em Porto ALEGRE , como CARLOS DRUMOND DE ANDRADE E  MÁRIO QUINTANA - na Praça da Alfândega  .
A coleção de xilogravuras  foi doada ao Museu de Dom Pedrito , pela Associação de Amigos do MARGS  e agora integram o acervo de arte de nossa cidade.
Venha ao Museu PauloFirpo - que associando a outros espaços culturais de Porto Alegre - está homenageando o grande artista - e conheça a Serie Retirantes , de XICIO STOCKINGER . A exposição estará em cartaz até 20 de outubro.
XICO STOCKINGER

quinta-feira, 18 de julho de 2019

OBRAS DA ARTISTA PLÁSTICA KIKA ESTÃO SENDO CATALOGADAS

   Até o   final deste ano, a produção de ANA CRISTINA   JARDIM  , apelidada Kika , será catalogada.   Assim quem tiver  peça produzida por essa artista, gentileza entrar em contato com o Museu Paulo Firpo,   a fim de  proporcionar indicação da obra e, posteriormente , ser incluida no catálogo. O trabalho está sob coordenação da  Curadora de Arte de Porto Alegre,Liane Strapazzom, da Rayuela Produtora Cultural .
ANA CRISTINA JARDIM
ANJO, cerâmica, com pátina
Acervo do Museu Paulo Firpo

MUSEU PAULO FIRPO: Encontro em Bagé

MUSEU PAULO FIRPO: Encontro em Bagé: No último sábado, dia 13 de julho, aconteceu em Bagé , importante encontro da área  cultural, especificamente da Museologia , com o Pres...

Encontro em Bagé

No último sábado, dia 13 de julho, aconteceu em Bagé , importante encontro da área  cultural, especificamente da Museologia , com o Presidente do IBRAM( Instituto Brasileiro de Museus ) Paulo Amaral e e o Presidente da Fundação Iberê Camargo , Emílio Kalil . Na oportunidade  reuniram-se  a Reitoria da URCAMP- mantenedora dos museus de Bagé -  gestoras dos museus Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira, e o Diretor do Museu Paulo Firp- Mus. Adilson Nunes de Oliveira , que representa o Sistema Estadual de Museus RS , como Coordenador da VI Região Museológica.  Importantes  assuntos foram abordados  em especial sobrte projetos, editais e patrocínios culturais. Após a reunião de trabalho,  juntaram-se ao encontro, produtores culturais, diretores de instituições e jornalistas. Na imagem, em primeiro plano,  à esquerda, Emílio Kalil - Fundação Iberê  Camargo ; ao centro Paulo Amaral - IBRAM- ladeado pela jornalista  Tânia Carvalho-  Maria Luiza Pegas , gestora de museu , Heloisa Beckman, da Casa de Cultura; Mus. Adilson Oliveira , do Museu Paulo Firpo , seguindo -se  a Pró Reitora de Ensino da URCAMP, Virginia P. Druex e o  jornalista  Gilmar de  Quadros; no interior do Museu Dom Diogo de Souza - Bagé. 

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Your Museum Coach: Preparing textiles for storage



Este vídeo encontrei no PRINTEREST e posto,pois equivale ao que fazemos no Museu Paulo Firpo, quanto à guarda de téxteis. Na realidade , acompanhamos  normas internacionais como esta . Para quem pensa que trabalho em museu  é  simples , há uma charge que termina dizendo mais ou menos assim " Quem julga que trabalho em museu não "dá trabalho"  acredita que as peças se cuidam sozinhas,   se expõem e voltam às  reservas, sozinhas , que elas gritam ou reclamam quando estão sendo descuidadas... "  Quem tiver interesse em ver nosso trabalho, venha nos visitar. Será uma alegria recebê-los, pois tenho visto  muitos exemplos iguais aos que fizemos , na realidade, aqui no Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito, mas este estava tão bem colocado no modo que trabalhamos  e então  até me atrevi a compartilhar.