quinta-feira, 18 de julho de 2019

MUSEU PAULO FIRPO: Encontro em Bagé

MUSEU PAULO FIRPO: Encontro em Bagé: No último sábado, dia 13 de julho, aconteceu em Bagé , importante encontro da área  cultural, especificamente da Museologia , com o Pres...

Encontro em Bagé

No último sábado, dia 13 de julho, aconteceu em Bagé , importante encontro da área  cultural, especificamente da Museologia , com o Presidente do IBRAM( Instituto Brasileiro de Museus ) Paulo Amaral e e o Presidente da Fundação Iberê Camargo , Emílio Kalil . Na oportunidade  reuniram-se  a Reitoria da URCAMP- mantenedora dos museus de Bagé -  gestoras dos museus Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira, e o Diretor do Museu Paulo Firp- Mus. Adilson Nunes de Oliveira , que representa o Sistema Estadual de Museus RS , como Coordenador da VI Região Museológica.  Importantes  assuntos foram abordados  em especial sobrte projetos, editais e patrocínios culturais. Após a reunião de trabalho,  juntaram-se ao encontro, produtores culturais, diretores de instituições e jornalistas. Na imagem, em primeiro plano,  à esquerda, Emílio Kalil - Fundação Iberê  Camargo ; ao centro Paulo Amaral - IBRAM- ladeado pela jornalista  Tânia Carvalho-  Maria Luiza Pegas , gestora de museu , Heloisa Beckman, da Casa de Cultura; Mus. Adilson Oliveira , do Museu Paulo Firpo , seguindo -se  a Pró Reitora de Ensino da URCAMP, Virginia P. Druex e o  jornalista  Gilmar de  Quadros; no interior do Museu Dom Diogo de Souza - Bagé. 

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Your Museum Coach: Preparing textiles for storage



Este vídeo encontrei no PRINTEREST e posto,pois equivale ao que fazemos no Museu Paulo Firpo, quanto à guarda de téxteis. Na realidade , acompanhamos  normas internacionais como esta . Para quem pensa que trabalho em museu  é  simples , há uma charge que termina dizendo mais ou menos assim " Quem julga que trabalho em museu não "dá trabalho"  acredita que as peças se cuidam sozinhas,   se expõem e voltam às  reservas, sozinhas , que elas gritam ou reclamam quando estão sendo descuidadas... "  Quem tiver interesse em ver nosso trabalho, venha nos visitar. Será uma alegria recebê-los, pois tenho visto  muitos exemplos iguais aos que fizemos , na realidade, aqui no Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito, mas este estava tão bem colocado no modo que trabalhamos  e então  até me atrevi a compartilhar.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Notícia Triste

Nosso colega, IRAJÁ ANDRADE KRAUSE, faleceu  hoje, 26 de junho, no inicio da tarde . O museu Paulo Firpo está de luto. Agradecemos a solidariedade dos amigos.

terça-feira, 21 de maio de 2019

NOITE DOS MUSEUS

              Prof. Jordan  ( violão ) e Profa. Marta( flauta ), do Instituto Artístico
                                              Carlos Gomes, nossos parceiros 
      Luciano Cardona ( "A hora da Bobagem" programa de humor apresentado na Radio Sulina) 
                       participou da NOITE DOS MUSEUS , com seu tradicional bom humor . 

Realizada , com especial  sucesso, a quarta edição da NOITE DOS MUSEUS  , coordenada pelo Museu Paulo Firpo e que contou com a participação do Museu Melânia Mottozo, da Escola Na . Sra. do Horto, através de uma vitrina com peças da história do educandário .  Excelente número de  visitantes e  especiais apresentações  ilustraram a noite  e que foram  vivamente aplaudidas : música, poesia , história , vídeos , tradição se fizeram presentes  criando ambiente   essencialmente cultural sobre o tema do ano MUSEUS COMO CENTROS CULTURAIS - O FUTURO DAS TRADIÇÕES. Temática instituída   pelo CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS- ICOM  (órgão da UNESCO) e adotado pelos países membros , como o caso do Brasil.     O evento DIA  INTERNA-
CIONAL DE MUSEUS  se celebra  em  18 de maio, quando a UNESCO estabeleceu uma data  para refletirmos sobre as ações culturais e o papel dos museus e seus acervos, no mundo. No Brasil os eventos celebrativos à data são  coordenados pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus -  e nas regiões e estados ora, pelos COREM ( Conselho Regional de Museus ) e ora  pelos Sistemas Estaduais de Museus ( SEM)  que também  regulamentam o exercício da profissão de museólogo. Confira imagens da NOITE DOS MUSEUS , obra da Profa.   LUCILEDA COSTA, fron  SMEC,  na noite de  17 de maio .


Mus.Adilson Nunes de Oliveira , Diretor do  Museu, na abertura do evento
  
                   Profa. Rose Bendelin Leon ,falando sobre " Leonardo da Vinci, 500 anos de sua morte"
                 A  " pequena  declamadora " encantou a todos por sua espontaneidade  e simpatia, 
                                    com a poesia "Dom Pedrito" , do Dr. Pascoal Brandi.
 
              Profa. Melize  Quadros Xavier nos trouxe  bela apresentação sobre  Elvis Presley


      "Formando Músicos" , projeto  em parceria Igreja Batista Conservadora com a UNIPAMPA , apresentou  um sexteto   de cordas , com violinos ( Luiza, Daniela, Alexandre  e Júlia)  viola            
                                  (Mateus)    e Isabel ( violoncelo) , encantando a todos 
                                     com música  clássica abriu a NOITE DOS MUSEUS . 


                       Profa. Cleuza M.Portilho, abordou   a história do Museu Melânia Mottozo, um 
                                                  exemplo  de preservação histórica e  educação.
                       Ao fundo vê-se algumas das obras de arte que integram a coleção recentemente                                                              doada ao museu pelo Itau- Unibanco  



          Jovem instrumentista , Leonardo  Nunes , ao violão , brindou-nos apresentou " Jesus Alegria 
                                          dos Homens " de J.S Bach... aplaudidíssimo.

 Márcio Trojahn , da QWERTY ,  reproduziu uma de suas vídeo-reportagens  HISTÓRIA E VIDA ,                           enfocando a  Escola Na. Sra. do Horto, complementado a vitrina  
                                          com  peças do museu desse educandário. 


Gilmar Mota  -violão - e Everton Schultz  - percussão - com música popular brasileira,  em interessante  dupla .

                   Wilson Santana Pina, representou o tradicionalismo, com suas trovas e pajeadas, na                                                                           NOITE DOS MUSEUS  
                              Prof.  Glauco Caon,  tratou sobre a cerveja artesanal , produção, 
                                  história e benefícios para a saúde. Trouxe um grupo de alunos                                                                               da UNIPAMPA  que prestigiaram o evento.

Pode-se dizer que a NOITE DOS MUSEUS  é um evento que vem crescendo de modo espetacular em termos de Estado e locais . Confira reportagens da ZERO HORA deste final / início de semana, que  aponta um público com mais de 100 mil  pessoas no centro de  Porto Alegre, com vistas participar da NOITE DOS MUSEUS .  Nós, de Dom Pedrito -- Museus  Paulo Firpo e Melânia Mottozo -- enfatizamos esta edição de 2019, como um evento em grande estilo, pelo público participante , pela  diversidade e qualidade do que foi apresentado. Agradecemos aos colaboradores.  

sexta-feira, 10 de maio de 2019

MUSEÓLOGO MINISTRA OFICINA EM URUGUAIANA


 Hoje, 9 de maio,  me chegaram as imagens da Oficina " Conservação de Livros e Bens Culturais em Suporte Papel ", que ministrei, a convite da Diretora de Cultura  do Município,  no final de março, em Uruguaiana, como parte do evento Abertura do Ano Museológico da VI REGIÃO MUSEOLÓGICA /SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS  que coordeno . Foi um encontro interessante com equipe dos museu e da Biblioteca Municipal.