quinta-feira, 18 de julho de 2019
MUSEU PAULO FIRPO: Encontro em Bagé
MUSEU PAULO FIRPO: Encontro em Bagé: No último sábado, dia 13 de julho, aconteceu em Bagé , importante encontro da área cultural, especificamente da Museologia , com o Pres...
Encontro em Bagé
No último sábado, dia 13 de julho, aconteceu em Bagé , importante encontro da área cultural, especificamente da Museologia , com o Presidente do IBRAM( Instituto Brasileiro de Museus ) Paulo Amaral e e o Presidente da Fundação Iberê Camargo , Emílio Kalil . Na oportunidade reuniram-se a Reitoria da URCAMP- mantenedora dos museus de Bagé - gestoras dos museus Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira, e o Diretor do Museu Paulo Firp- Mus. Adilson Nunes de Oliveira , que representa o Sistema Estadual de Museus RS , como Coordenador da VI Região Museológica. Importantes assuntos foram abordados em especial sobrte projetos, editais e patrocínios culturais. Após a reunião de trabalho, juntaram-se ao encontro, produtores culturais, diretores de instituições e jornalistas. Na imagem, em primeiro plano, à esquerda, Emílio Kalil - Fundação Iberê Camargo ; ao centro Paulo Amaral - IBRAM- ladeado pela jornalista Tânia Carvalho- Maria Luiza Pegas , gestora de museu , Heloisa Beckman, da Casa de Cultura; Mus. Adilson Oliveira , do Museu Paulo Firpo , seguindo -se a Pró Reitora de Ensino da URCAMP, Virginia P. Druex e o jornalista Gilmar de Quadros; no interior do Museu Dom Diogo de Souza - Bagé.
segunda-feira, 1 de julho de 2019
Your Museum Coach: Preparing textiles for storage
Este vídeo encontrei no PRINTEREST e posto,pois equivale ao que fazemos no Museu Paulo Firpo, quanto à guarda de téxteis. Na realidade , acompanhamos normas internacionais como esta . Para quem pensa que trabalho em museu é simples , há uma charge que termina dizendo mais ou menos assim " Quem julga que trabalho em museu não "dá trabalho" acredita que as peças se cuidam sozinhas, se expõem e voltam às reservas, sozinhas , que elas gritam ou reclamam quando estão sendo descuidadas... " Quem tiver interesse em ver nosso trabalho, venha nos visitar. Será uma alegria recebê-los, pois tenho visto muitos exemplos iguais aos que fizemos , na realidade, aqui no Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito, mas este estava tão bem colocado no modo que trabalhamos e então até me atrevi a compartilhar.
quarta-feira, 26 de junho de 2019
Notícia Triste
Nosso colega, IRAJÁ ANDRADE KRAUSE, faleceu hoje, 26 de junho, no inicio da tarde . O museu Paulo Firpo está de luto. Agradecemos a solidariedade dos amigos.
terça-feira, 21 de maio de 2019
NOITE DOS MUSEUS
Prof. Jordan ( violão ) e Profa. Marta( flauta ), do Instituto Artístico
Carlos Gomes, nossos parceiros
Luciano Cardona ( "A hora da Bobagem" programa de humor apresentado na Radio Sulina)
participou da NOITE DOS MUSEUS , com seu tradicional bom humor .
Realizada , com especial sucesso, a quarta edição da NOITE DOS MUSEUS , coordenada pelo Museu Paulo Firpo e que contou com a participação do Museu Melânia Mottozo, da Escola Na . Sra. do Horto, através de uma vitrina com peças da história do educandário . Excelente número de visitantes e especiais apresentações ilustraram a noite e que foram vivamente aplaudidas : música, poesia , história , vídeos , tradição se fizeram presentes criando ambiente essencialmente cultural sobre o tema do ano MUSEUS COMO CENTROS CULTURAIS - O FUTURO DAS TRADIÇÕES. Temática instituída pelo CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS- ICOM (órgão da UNESCO) e adotado pelos países membros , como o caso do Brasil. O evento DIA INTERNA-
CIONAL DE MUSEUS se celebra em 18 de maio, quando a UNESCO estabeleceu uma data para refletirmos sobre as ações culturais e o papel dos museus e seus acervos, no mundo. No Brasil os eventos celebrativos à data são coordenados pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus - e nas regiões e estados ora, pelos COREM ( Conselho Regional de Museus ) e ora pelos Sistemas Estaduais de Museus ( SEM) que também regulamentam o exercício da profissão de museólogo. Confira imagens da NOITE DOS MUSEUS , obra da Profa. LUCILEDA COSTA, fron SMEC, na noite de 17 de maio .
Profa. Rose Bendelin Leon ,falando sobre " Leonardo da Vinci, 500 anos de sua morte"
A " pequena declamadora " encantou a todos por sua espontaneidade e simpatia,
com a poesia "Dom Pedrito" , do Dr. Pascoal Brandi.
Profa. Melize Quadros Xavier nos trouxe bela apresentação sobre Elvis Presley
"Formando Músicos" , projeto em parceria Igreja Batista Conservadora com a UNIPAMPA , apresentou um sexteto de cordas , com violinos ( Luiza, Daniela, Alexandre e Júlia) viola
(Mateus) e Isabel ( violoncelo) , encantando a todos
com música clássica abriu a NOITE DOS MUSEUS .
Profa. Cleuza M.Portilho, abordou a história do Museu Melânia Mottozo, um
exemplo de preservação histórica e educação.
Ao fundo vê-se algumas das obras de arte que integram a coleção recentemente doada ao museu pelo Itau- Unibanco
Jovem instrumentista , Leonardo Nunes , ao violão , brindou-nos apresentou " Jesus Alegria
dos Homens " de J.S Bach... aplaudidíssimo.
Márcio Trojahn , da QWERTY , reproduziu uma de suas vídeo-reportagens HISTÓRIA E VIDA , enfocando a Escola Na. Sra. do Horto, complementado a vitrina
com peças do museu desse educandário.
Wilson Santana Pina, representou o tradicionalismo, com suas trovas e pajeadas, na NOITE DOS MUSEUS
Prof. Glauco Caon, tratou sobre a cerveja artesanal , produção,
história e benefícios para a saúde. Trouxe um grupo de alunos da UNIPAMPA que prestigiaram o evento.
Pode-se dizer que a NOITE DOS MUSEUS é um evento que vem crescendo de modo espetacular em termos de Estado e locais . Confira reportagens da ZERO HORA deste final / início de semana, que aponta um público com mais de 100 mil pessoas no centro de Porto Alegre, com vistas participar da NOITE DOS MUSEUS . Nós, de Dom Pedrito -- Museus Paulo Firpo e Melânia Mottozo -- enfatizamos esta edição de 2019, como um evento em grande estilo, pelo público participante , pela diversidade e qualidade do que foi apresentado. Agradecemos aos colaboradores.
Carlos Gomes, nossos parceiros
Luciano Cardona ( "A hora da Bobagem" programa de humor apresentado na Radio Sulina)
participou da NOITE DOS MUSEUS , com seu tradicional bom humor .
Realizada , com especial sucesso, a quarta edição da NOITE DOS MUSEUS , coordenada pelo Museu Paulo Firpo e que contou com a participação do Museu Melânia Mottozo, da Escola Na . Sra. do Horto, através de uma vitrina com peças da história do educandário . Excelente número de visitantes e especiais apresentações ilustraram a noite e que foram vivamente aplaudidas : música, poesia , história , vídeos , tradição se fizeram presentes criando ambiente essencialmente cultural sobre o tema do ano MUSEUS COMO CENTROS CULTURAIS - O FUTURO DAS TRADIÇÕES. Temática instituída pelo CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS- ICOM (órgão da UNESCO) e adotado pelos países membros , como o caso do Brasil. O evento DIA INTERNA-
CIONAL DE MUSEUS se celebra em 18 de maio, quando a UNESCO estabeleceu uma data para refletirmos sobre as ações culturais e o papel dos museus e seus acervos, no mundo. No Brasil os eventos celebrativos à data são coordenados pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus - e nas regiões e estados ora, pelos COREM ( Conselho Regional de Museus ) e ora pelos Sistemas Estaduais de Museus ( SEM) que também regulamentam o exercício da profissão de museólogo. Confira imagens da NOITE DOS MUSEUS , obra da Profa. LUCILEDA COSTA, fron SMEC, na noite de 17 de maio .
Mus.Adilson Nunes de Oliveira , Diretor do Museu, na abertura do evento
A " pequena declamadora " encantou a todos por sua espontaneidade e simpatia,
com a poesia "Dom Pedrito" , do Dr. Pascoal Brandi.
Profa. Melize Quadros Xavier nos trouxe bela apresentação sobre Elvis Presley
"Formando Músicos" , projeto em parceria Igreja Batista Conservadora com a UNIPAMPA , apresentou um sexteto de cordas , com violinos ( Luiza, Daniela, Alexandre e Júlia) viola
(Mateus) e Isabel ( violoncelo) , encantando a todos
com música clássica abriu a NOITE DOS MUSEUS .
Profa. Cleuza M.Portilho, abordou a história do Museu Melânia Mottozo, um
exemplo de preservação histórica e educação.
Ao fundo vê-se algumas das obras de arte que integram a coleção recentemente doada ao museu pelo Itau- Unibanco
Jovem instrumentista , Leonardo Nunes , ao violão , brindou-nos apresentou " Jesus Alegria
dos Homens " de J.S Bach... aplaudidíssimo.
Márcio Trojahn , da QWERTY , reproduziu uma de suas vídeo-reportagens HISTÓRIA E VIDA , enfocando a Escola Na. Sra. do Horto, complementado a vitrina
com peças do museu desse educandário.
Gilmar Mota -violão - e Everton Schultz - percussão - com música popular brasileira, em interessante dupla .
Prof. Glauco Caon, tratou sobre a cerveja artesanal , produção,
história e benefícios para a saúde. Trouxe um grupo de alunos da UNIPAMPA que prestigiaram o evento.
Pode-se dizer que a NOITE DOS MUSEUS é um evento que vem crescendo de modo espetacular em termos de Estado e locais . Confira reportagens da ZERO HORA deste final / início de semana, que aponta um público com mais de 100 mil pessoas no centro de Porto Alegre, com vistas participar da NOITE DOS MUSEUS . Nós, de Dom Pedrito -- Museus Paulo Firpo e Melânia Mottozo -- enfatizamos esta edição de 2019, como um evento em grande estilo, pelo público participante , pela diversidade e qualidade do que foi apresentado. Agradecemos aos colaboradores.
sexta-feira, 10 de maio de 2019
MUSEÓLOGO MINISTRA OFICINA EM URUGUAIANA
Assinar:
Postagens (Atom)
















