sexta-feira, 10 de maio de 2019
MUSEÓLOGO MINISTRA OFICINA EM URUGUAIANA
terça-feira, 30 de abril de 2019
ARTE INSTITUTO CULTURAL ITAU UNIBANCO
Com esta imagem do painel de entrada ARTE IC doação do ITAU Unibanco, o MUSEU PAULO FIRPO , de Dom Pedrito , apresenta a seus usuários as sete obras de arte doadas à instituição pelo ITAU Unibanco. A exposição foi aberta , sem ato especial, pois Dom Pedrito estava sob luto oficial, pelo passamento do tradicionalista e historiador Nelso Oliva, mas esteve aberta no dia 23 de abril, das 13 h às 20 h, possibilitando assim aos anteriormente convidados , que apreciassem a exposição. São sete peças - 4 óleos sobre tela ( três de J. Gracio e uma Jeane Gatai ) e 3 gravuras ( Cristina Parisi, Sadi Lando e Odetto Guersoni ) Ao lado de cada obra estão expostos dados artísticos dos autores , ilustrando-se assim a exposição.
Essas obras permanecerão expostas ainda durante a NOITE DOS MUSEUS , que celebraremos dia 17 de de maio,quando a instituição permanecerá aberta das 19 h às 24 h, com inúmeras atrações - poesia , música , curiosidades , mini palestras , projeções ... antecipando-nos ao 18 de maio " DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS "
Vista geral da exposição
Óleo s/tela de J. Gracio- Praia de Copacabana
Pormenor da Exposição
Óleo s/ tela de J. Gracio
Gravura de Sadi Lando, gaúcho de Erexim
Visite a exposição, nos horários de segundas a sextas -feiras das 8 h às 11h 30 min. e das 13 h às 16 h 30 min.Prestigie seu museu
Essas obras permanecerão expostas ainda durante a NOITE DOS MUSEUS , que celebraremos dia 17 de de maio,quando a instituição permanecerá aberta das 19 h às 24 h, com inúmeras atrações - poesia , música , curiosidades , mini palestras , projeções ... antecipando-nos ao 18 de maio " DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS "
Vista geral da exposição
Óleo s/tela de J. Gracio- Praia de Copacabana
Pormenor da Exposição
Óleo s/ tela de J. Gracio
Gravura de Sadi Lando, gaúcho de Erexim
Visite a exposição, nos horários de segundas a sextas -feiras das 8 h às 11h 30 min. e das 13 h às 16 h 30 min.Prestigie seu museu
Grupo visita o Museu
Recebemos , quinta - feira , dia 25 de abril , no Museu Paulo Firpo, um grupo de idosos , atendidos pelo CRAS "Getúlio Vargas", numa tarde de entretenimento . Estiveram visitando as exposições do Museu e depois posaram para uma foto, no pátio da instituição . Agradecemos às promotoras desse salutar encontro
quarta-feira, 17 de abril de 2019
ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO MUSEU PAULO FIRPO
No próximo dia 23 de abril, terça-feira , o Museu Paulo Firpo celebrará seu aniversário de fundação, com a abertura da Exposição de Arte , obras doadas ao Museu pelo ITAU UNIBANCO, através do edital 2018 , em parceria, na seleção das instituições a serem contempladas, com o Instituto Brasileiro de Museus. Ao todo foram 12 instituições municipais , das que se inscreveram para receberem as mais de 700 obras. Nosso museu de Dom Pedrito recebeu obras de Sadi Lando, Cristina Parisi, Odetto Guersoni , Jeane Gattai e J. Gracio -- incluindo gravuras e pinturas . Esta é a segunda vez que o museu Paulo Firpo recebe doação do Itau Unibanco.O evento de abertura e exposição dessas obras de arte acontecerá na terça feira, dia 23, às 19 h, no Museu Paulo Firpo. Compareça , prestigie .
quinta-feira, 14 de março de 2019
ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO 2019
Na última sexta-feira, dia 8 de março, o MUSEU PAULO FIRPO, abriu o Ano Museológico, com a Exposição 50 TONS DE FERMINA. Na realidade são 50 óleos sobre tela, de Milton Nunes de Oliveira, reproduzidas exaustivamente em cores e tons variados, a exemplo do díptico Marilyn , de Andy Warhol , de uma imagem evocativa de Fermina Pedrosa, tipo popular de Dom Pedrito , reconhecida pelo exagero de pintura e adereços , que a tornou famosa e virou ditado popular autóctone . Confira imagens .
Painel '"50 TONS DE FERMINA ", óleo s/ tela
Painel '"50 TONS DE FERMINA ", óleo s/ tela
obra do artista plástico Milton Nunes de Oliveira

PAINEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
PAINEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
Crítica da obra "50 TONS DE FERMINA"- Texto : Adilson Nunes de Oliveira
Grupo de "Ferminas" , caracterizadas a pedido do curador da exposição
Diretora de Cultura, Profa. Julieta Farinha, o Diretor do Museu Paulo Firpo, juntamente com dona Venita , abaixo , com Rosa Posebom
quinta-feira, 7 de março de 2019
50 TONS DE FERMINA
Amanhã , 8 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, o Museu Paulo Firpo, abre o Ano Museológico, com a Exposição " 50 TONS DE FERMINA", obra do artista plástico, natural de Dom Pedrito MILTON NUNES DE OLIVEIRA . A exposição remete à figura de Fermina Pedrosa , tipo popular autóctone, que está eternizado na folclore , na memória coletiva pedritense , pelo exagero de maquiagem e adornos pessoais. O ato de abertura serrá ás 20 h 30 min. e pede-se que venham caracterizados.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
50 TONS DE FERMINA
Na sexta feira, 8 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, o Museu Paulo Firpo abrirá o ANO MUSEOLÓGICO 2019, com a Exposição 50 TONS DE FERMINA - óleo sobre tela, do artista plástico, ceramista e gravador pedritense MILTON NUNES DE OLIVEIRA. Radicado em Porto Alegre , frequenta espaços de produção e exposição de arte. Participa de salões e coletivas, destacando-se com premiações e troféus. O evento será às 20h e 30 min , aberto a todos.
Assinar:
Postagens (Atom)





