sexta-feira, 10 de maio de 2019

MUSEÓLOGO MINISTRA OFICINA EM URUGUAIANA


 Hoje, 9 de maio,  me chegaram as imagens da Oficina " Conservação de Livros e Bens Culturais em Suporte Papel ", que ministrei, a convite da Diretora de Cultura  do Município,  no final de março, em Uruguaiana, como parte do evento Abertura do Ano Museológico da VI REGIÃO MUSEOLÓGICA /SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS  que coordeno . Foi um encontro interessante com equipe dos museu e da Biblioteca Municipal.

terça-feira, 30 de abril de 2019

ARTE INSTITUTO CULTURAL ITAU UNIBANCO

 Com esta imagem do painel de entrada   ARTE  IC doação do ITAU Unibanco, o MUSEU PAULO FIRPO , de Dom Pedrito , apresenta a seus usuários  as sete obras de arte  doadas  à instituição pelo ITAU Unibanco. A exposição foi aberta , sem ato especial, pois Dom Pedrito estava sob luto oficial, pelo passamento do tradicionalista e historiador Nelso Oliva, mas esteve aberta  no dia 23 de abril, das 13 h às 20 h, possibilitando assim  aos anteriormente convidados , que apreciassem a exposição. São sete peças - 4 óleos sobre tela (  três   de J. Gracio e  uma Jeane Gatai ) e 3 gravuras ( Cristina Parisi,  Sadi Lando e Odetto Guersoni ) Ao lado de cada obra  estão expostos dados artísticos dos  autores , ilustrando-se assim  a exposição.
Essas obras permanecerão expostas ainda durante a NOITE DOS MUSEUS , que celebraremos  dia 17 de  de maio,quando a instituição permanecerá aberta das 19 h às 24 h, com inúmeras atrações - poesia , música , curiosidades , mini palestras , projeções ... antecipando-nos ao 18 de maio " DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS "

                                                        Vista geral da exposição
                                             Óleo  s/tela de J. Gracio- Praia de Copacabana

                                                               Pormenor da Exposição

                                                          Óleo s/ tela de J. Gracio
                                             Gravura de Sadi Lando, gaúcho de Erexim

Visite a exposição,   nos horários de segundas a sextas -feiras das 8 h às 11h 30 min. e das 13 h às 16 h 30 min.Prestigie seu museu

Grupo visita o Museu

Recebemos , quinta - feira , dia 25 de abril , no Museu Paulo Firpo, um grupo de idosos , atendidos pelo CRAS "Getúlio Vargas", numa tarde de entretenimento . Estiveram visitando as exposições do Museu e depois posaram para uma foto, no pátio da instituição . Agradecemos  às promotoras desse   salutar  encontro

quarta-feira, 17 de abril de 2019

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO MUSEU PAULO FIRPO

No próximo dia 23  de abril, terça-feira , o Museu Paulo Firpo  celebrará  seu aniversário de fundação, com a abertura da Exposição de Arte , obras doadas ao Museu  pelo ITAU UNIBANCO, através do edital 2018 , em parceria, na seleção das instituições a serem contempladas, com  o  Instituto Brasileiro de Museus. Ao todo foram 12 instituições  municipais  , das que se inscreveram para receberem as mais de 700  obras. Nosso museu de Dom Pedrito recebeu obras de Sadi Lando, Cristina Parisi, Odetto Guersoni , Jeane Gattai e J. Gracio -- incluindo gravuras e pinturas . Esta é a segunda vez que o museu Paulo Firpo recebe doação do Itau Unibanco.O evento de abertura e  exposição dessas obras de arte  acontecerá na terça feira, dia 23, às 19 h, no Museu Paulo Firpo. Compareça , prestigie .

quinta-feira, 14 de março de 2019

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO 2019

Na última sexta-feira, dia 8 de março, o MUSEU PAULO FIRPO, abriu o Ano Museológico, com a Exposição 50 TONS DE FERMINA. Na realidade são 50 óleos sobre tela, de Milton Nunes de Oliveira,  reproduzidas  exaustivamente em cores e tons variados, a exemplo do díptico Marilyn , de Andy Warhol , de uma imagem evocativa de Fermina Pedrosa, tipo popular de Dom Pedrito , reconhecida pelo exagero de pintura e adereços , que a tornou famosa  e virou ditado popular autóctone . Confira imagens .


 
                                                Painel '"50 TONS DE FERMINA ", óleo s/ tela
                                   obra do artista plástico Milton Nunes de Oliveira 
                                 
         PAINEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO 

Crítica da obra "50 TONS DE FERMINA"- Texto : Adilson Nunes de Oliveira 
Grupo de "Ferminas" , caracterizadas a pedido do curador da exposição

                                     

                     Diretora de Cultura, Profa. Julieta Farinha, o Diretor do Museu Paulo Firpo, juntamente com dona Venita , abaixo , com Rosa Posebom

                                     

                                     
    

quinta-feira, 7 de março de 2019

50 TONS DE FERMINA

Amanhã , 8 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, o Museu Paulo Firpo,  abre o Ano Museológico, com a Exposição " 50 TONS DE FERMINA", obra do artista plástico, natural de Dom Pedrito  MILTON NUNES DE OLIVEIRA . A exposição remete à figura de Fermina Pedrosa , tipo popular  autóctone, que está  eternizado na folclore  , na memória coletiva pedritense , pelo exagero de maquiagem e adornos pessoais.    O ato de abertura serrá ás 20 h 30 min. e pede-se que venham caracterizados.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

50 TONS DE FERMINA

Na sexta feira, 8 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, o Museu Paulo Firpo abrirá o ANO MUSEOLÓGICO 2019, com a Exposição 50 TONS DE FERMINA - óleo sobre tela, do artista plástico, ceramista e gravador pedritense MILTON NUNES DE OLIVEIRA. Radicado em Porto Alegre , frequenta espaços de produção e exposição de arte. Participa de salões e coletivas, destacando-se com premiações e  troféus. O evento será às 20h e 30 min , aberto a todos.