O MUSEU PAULO FIRPO será cenário para o lançamento do livro da escritora pedritense IOLANDA MARIA PRESTES MOTTA , intitulado MANIFESTAÇÕES DE AMOR . Em Dom Pedrito , morava na Chácara Branca, área hoje ocupada por engenhos . Estudou na Escola Estadual Dr. Arthur Villamil de Castro , no Colégio Na. Sra. do Patrocínio e no Colégio Na Sra. do Horto .Trabalhou em Porto Alegre como professora . Transferindo-se depois para Curitiba, onde reside atualmente , fez a Faculdade de Pedagogia . Tem ligações familiares com sobrinhos e primos, residentes em Dom Pedrito .
Uma obra nova, nova autora, para enriquecer a coleção dos LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES, pesquisa e coleta de acervo, iniciada em 1982 , que já ultrapassou a casa dos 300 livros e dos 150 autores. Esta coleção, a cada dois anos , é colocada em exposição , acesso público , também, através do catálogo , cuja edição de 2016 ainda há exemplares disponíveis à venda no Museu.
O evento de lançamento será dia 7 de dezembro, às 21 h, no Museu Paulo Firpo .
Confira imagem repassadas pela escritora Iolanda Motta .
terça-feira, 13 de novembro de 2018
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
HISTÓRIA NA CASINHA DO SABER
Na última segunda - feira ( dia 29 de out.) fomos apresentar a maquete sobre o início da história de Dom Pedrito , que intitulamos " história das casinhas", na Escolinha Infantil CASINHA DO SABER pela qual temos um imenso carinho, pois sempre nos proporciona momentos muito gratificantes . Com essa atividade encerramos a série de envolvimentos em que o Museu Paulo Firpo participou, neste ano de comemorações dos 146 anos de emancipação política de Dom Pedrito. Confira as imagens e a atenção dos pequenos estudantes .
terça-feira, 18 de setembro de 2018
MUSEU PAULO FIRPO EXPÕE EM HORIZONTINA
O MUSEU PAULO FIRPO está apresentando , desde o dia 10 de setembro, até inícios de outubro, nas cidade de Horizontina, especificamente na Biblioteca e Museu Municipal desse município. São duas exposições : "Mateando solito ..." que evoca a tradicional bebida de gaúchos e platinos , e "Orixás e Okutás" , que nos reporta aos cultos afro-brasileiros e à diversidade cultural. Confira imagens coletas por Nair Ferreira , diretora dos espaços do Centro Cultural .
Diretor do Museu Paulo Firpo e Curador da Exposição , intermediando o evento com grupo de estudantes de Santa Rosa.
Pormenor da exposição em Horizontina
Autoridades com o Prefeito , 3º , de camisa azul , da esq . para a dir. ,durante o ato de Abertura
Preparando o mate , o curador da exposição
Pormenor da exposição Mateando solitio..."
ORIXÁS E OKUTAS , exposição do Museu Paulo Firpo, em Horizontina .
Detalhe da apresentação musical, durante a abertura das exposições
O Curador da exposição intermediando com alunos de Santa Rosa
Diretor do Museu Paulo Firpo e Curador da Exposição , intermediando o evento com grupo de estudantes de Santa Rosa.
Pormenor da exposição em Horizontina
Autoridades com o Prefeito , 3º , de camisa azul , da esq . para a dir. ,durante o ato de Abertura
Preparando o mate , o curador da exposição
Pormenor da exposição Mateando solitio..."
ORIXÁS E OKUTAS , exposição do Museu Paulo Firpo, em Horizontina .

Detalhe da apresentação musical, durante a abertura das exposições
O Curador da exposição intermediando com alunos de Santa Rosa
segunda-feira, 3 de setembro de 2018
MUSEU RECEBE DOAÇÃO
Na manhã de 24 de agosto, em ato marcado pela simplicidade, o Salão Nobre da Prefeitura foi cenário para a doação da artista plástica Ana Cristina ( KIKA) Jardim da Costa ao acervo do Museu Paulo Firpo. Kika, como gosta de ser chamada, tem forte ligação familiar com Dom Pedrito, já participou de duas exposições individuais no museu municipal e em coletivas. Recentemente participou da exposição QUEERMUSEU - que gerou forte repercussão no país e no exterior, por ora no Rio de Janeiro, no Parque Lage. Kika tem obras expostas em, outros museus , como o Oscar Niemeyer - Curitiba - , no CAC - Rio de Janeiro ,no Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS e no Museu de Arte Contemporânea , estes em Porto Alegre. A obra doada ao acervo do Museu Paulo Firpo faz parte da série "Anjos". Apos a doação , houve uma apresentação artística com dança -Marina Pereira e Lorenzo Brignol , e música a cargo do Instituto Artístico Carlos Gomes, com o Prof. Lissandro Peres
Kika assinando a Ficha de Doação
Par de dançarinos gaúchos -- Marina e Lorenzo
Equipe da Cultura com KIKAS e o Prefeito Mário Augusto Gonçalves
quinta-feira, 23 de agosto de 2018
MUSEU RECEBERÁ DOAÇÕES
A artista plástica , ceramista , ANA CRISTINA ( Kika) JARDIM, com forte ligação familiar com Dom Pedrito . , nesta sexta-feira, 24 de agosto, fará significativa doação de suas obras para o acervo do Museu Paulo Firpo, entidade onde já expôs em mais de uma oportunidade Um ato simples acontecerá , no Salão Nobre da Prefeitura , às 11 horas, que está sendo carinhosamente preparado, pela Equipe de Governo, Gabinetes do Prefeito e da Primeira Dama, Departamento de Cultura e Museu Paulo Firpo, com apoio do Instituto Artístico Carlos Gomes. A ceramista Kika está com obras no Rio de Janeiro , na Exposição QUEER MUSEU, evento polêmico no Estado, e com obras em museus de São Paulo e Porto Alegre, onde reside. Todos são convidados a prestigiarem esse ato, pois é um evento aberto ao público , em especial a seus amigos e familiares aqui residentes
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Palestra hoje no IEEE "Bernardino Ângelo", promoção da SESMARIA CULTURAL
PALESTRA promovida pela SESMARIA CULTURAL DE DOM PEDRITO com o tema "Ancestralidade e epistemologia afrocentradas - reflexões sobre mulheres negras e a escrita de suas histórias " dia 16 de agosto , quinta - feira , 19 h 30 min., com a Dda Stephanie Moreira, cf. currículo sintético abaixo.
Stéphanie
Moreira é cientista social, mestra em antropologia social e atualmente está
doutoranda no Programa de Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal
da Bahia. Tem experiência na implementação da lei 10639/03 que incluiu no
currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática
"História e Cultura Afro-Brasileira"; também desenvolveu estudos
sobre identidade negra e comunidades quilombolas no Rio Grande do Norte tendo
elaborado laudos antropológicos para regularização de territórios quilombolas
nos estados do Maranhão e Minas Gerais. No momento desenvolve o estudo
intitulado ‘Ancestralidade familiar negra: Um estudo sobre a trajetória de uma
família negra do Sul do Brasil’ que versa sobre a trajetória de seus ancestrais
paternos na cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul.
Fundou
o projeto de empoderamento estético ‘Negro Charme’ em 2011 e organizou em 2016
o primeiro encontro de Moda Afropotiguar em Natal, Rio Grande do Norte.
Em
Salvador foi fundadora em 2017 do Flor de Milho Quilombo de Artes, um coletivo quilombista que busca
estabelecer intercâmbios no processos de criação e produção de arte bem como em
atividades de estudo sobre as culturas negras e teorias afrocentradas.
É capoeirista da Associação de Capoeira
Angola Relíquia Espinho Remoso, Mestre Zé do Lenço e
Mestre Diogo, Salvador, BA.
quarta-feira, 11 de julho de 2018
Museu recebe congratulações do Prefeito e Chefe do Departamento de Cultura
Cartão de congratulações recebido pela Equipe do Museu Paulo Firpo, por ocasião da premiação que a entidade foi distinguida pela Sec. de Estado da Cultura RS , na noite de 3 de julho, em ato solene realizado no Teatro São Pedro, Porto Alegre .
Assinar:
Postagens (Atom)















