segunda-feira, 2 de abril de 2018

BRIC DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS

Neste sábado, dia 7 de abril, a ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU PAULO FIRPO promove o BRIC DO DESAPEGO , em favor da instituição, cuja renda servirá aos propósitos do Museu Paulo Firpo. Vários itens estarão sendo comercializados, como bijuterias em geral ( pulseiras, brincos , anéis, colares ) , objetos de decoração, pinturas , roupas masculinas , femininas e infantis... tudo a preços excelentes . As peças estarão à disposição a partir das 10 horas , no sábado, dia 7, no pátio do museu onde será montado o bric. Colabore , participe, divulgue .

quinta-feira, 29 de março de 2018

CONCURSO DE SLOGANS

O Museu Paulo Firpo publicou recentemente o Edital para o Concurso de slogans , comemorativo aos 50 ANOS DO MUSEU. Toda e qualquer  pessoa pode participar , enviando sua ideia ao Museu,  até o dia 20 de abril pela manhã das 8 h às 11 h.  Não serão aceitos sugestões enviadas por meios eletrônicos  . Os  resultado do concurso e a premiação serão divulgados no dia 23, em horário a ser definido. Primeiro e segundo lugares receberão troféus e os demais , certificado de participação.  Confira as normas do edital  nos jornais locais ou diretamente no Museu.   

MUSEU PAULO FIRPO E A TAÇA DE OURO

No dia 15 de abril, numa  ação conjunta  Assessoria de Esporte e Museu Paulo Firpo, acontecerá  a ABERTURA DO CAMPEONATO "TAÇA DE OURO", com a partida inicial  entre OLÁRIA FC. e E.C. CRUZEIRO - categoria veteranos . A disputa  iniciará  às 14 h 30 min., Estadio Pedro Paz Sobº  (campo do Cruzeiro)  As  taças  comemorativas aos 50 ANOS DO MUSEU PAULO FIRPO são  um oferecimento da Óptica e Relojoaria Moderna ( Antônio Laval ) e haverá medalhas para todos os participantes . Troféus  e medalhas estão expostos na Loja Obino - Barão do Upacarahy.  Compareça, prestigie o esporte e a cultura pedritense

quinta-feira, 15 de março de 2018

PESQUISADORES NO MUSEU

Um grupo de pesquisadores - dois da UFRGS (  Rodrigo G. Maciel e  Juliana Moreira ) e dois da Aberystwyth University,  Penglais Campus , Pós  - Dr. Francesca Fois  e Michel  Loons, ela italiana e  ele inglês, ambos moradores na Inglaterra , estiveram no Museu Paulo Firpo no dia 8 de março  , entrevistando o Diretor  , a fim de obter dados  para pesquisa que realizam referente à produção agrícola - trigo, arroz e soja - e à pecuária,  e   sua relação com o desenvolvimento de Dom Pedrito e uso das tecnologias .
" O  MUSEU  É BEM INTERESSANTE, GOSTEI MUITO DE SABER A HISTÓRIA DA CIDADE  E O MUSEU TEM  MATERIAIS  E ARCHIVO BEM DETALHADO "deixou registrado no livro de presenças  a Dra. Francesca Fois.
Confira imagens




terça-feira, 13 de março de 2018

MUSEU PAULO FIRPO E SESMARIA CULTURAL LANÇAM LIVRO

Com excelente público, prestigiado por autoridades municipais, pela Associação de Amigos e sesmeiros, foi lançado, na sexta-feira , dia 9 de março, o livro  ALÉM DAS VIDRAÇAS, de autoria da Profª. NORMA GALLO TUERLINCK . O evento contou com a participação do Prof. Antônio Lima e da Profª. Alaíde Leal , que apresentaram uma performance inspirada no miniconto "Toque de Renda" , integrante da obra que estava sendo lançada .Abrilhantou a noite , o músico pedritense Fernando Chagas Junior , com violão e voz. Nesse mesmo ato foi aberto o Ano Museológico 2018 em Dom Pedrito . O evento foi  coordenado em parceria do Museu Paulo Firpo com a  Sesmaria Cultural de Dom Pedrito.
Confira imagens clicadas por  Lucileda  Costa
                           Prof. Antônio Lima e Profa. Alaíde F. Leal , durante a performance .


                                                   Fernando Chagas Jr.  , intérprete musical .
 
           Diretora do Departamento de Cultura, Profª. Julieta  Freire, o Diretor do Museu Paulo Firpo, Mus. Adilson Nunes de Oliveira  , e a escritora Profª . Norma Gallo Tuerlinckx
.
                                           Prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves e a autora






                    Pormenores da noite de autógrafos da obra "ALÉM DAS VIDRAÇAS "
A autora Norma G. Tuerlinckx

                                         
                                                           Pormenores do evento

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

MUSEU PAULO FIRPO ESTARÁ NA VILA SÃO SEBASTIÃO

Na Festa de São Sebastião- Vila de que é Patrono - no 2º Distrito de Dom Pedrito, denominado Torquato Severo--- o Museu Paulo Firpo estará expondo MATEANDO SOLITO... um conjunto de banners e peças tridimensionais que reporta ao hábito tão tradicional do gaúcho- tomar mate. A exposição será no interior da capela , durante o dia 19 de janeiro, quando uma série de atividades se desenrolarão, coordenada pela Prefeitura e sub-prefeitura com apoio da comunidade rural, culminando com a Missa Campal  que será rezada pelo Bispo Diocesano Dom Gílio Felice . Como sempre haverá churrasco,cucas, doces , além da boa companhia dos moradores dessa localidade.

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

De 14 a 20 de maio , em todo o Brasil, acontecerá a 16ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS . As inscrições para o evento já estão disponíveis no sítio do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.
Confira o cartaz .