No dia 15 de abril, numa ação conjunta Assessoria de Esporte e Museu Paulo Firpo, acontecerá a ABERTURA DO CAMPEONATO "TAÇA DE OURO", com a partida inicial entre OLÁRIA FC. e E.C. CRUZEIRO - categoria veteranos . A disputa iniciará às 14 h 30 min., Estadio Pedro Paz Sobº (campo do Cruzeiro) As taças comemorativas aos 50 ANOS DO MUSEU PAULO FIRPO são um oferecimento da Óptica e Relojoaria Moderna ( Antônio Laval ) e haverá medalhas para todos os participantes . Troféus e medalhas estão expostos na Loja Obino - Barão do Upacarahy. Compareça, prestigie o esporte e a cultura pedritense
quinta-feira, 29 de março de 2018
quinta-feira, 15 de março de 2018
PESQUISADORES NO MUSEU
Um grupo de pesquisadores - dois da UFRGS ( Rodrigo G. Maciel e Juliana Moreira ) e dois da Aberystwyth University, Penglais Campus , Pós - Dr. Francesca Fois e Michel Loons, ela italiana e ele inglês, ambos moradores na Inglaterra , estiveram no Museu Paulo Firpo no dia 8 de março , entrevistando o Diretor , a fim de obter dados para pesquisa que realizam referente à produção agrícola - trigo, arroz e soja - e à pecuária, e sua relação com o desenvolvimento de Dom Pedrito e uso das tecnologias .
" O MUSEU É BEM INTERESSANTE, GOSTEI MUITO DE SABER A HISTÓRIA DA CIDADE E O MUSEU TEM MATERIAIS E ARCHIVO BEM DETALHADO "deixou registrado no livro de presenças a Dra. Francesca Fois.
Confira imagens
" O MUSEU É BEM INTERESSANTE, GOSTEI MUITO DE SABER A HISTÓRIA DA CIDADE E O MUSEU TEM MATERIAIS E ARCHIVO BEM DETALHADO "deixou registrado no livro de presenças a Dra. Francesca Fois.
Confira imagens
terça-feira, 13 de março de 2018
MUSEU PAULO FIRPO E SESMARIA CULTURAL LANÇAM LIVRO
Com excelente público, prestigiado por autoridades municipais, pela Associação de Amigos e sesmeiros, foi lançado, na sexta-feira , dia 9 de março, o livro ALÉM DAS VIDRAÇAS, de autoria da Profª. NORMA GALLO TUERLINCK . O evento contou com a participação do Prof. Antônio Lima e da Profª. Alaíde Leal , que apresentaram uma performance inspirada no miniconto "Toque de Renda" , integrante da obra que estava sendo lançada .Abrilhantou a noite , o músico pedritense Fernando Chagas Junior , com violão e voz. Nesse mesmo ato foi aberto o Ano Museológico 2018 em Dom Pedrito . O evento foi coordenado em parceria do Museu Paulo Firpo com a Sesmaria Cultural de Dom Pedrito.
Confira imagens clicadas por Lucileda Costa
Prof. Antônio Lima e Profa. Alaíde F. Leal , durante a performance .
Fernando Chagas Jr. , intérprete musical .
Diretora do Departamento de Cultura, Profª. Julieta Freire, o Diretor do Museu Paulo Firpo, Mus. Adilson Nunes de Oliveira , e a escritora Profª . Norma Gallo Tuerlinckx
.
Prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves e a autora
Pormenores da noite de autógrafos da obra "ALÉM DAS VIDRAÇAS "
Pormenores do evento
Confira imagens clicadas por Lucileda Costa
Prof. Antônio Lima e Profa. Alaíde F. Leal , durante a performance .
Fernando Chagas Jr. , intérprete musical .
Diretora do Departamento de Cultura, Profª. Julieta Freire, o Diretor do Museu Paulo Firpo, Mus. Adilson Nunes de Oliveira , e a escritora Profª . Norma Gallo Tuerlinckx
.
Prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves e a autora
Pormenores da noite de autógrafos da obra "ALÉM DAS VIDRAÇAS "
A autora Norma G. Tuerlinckx
Pormenores do evento
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
MUSEU PAULO FIRPO ESTARÁ NA VILA SÃO SEBASTIÃO
Na Festa de São Sebastião- Vila de que é Patrono - no 2º Distrito de Dom Pedrito, denominado Torquato Severo--- o Museu Paulo Firpo estará expondo MATEANDO SOLITO... um conjunto de banners e peças tridimensionais que reporta ao hábito tão tradicional do gaúcho- tomar mate. A exposição será no interior da capela , durante o dia 19 de janeiro, quando uma série de atividades se desenrolarão, coordenada pela Prefeitura e sub-prefeitura com apoio da comunidade rural, culminando com a Missa Campal que será rezada pelo Bispo Diocesano Dom Gílio Felice . Como sempre haverá churrasco,cucas, doces , além da boa companhia dos moradores dessa localidade.
SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
De 14 a 20 de maio , em todo o Brasil, acontecerá a 16ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS . As inscrições para o evento já estão disponíveis no sítio do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.
Confira o cartaz .
Confira o cartaz .
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO NO MUSEU PAULO FIRPO
Com um público de 122 pessoas, numa noite de clima super agradável, num ambiente de diversidade e respeito, o Museu Paulo Firpo abriu suas portas para receber, no pátio da instituição, a atividade de culminância do Projeto REFLETINDO A CULTURA NEGRA , desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Prof. Bernardino Tatu", pelas Profa. Fátima Ribas e Claudia Vallinodo.
O projeto, transformado em um espetáculo , iniciou com as apresentações formais , coordenadas pela Diretora da Escola e Prof. Antônio Lima. Na sequência , foram entregues ao Museu, representações dos orixás, confeccionadas pelos alunos e professores integrantes do projeto. Encerrou com performances e danças , vivamente aplaudidas por todos . Pensa-se, diante do fato de muitas pessoas que não puderam assistir ao espetáculo , a possibilidade de reapresenta-lo , ainda neste ano.
Confira imagens clicadas pela Profa. Lucileda Costa e Fátima Ribas .
Mateada na Feira do Livro 2017
No domingo,26 de novembro , aconteceu , durante a FEIRA DO LIVRO, bela mateada, patrocinada pela ERVA MATE PONCHE VERDE, lá de Arvorezinha. Na imagem, Edinho Zanolete, de camisa azul , representante da marca em Dom Pedrito , durante o evento. Erva mate PONCHE VERDE já patrocinou uma exposição do nosso Museu Paulo Firpo , que tem itinerado por algumas cidades , levando a tradição do mate , aspectos históricos , curiosidades e uma oficina com 3 maneiras diferentes de montar um bom chimarrão .
Assinar:
Postagens (Atom)




















