quinta-feira, 29 de março de 2018

MUSEU PAULO FIRPO E A TAÇA DE OURO

No dia 15 de abril, numa  ação conjunta  Assessoria de Esporte e Museu Paulo Firpo, acontecerá  a ABERTURA DO CAMPEONATO "TAÇA DE OURO", com a partida inicial  entre OLÁRIA FC. e E.C. CRUZEIRO - categoria veteranos . A disputa  iniciará  às 14 h 30 min., Estadio Pedro Paz Sobº  (campo do Cruzeiro)  As  taças  comemorativas aos 50 ANOS DO MUSEU PAULO FIRPO são  um oferecimento da Óptica e Relojoaria Moderna ( Antônio Laval ) e haverá medalhas para todos os participantes . Troféus  e medalhas estão expostos na Loja Obino - Barão do Upacarahy.  Compareça, prestigie o esporte e a cultura pedritense

quinta-feira, 15 de março de 2018

PESQUISADORES NO MUSEU

Um grupo de pesquisadores - dois da UFRGS (  Rodrigo G. Maciel e  Juliana Moreira ) e dois da Aberystwyth University,  Penglais Campus , Pós  - Dr. Francesca Fois  e Michel  Loons, ela italiana e  ele inglês, ambos moradores na Inglaterra , estiveram no Museu Paulo Firpo no dia 8 de março  , entrevistando o Diretor  , a fim de obter dados  para pesquisa que realizam referente à produção agrícola - trigo, arroz e soja - e à pecuária,  e   sua relação com o desenvolvimento de Dom Pedrito e uso das tecnologias .
" O  MUSEU  É BEM INTERESSANTE, GOSTEI MUITO DE SABER A HISTÓRIA DA CIDADE  E O MUSEU TEM  MATERIAIS  E ARCHIVO BEM DETALHADO "deixou registrado no livro de presenças  a Dra. Francesca Fois.
Confira imagens




terça-feira, 13 de março de 2018

MUSEU PAULO FIRPO E SESMARIA CULTURAL LANÇAM LIVRO

Com excelente público, prestigiado por autoridades municipais, pela Associação de Amigos e sesmeiros, foi lançado, na sexta-feira , dia 9 de março, o livro  ALÉM DAS VIDRAÇAS, de autoria da Profª. NORMA GALLO TUERLINCK . O evento contou com a participação do Prof. Antônio Lima e da Profª. Alaíde Leal , que apresentaram uma performance inspirada no miniconto "Toque de Renda" , integrante da obra que estava sendo lançada .Abrilhantou a noite , o músico pedritense Fernando Chagas Junior , com violão e voz. Nesse mesmo ato foi aberto o Ano Museológico 2018 em Dom Pedrito . O evento foi  coordenado em parceria do Museu Paulo Firpo com a  Sesmaria Cultural de Dom Pedrito.
Confira imagens clicadas por  Lucileda  Costa
                           Prof. Antônio Lima e Profa. Alaíde F. Leal , durante a performance .


                                                   Fernando Chagas Jr.  , intérprete musical .
 
           Diretora do Departamento de Cultura, Profª. Julieta  Freire, o Diretor do Museu Paulo Firpo, Mus. Adilson Nunes de Oliveira  , e a escritora Profª . Norma Gallo Tuerlinckx
.
                                           Prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves e a autora






                    Pormenores da noite de autógrafos da obra "ALÉM DAS VIDRAÇAS "
A autora Norma G. Tuerlinckx

                                         
                                                           Pormenores do evento

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

MUSEU PAULO FIRPO ESTARÁ NA VILA SÃO SEBASTIÃO

Na Festa de São Sebastião- Vila de que é Patrono - no 2º Distrito de Dom Pedrito, denominado Torquato Severo--- o Museu Paulo Firpo estará expondo MATEANDO SOLITO... um conjunto de banners e peças tridimensionais que reporta ao hábito tão tradicional do gaúcho- tomar mate. A exposição será no interior da capela , durante o dia 19 de janeiro, quando uma série de atividades se desenrolarão, coordenada pela Prefeitura e sub-prefeitura com apoio da comunidade rural, culminando com a Missa Campal  que será rezada pelo Bispo Diocesano Dom Gílio Felice . Como sempre haverá churrasco,cucas, doces , além da boa companhia dos moradores dessa localidade.

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

De 14 a 20 de maio , em todo o Brasil, acontecerá a 16ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS . As inscrições para o evento já estão disponíveis no sítio do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.
Confira o cartaz .



sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO NO MUSEU PAULO FIRPO




Com um público  de 122 pessoas, numa noite de clima super agradável, num ambiente de  diversidade e respeito, o Museu Paulo Firpo abriu suas portas para receber, no pátio da instituição, a atividade de culminância do Projeto REFLETINDO A CULTURA  NEGRA , desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Prof. Bernardino Tatu",  pelas Profa.  Fátima Ribas e Claudia Vallinodo.
O projeto, transformado em um espetáculo , iniciou com as apresentações  formais , coordenadas pela Diretora da Escola    e Prof. Antônio Lima. Na sequência  , foram entregues ao Museu, representações dos orixás, confeccionadas pelos alunos e professores integrantes do projeto. Encerrou com  performances e  danças , vivamente aplaudidas por todos .  Pensa-se, diante do fato de muitas pessoas  que não puderam assistir ao espetáculo , a possibilidade de reapresenta-lo , ainda neste ano.
Confira imagens  clicadas pela Profa.  Lucileda  Costa e Fátima Ribas .

Mateada na Feira do Livro 2017


No domingo,26 de novembro , aconteceu , durante a FEIRA DO LIVRO, bela  mateada, patrocinada pela ERVA MATE PONCHE VERDE, lá de Arvorezinha. Na imagem, Edinho Zanolete, de camisa azul , representante da  marca  em Dom Pedrito , durante o evento.  Erva mate PONCHE VERDE já patrocinou uma exposição do nosso Museu Paulo Firpo , que tem itinerado por algumas cidades  , levando a tradição do  mate , aspectos históricos , curiosidades e uma oficina com 3 maneiras diferentes de montar um bom chimarrão .