terça-feira, 18 de abril de 2017

PALESTRA INTEGRA A PROGRAMAÇÃO DO MUSEU NESTE FIM DE SEMANA

Neste fim de semana, dia 22 , seguindo a programação do 49º  ANIVERSÁRIO DO MUSEU PAULO FIRPO , acontecerá no sábado ,  dois eventos  significativos para a  entidade. O primeiro será às  11 h, com a Recepção das " ANITAS " , momento em que o Diretor do Museu,  Mus. Adilson Nunes de Oliveira,  proferirá uma palestra sobre a História de Dom Pedrito.
À noite, 19 h, no Salão Nobre da Prefeitura será a vez do palestrante Professor  e Escritor Dr Arnoldo Doberstein  apresentar  "ARTE OCULTA".  A palestra abordará aspectos  pontuais de Dom Pedrito  que , na maioria das vezes, passam desapercebidos por fazer parte do nosso cotidiano, como a prefeitura e os monumentos .
O Palestrante Dr. Doberstein é  Mestre e Doutor em História , pela PUC - Porto Alegre- com estudos voltados  para a atuação de escultores que atuaram no começo dos anos 20 do século passado no Rio Grande do sul e que trabalharam  na ornamentação de prefeituras, igrejas e cemitérios . Desses estudos resultaram dois livros : ESTATUÁRIA E IDEOLOGIA , e  ESTATUÁRIA, CATOLICISMO E GAUCHISMO. 
Atualmente  , Dr. Arnoldo coordena as pesquisas do Instituto Cultural Emílio Sessa , voltado para o estudo da arte sacra no Rio Grande do Sul. Esse Instituto é presidido pelo pedritense NILO SÉRGIO MONTARDO. Desse estudo e dessas pesquisas resultaram dois livros , sendo que com um deles recebeu o Premio Açorianos de Literatura em  2012.
Prestigie esse importante evento cultural de Dom Pedrito, promovido pelo MUSEU PAULO FIRPO, comemorativo aos 49 anos de sua fundação
Carta de Arnoldo Doberstein ao Diretor do Museu Paulo Firpo


 
Capa do Livro " Estatuária e Ideologia " , obra de Arnoldo Doberstein

terça-feira, 11 de abril de 2017

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO NA VI REGIÃO

Como de praxe, o mês de março, assinala a ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO , na VI REGIÃO MUSEOLÓGICA .O evento  ocorreu  em 3 cidades das 19 que compõem a Região. Iniciou dia   17 de março, no município de Alegrete, que de começo presenciamos  signifi--cativo  evento no Museu do Gaúcho , onde fomos recepcionados por seu Diretor  Jeferson Costa Leite e, depois da visita ao Museu de Arte , aconteceu a reunião , no Museu Osvaldo Aranha ,  contando com a presença das equipes das instituições culturais   e Diretores dos Museus de Alegrete e a Diretora do Museu  de Rosário do Sul, Janeri Nunes Moreira .
No dia 20 de março, foi em Bagé, no Museu Dom Diogo de Souza , que acolheu  a Direção do Museu de Colônia Nova ( Aceguá ) Presidente da Associação de Amigos dos Museus de Bagé, Diretor do Arquivo Público de Bagé, funcionários dos museus , escritores e historiadores . Depois da Abertura Oficial do Ano Museológico, percorremos pontos turísticos  e de interesse cultural  para a região.
A ABERURA DO ANO MUSEOLÓGICO 2017  encerrou em Lavras do Sul, dia 24, com presença do Prefeito desse Município e Secretário de Turismo , Presidente da Câmara Municipal e Diretor da Casa de Cultura José Neri da Silveira. Encerrando o evento, acompanhados pelo Prefeito Sávio, fizemos um roteiro cultural pelo cemitério municipal para observar aspectos da simbologia funerária .
Avaliamos como importante esses encontros , pois assim estabelecemos um diálogo com os demais colegas , na busca de compartilhar experiências e alternativas para o cumprimento do papel social e histórico dos museus . Confira imagens enviadas pelas   instituições .
Abertura do Ano Museológico , no Museu Dom Diogo de Souza, Bagé
 

            Diretora do Museu de Colônia Nova ( Aceguá )  Ingried Hubert, fazendo sua apresentação 
No Museu Dom Diogo de  Souza,  participação do Presidente da Associação de Amigos dos Museus de Bagé . 


                       Grupo de Diretores de Museus , no encontro em Bagé, dia 20 de março
No museu de Bagé- ato de Abertura do Ano Museológico.

Em Alegrete - Museu do Gaúcho- no centro, Jeferson Costa Leite , diretor  
 
 
 
 
 
                     No Museu do Gaúcho  , o Coordenador regional,com autoridades locais 
O coordenador Regional, com Marco Santierri, diretor do Museu Oswaldo Aranha                              I
Andrea Oliveira , Coordenadora Municipal de Cultura de Alegrete e Diretora do Museu de Arte José Pinto Bicca de Medeiros, com o Coordenador da VI RM

 


O  Coordenador da VI Região Museológica,  com Diretores dos museus da região, em Alegrete .


 
 


O Coordenador da VI Região Museológica com Secretária Municipal de Educação e Cultura de Alegrete, durante a Mesa Redonda que abordou temas da  cultura regional

MUSEU + PRESENTE +PRESENTES

Com esse título, o Museu Paulo Firpo abriu, dia  7 de abril , às 19 h, a Exposição de Arte , evidenciando as obras que a instituição  recebeu do ITAU UNIBANCO, através do Museu de Arte do Rio Grande do Sul " Ado Malagolli" . A  proposta   curatorial foi de que os presentes  na abertura da exposição se fotografassem num 'flash -action" e assim auxiliassem o museu  na divulgação do evento.  A exposição  apresenta obras em serigrafia  de  Cristina Parisi,  Herton Roitmam , Jussara Age , Lívia Palombini, L. Davi, Roseli Plentz,  Silvio Openheim  e  Renina Katz. No ato de  abertura , o Diretor do Museu , Mus. Adilson Oliveira salientou  que cada exposição funciona como um laboratório em que e se espera a reação dos visitantes . Reação de  aprovação, reprovação , desapontamento, estranhamento ou familiaridade . O que importa , realmente , é essa reação. Pois é essa resposta  que torna o museu questionador e provocativo.
Foi  elaborado  um painel de entrada com o título da exposição MUSEU + PRESENTE + PRESENTES , com um espelho , dentro do sinal de mais, onde o visitante se  vê projetado   e assim se inclui na exposição , como estando presente - de fato.
A exposição fica em cartaz até 10 de maio, período em que serão realizadas  atividades educativas,  coordenadas pela Supervisora de Artes da SMEC,  Profª .  Rosi Bendelin de Leon.
Todos são convidados a prestigiarem esse evento .

                                         Grupo de visitantes , durante a abertura da exposição

                                                            No painel,Prof. Antônio Lima
 
Assessor de Cultura, Dr. Rui Francisco Dias Lopes, e o Diretor do Museu.,
 
Coordenadora de Artes  da SMEC , Profa Rosi B. Leon
 
 
Professoras Fátima Ribas e Lucileda  Machado e filha

Grupo de professoras , com o Diretor do Museu  e  Sec. Municipal de Educação e Cultura - à direita-Profa. Melize Quadros Xavier.

    Grupo de participantes  da abertura, durante a confraternização.

                                          Painel de entrada , montado pela equipe do Museu

quarta-feira, 29 de março de 2017

ALUNOS DO EJA VISITAM MUSEU

Na noite de 27 de março , alunos do IEE Bernardino Ângelo, do EJA  Turma  Totalidade , 62, visitaram a Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES, conduzidos pela  Profa. Lucileda Machado. Na oportunidade fizeram a visita orientada pelo Diretor o Museu. Ao final, foi servido um refrigerante , vivenciando - se  então um  agradável momento de convívio  cultural. Confira imagen :

terça-feira, 21 de março de 2017

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO MO MUSEU PAULO FIRPO

Como acontece, há  8 anos, a Sexta Região Museológica promove ,no mês  de março, a abertura do Ano Museológico, com eventos  em 3 cidades que a compõe , reunindo dessa forma diretores e funcionários dos museus, através de um colóquio interinstitucional.
Dia 16 aconteceu a Abertura do Ano Museológico em Dom Pedrito, quando convidados foram   recepcionados no Museu Paulo Firpo. O primeiro ato foi a visita dirigida  à Exposição "Livros de Escritores Pedritenses" , seguida de uma confraternização. Presentes o Prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves , que se pronunciou nessa ocasião, secretários e assessores municipais e convidados .  Atividades, também  dirigidas pelo Coordenador Regional Adilson Nunes de Oliveira, estão sendo desenvolvidas  em outros municípios : 17 de março,  em Alegrete ; dia 20 , em Bagé  e na próxima sexta- feira , dia 24 , estaremos em Lavras do Sul, repassando, igualmente ,   informações importantes atinentes  às atividades museológicas .
Confira imagens colhidas, no Museu Paulo Firpo,  por  nossa colega Gislaine Baumbach.










quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

LIVROS ... para férias

A biblioteca do  Museu Paulo  Firpo  acaba de receber 3 novos títulos  para seu acervo.  Inicio este comentário  com a obra de um pedritense : Waner  Sanches Barreto . Professor do Ensino Superior  , graduado em  Ciências Agrarias pela Universidade de Passo Fundo, onde reside. , estudou  na Universidade de Caxias do Sul e fez doutorado em León, Espanha . Sua obra ALÉM DO RIO TAPERA ,conta que  " tudo  naquele local parecia começar ou terminar no rio, como se ele fosse  a razão de todas as coisas ... " Em um fraseado típico da fronteira rio-grandense , o livro  apresenta duas partes, ponteadas de belíssimas figuras de linguagem e de uma sonoridade espetacular. É obra para ser lida em um único fôlego, como fiz. Na segunda parte , o  "Mão de Vaca"  é de uma  elegância  vocabular   que encanta !

O segundo livro  trata da história de Quaraí  de autoria de Isaias Munhoz, ex-prefeito de Quaraí por dois mandatos, e ex-prefeito de Rio Grande . O texto traz  uma síntese  muito bem elaborada dos principais fatos da história  desse município, acontecimentos e personagens ilustres , com um caráter  , de certa forma, didático  extremamente importante. Com mais de 300 páginas entremeadas de poesias e ilustrações .

CARLOS TAILOR  SOUZA LIMA, com  sua obra CANDIOTA, TERRA DE RIQUEZAS, LUTAS E CONQUISTAS - apresenta uma viagem no tempo, descrevendo fatos importantes da História do Rio Grande  integrados  à história de Candiota . Advogado , articulista e ex Vereador  foi presidente da  Comissão Pró- emancipação de Candiota .  A obra interessa também a Dom Pedrito, pois muitos são os fatos e personagens que se  entrecruzam nesta região gaúcha. .É  um livro para quem vê a  história como  integração de fatos quando uns influenciam outros ...
Vale a pena conferir  essas três  obras para auxiliar a compreender  a intrincada história regional.

 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MUSEU PAULO FIRPO NA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Dia 19 de janeiro, aconteceu na Vila São Sebastião, segundo distrito de Dom Pedrito, a FESTA DE SÃO SEBASTIÃO, padroeiro daquela comunidade. O evento iniciou com a chegada dos CAVALEIROS DE SÃO SEBASTIÃO, que conduziam a imagem do Padroeiro, refazendo a histórica  passagem de  1811 que   evoca a Fundação de Bagé, por D. Diogo de Souza . Com a presença do Prefeito Mário Augusto - de Dom Pedrito - e secretariado, e do bispo diocesano, Dom Gílio Felice, teve início a programação que incluiu um almoço de confraternização, bingo , reunião do secretariado , homenagem ao historiador  João Trein Leite, com o descerramento de placa  alusiva ,culminando com a  apresentação da Banda Francisco Alves Dias - daquela localidade - e a Missa em frente  a Capela.
O Museu Paulo Firpo se fez presente , com a Exposição "DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES" , que  apresenta  dados sobre a história de Dom Pedrito, tendo  excelente visitação contando com a orientação da equipe do Museu.
O evento incluiu  cultura, entretenimento , propostas administrativas e integração entre as comunidades de Bagé e Dom Pedrito.

 Confira imagens colhidas por  Gislaine Baumbach