Na noite de 27 de março , alunos do IEE Bernardino Ângelo, do EJA Turma Totalidade , 62, visitaram a Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES, conduzidos pela Profa. Lucileda Machado. Na oportunidade fizeram a visita orientada pelo Diretor o Museu. Ao final, foi servido um refrigerante , vivenciando - se então um agradável momento de convívio cultural. Confira imagen :
quarta-feira, 29 de março de 2017
terça-feira, 21 de março de 2017
ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO MO MUSEU PAULO FIRPO
Como acontece, há 8 anos, a Sexta Região Museológica promove ,no mês de março, a abertura do Ano Museológico, com eventos em 3 cidades que a compõe , reunindo dessa forma diretores e funcionários dos museus, através de um colóquio interinstitucional.
Dia 16 aconteceu a Abertura do Ano Museológico em Dom Pedrito, quando convidados foram recepcionados no Museu Paulo Firpo. O primeiro ato foi a visita dirigida à Exposição "Livros de Escritores Pedritenses" , seguida de uma confraternização. Presentes o Prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves , que se pronunciou nessa ocasião, secretários e assessores municipais e convidados . Atividades, também dirigidas pelo Coordenador Regional Adilson Nunes de Oliveira, estão sendo desenvolvidas em outros municípios : 17 de março, em Alegrete ; dia 20 , em Bagé e na próxima sexta- feira , dia 24 , estaremos em Lavras do Sul, repassando, igualmente , informações importantes atinentes às atividades museológicas .
Confira imagens colhidas, no Museu Paulo Firpo, por nossa colega Gislaine Baumbach.
Dia 16 aconteceu a Abertura do Ano Museológico em Dom Pedrito, quando convidados foram recepcionados no Museu Paulo Firpo. O primeiro ato foi a visita dirigida à Exposição "Livros de Escritores Pedritenses" , seguida de uma confraternização. Presentes o Prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves , que se pronunciou nessa ocasião, secretários e assessores municipais e convidados . Atividades, também dirigidas pelo Coordenador Regional Adilson Nunes de Oliveira, estão sendo desenvolvidas em outros municípios : 17 de março, em Alegrete ; dia 20 , em Bagé e na próxima sexta- feira , dia 24 , estaremos em Lavras do Sul, repassando, igualmente , informações importantes atinentes às atividades museológicas .
Confira imagens colhidas, no Museu Paulo Firpo, por nossa colega Gislaine Baumbach.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
LIVROS ... para férias
A biblioteca do Museu Paulo Firpo acaba de receber 3 novos títulos para seu acervo. Inicio este comentário com a obra de um pedritense : Waner Sanches Barreto . Professor do Ensino Superior , graduado em Ciências Agrarias pela Universidade de Passo Fundo, onde reside. , estudou na Universidade de Caxias do Sul e fez doutorado em León, Espanha . Sua obra ALÉM DO RIO TAPERA ,conta que " tudo naquele local parecia começar ou terminar no rio, como se ele fosse a razão de todas as coisas ... " Em um fraseado típico da fronteira rio-grandense , o livro apresenta duas partes, ponteadas de belíssimas figuras de linguagem e de uma sonoridade espetacular. É obra para ser lida em um único fôlego, como fiz. Na segunda parte , o "Mão de Vaca" é de uma elegância vocabular que encanta !
O segundo livro trata da história de Quaraí de autoria de Isaias Munhoz, ex-prefeito de Quaraí por dois mandatos, e ex-prefeito de Rio Grande . O texto traz uma síntese muito bem elaborada dos principais fatos da história desse município, acontecimentos e personagens ilustres , com um caráter , de certa forma, didático extremamente importante. Com mais de 300 páginas entremeadas de poesias e ilustrações .
CARLOS TAILOR SOUZA LIMA, com sua obra CANDIOTA, TERRA DE RIQUEZAS, LUTAS E CONQUISTAS - apresenta uma viagem no tempo, descrevendo fatos importantes da História do Rio Grande integrados à história de Candiota . Advogado , articulista e ex Vereador foi presidente da Comissão Pró- emancipação de Candiota . A obra interessa também a Dom Pedrito, pois muitos são os fatos e personagens que se entrecruzam nesta região gaúcha. .É um livro para quem vê a história como integração de fatos quando uns influenciam outros ...
Vale a pena conferir essas três obras para auxiliar a compreender a intrincada história regional.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
MUSEU PAULO FIRPO NA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO
Dia 19 de janeiro, aconteceu na Vila São Sebastião, segundo distrito de Dom Pedrito, a FESTA DE SÃO SEBASTIÃO, padroeiro daquela comunidade. O evento iniciou com a chegada dos CAVALEIROS DE SÃO SEBASTIÃO, que conduziam a imagem do Padroeiro, refazendo a histórica passagem de 1811 que evoca a Fundação de Bagé, por D. Diogo de Souza . Com a presença do Prefeito Mário Augusto - de Dom Pedrito - e secretariado, e do bispo diocesano, Dom Gílio Felice, teve início a programação que incluiu um almoço de confraternização, bingo , reunião do secretariado , homenagem ao historiador João Trein Leite, com o descerramento de placa alusiva ,culminando com a apresentação da Banda Francisco Alves Dias - daquela localidade - e a Missa em frente a Capela.
O Museu Paulo Firpo se fez presente , com a Exposição "DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES" , que apresenta dados sobre a história de Dom Pedrito, tendo excelente visitação contando com a orientação da equipe do Museu.
O evento incluiu cultura, entretenimento , propostas administrativas e integração entre as comunidades de Bagé e Dom Pedrito.
Confira imagens colhidas por Gislaine Baumbach
O Museu Paulo Firpo se fez presente , com a Exposição "DA TERRA DO FERRO AO CAMPO DAS FLORES" , que apresenta dados sobre a história de Dom Pedrito, tendo excelente visitação contando com a orientação da equipe do Museu.O evento incluiu cultura, entretenimento , propostas administrativas e integração entre as comunidades de Bagé e Dom Pedrito.
Confira imagens colhidas por Gislaine Baumbach
terça-feira, 29 de novembro de 2016
CÔNSUL GERAL DA ESPANHA VISITA NOSSO MUSEU
O Consul Geral da Espanha, Jose Pablo Alzina, visitou o Museu Paulo Firpo , na sexta - feira, dia 25 de novembro, fato que havia se comprometido com o Diretor do Museu, quando se conheceram na Exposição que este museu levou na Assembleia Legislativa do RS .
Consul Alzina deixou registrada sua presença e a "alegria de estar no museu que lembra os filhos desta terra criada por um espanhol."
Após a visita , fomos ao Gabinete do Prefeito, ocasião em que recebeu o título de Hospede Oficial do Município.
Confira imagem colhida por nossa colega , no museu.
Consul Alzina deixou registrada sua presença e a "alegria de estar no museu que lembra os filhos desta terra criada por um espanhol."
Após a visita , fomos ao Gabinete do Prefeito, ocasião em que recebeu o título de Hospede Oficial do Município.
Confira imagem colhida por nossa colega , no museu.
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
MENSAGEM DA ESCRITORA EMÍLIA FERNANDES PARA O MUSEU PAULO FIRPO
Prezado Sr. Adilson de Oliveira
M.D Diretor do Museu Paulo Firpo
Dom Pedrito -RS
Renovando cumprimentos desejo transmitir meus agradecimentos pela amável acolhida por ocasião da minha participação na Abertura da XVIII Exposição" Livros de Escritores Pedritenses", dia 29 próximo passado, oportunidade em que recebi honrosa homenagem como filha dessa terra.Realmente, um evento singelo porém profundamente acolhedor, que tocou meus sentimentos e me causou profunda emoção.
Nos dias atuais, o reconhecimento do tanto que fizemos e ainda fazemos nem sempre se manifesta de forma tão espontânea e amiga como demonstrada pelo ilustre diretor dessa importante casa de cultura de nossa querida cidade natal Dom Pedrito - o "Museu Paulo Firpo", e demais pessoas presentes.
Mais uma vez em meu nome e da minha família Fontoura Xavier, Morales, Firpo e Fernandes, agradecemos a sua atenção, das autoridades, escritores(as) e convidados(as) presentes à solenidade, ressaltando que são nos singelos e autênticos gestos que a alma se ilumina, o coração se fortalece e a esperança se renova... Voltei à labuta do dia a dia, mais confiante e animada de que a nossa caminhada sempre vale a pena...renovada na luta pela democracia, pela educação e pela valorização das mulheres...
Desejo também, transmitir os agradecimentos em nome dos ilustres amigos que me acompanharam representando a comunidade Santanense, o Vereador e Radialista Dagberto Reis, o Secretário Adjunto da Saúde de Sant'Ana do Livramento, Sergio Calvete, além do meu querido neto Marcus Vinicius Fernandes, em representação a minha família.
Nossos cumprimentos pelo tanto que fez, faz e fará pela memória, pela educação e pelo conhecimento do povo pedritense. Sua pessoa reúne sentimentos dos mais nobres, hoje tão escassos em tanta gente...
Portanto, mais uma vez, receba juntamente com um grande abraço, nossos agradecimentos.
Que Deus lhe abençoe muito.
Cordialmente
Professora Emilia Fernandes
Primeira Senadora do Rio Grande do Sul
Ex-Ministra de Políticas para as Mulheres do Brasil
Presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul -Brasil
M.D Diretor do Museu Paulo Firpo
Dom Pedrito -RS
Renovando cumprimentos desejo transmitir meus agradecimentos pela amável acolhida por ocasião da minha participação na Abertura da XVIII Exposição" Livros de Escritores Pedritenses", dia 29 próximo passado, oportunidade em que recebi honrosa homenagem como filha dessa terra.Realmente, um evento singelo porém profundamente acolhedor, que tocou meus sentimentos e me causou profunda emoção.
Nos dias atuais, o reconhecimento do tanto que fizemos e ainda fazemos nem sempre se manifesta de forma tão espontânea e amiga como demonstrada pelo ilustre diretor dessa importante casa de cultura de nossa querida cidade natal Dom Pedrito - o "Museu Paulo Firpo", e demais pessoas presentes.
Mais uma vez em meu nome e da minha família Fontoura Xavier, Morales, Firpo e Fernandes, agradecemos a sua atenção, das autoridades, escritores(as) e convidados(as) presentes à solenidade, ressaltando que são nos singelos e autênticos gestos que a alma se ilumina, o coração se fortalece e a esperança se renova... Voltei à labuta do dia a dia, mais confiante e animada de que a nossa caminhada sempre vale a pena...renovada na luta pela democracia, pela educação e pela valorização das mulheres...
Desejo também, transmitir os agradecimentos em nome dos ilustres amigos que me acompanharam representando a comunidade Santanense, o Vereador e Radialista Dagberto Reis, o Secretário Adjunto da Saúde de Sant'Ana do Livramento, Sergio Calvete, além do meu querido neto Marcus Vinicius Fernandes, em representação a minha família.
Nossos cumprimentos pelo tanto que fez, faz e fará pela memória, pela educação e pelo conhecimento do povo pedritense. Sua pessoa reúne sentimentos dos mais nobres, hoje tão escassos em tanta gente...
Portanto, mais uma vez, receba juntamente com um grande abraço, nossos agradecimentos.
Que Deus lhe abençoe muito.
Cordialmente
Professora Emilia Fernandes
Primeira Senadora do Rio Grande do Sul
Ex-Ministra de Políticas para as Mulheres do Brasil
Presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul -Brasil
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
Abertura da Exposição "LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES "
No sábado, dia 29, de outubro, com a presença da homenageada Escritora Emília Fernandes, foi aberta a Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES . Excelente público, particularmente de autores locais, prestigiou o evento. Nesse ato, além do lançamento do catálogo homônimo ( que está sendo comercializado pela Associação de Amigos ) boa confraternização encerrou o evento. Confira imagens que temos agora. Brevemente outras ...
Assinar:
Postagens (Atom)


















