quinta-feira, 14 de abril de 2016

BAGÉ DE ONTEM E DE HOJE

Numa das minhas idas a Bagé, há pouco, fui presenteado ,pelas colegas Maria Luiza Pegas e Carmem Barros, gestoras dos museus da Rainha da fronteira, com a obra BAGÉ DE ONTEM E  HOJE -COLETÂNEA DE ARTIGOS PUBLICADOS NA IMPRENSA ( 1939 -1994, de autoria  de Tarcísio Antônio Costa Taborda -o Tarcísio Taborda  "... que foi , em vida ,uma personalidade histórica de Bagé.  O seu maior historiador. Um currículo invejável " -- no dizer do jornalista Mario Nogueira Lopes . A publicação foi coordenada por Elida Hernandes Garcia, do Museu Dom Diogo de Souza e do Núcleo de Pesquisas que leva o nome do saudoso historiador.

quinta-feira, 3 de março de 2016

ESCRITORES PEDRITENSES EM IMAGENS



A fotógrafa Caroline Duarte  e o Diretor do Museu,  no final do trabalho de ontem , dia 2 e março, quando  captamos  imagens dos escritores pedritenses  para a FOTOTECA do Museu e para o catálogo dos escritores .

quarta-feira, 2 de março de 2016

DOM PEDRITO NO COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS

Na tarde do dia 29 de fevereiro, segunda  -feira passada,   o Diretor  do  Museu  Paulo   Firpo  e Coordenador da VI Região Museológica, ,Mus. Adilson Nunes de Oliveira,  participou, no  Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre , da reunião do COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS. Nessa reunião foram alinhadas  os  principais  requisitos para a construção do  FUNDO  DE  APOIO  À  CULTURA -  Museus 2016 .  O colegiado, presidido pela Museóloga JANICE RAMOS , com apoio do SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS , é  órgão de assessoria direta do Secretário de Estado da Cultura  para assuntos pertinentes à área museal.
Mus. Janice Ramos, Presidente do Colegiado Setorial de Museus , ao centro, no primeiro plano.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO NA SEXTA REGIÃO

No inícío de março, movimentar-se- á a VI REGIÃO MUSEOLÓGICA para os eventos regionais que assinalam a Abertura do Ano Museológico.
No dia 4 , estão reunidos em Pedras Altas, dia 11 em  São Gabriel  e dia 18 em  Uruguaiana , equipes dos museus dos 19 municípios que compõem  a regional , com o Coordenador Regional, Mus. Adilson Nunes de Oliveira, sob o tema Dinamização de Museus, na parte da manhã, e, à tarde, cada representante de museus terá seu tempo para exporá situação e eventos e ações de dinamização das instituições .
 O objetivo do evento, além de reforçar laços interinstitucionais, é uma  excelente oportunidade  para  rever conceitos e práticas museológicas.

MUSEU PAULO FIRPO, ESCRITOES E SESSÃO DE FOTOS

   Na próxima  quarta - feira, dia 2 de março, no Museu Paulo Firpo, estarão reunidos escritores pedritenses e adotivos , para uma sessão de fotografias, ou melhor, sessão de retratos.
   A vencedora  da concorrência informal-- previsão de custos feita pela Associação de Amigos DO Museu Paulo Firpo -  foi   a  fotógrafa Carine Duarte, que estará com seu estúdio montado  no Museu , das 18 h  às  20 h .
  O objetivo desse encontro é atualização de imagens dos escritores para a fototeca do museu e também a captação de imagens   para  ilustrar o catálogo  dos  autores   pedritense2016 ,  que figurarão na Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , 17ª edição , evento que acontece a cada dois anos , desde 1982.



segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ACERVO GISELE BUENO PINTO

O MUSEU PAULO FIRPO recebeu ,da Família Bueno Pinto, a totalidade dos troféus , premiações , medalhas  - insígnias - que a escritora e poetisa, advogada e  incentivadora cultural Gisele Bueno Pinto, recebeu ao longo de sua vida , pelos relevantes serviços prestados  à causa literária  e por mérito pessoal de sua produção cultural, Nesse acervo ,fazem parte  alguns objetos pessoais  .
O conjunto  está em fase de registro museológico e parte exposto na vitrina NOVAS DOAÇÕES .



 

MUSEU PREPARA AGENDA PARA 2016

Entre as várias atividades que estão sendo desenvolvidas, o museu está preparando sua agenda para 2016 ,que inclui atividades internas e extra muros, ações   educativas atividades de conservação, pesquisa .
Na  programação, já está a tradicional exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES  , que acontece a cada ano par,  desde 1982. A sequência foi interrompida em 2014 por problemas internos  da instituição, mas retorna neste ano. Esta será a 17 ª exposição, o que equivale a 36 anos  de pesquisa permanente, pois a cada ano surge ou uma obra ou um autor novo.
Assim , em 2016 teremos  mais de 300 livros , de 133  autores   entre os nascidos em Dom Pedrito ou daqueles que  , naturais de outros municípios, aqui publicaram suas obras literárias, contribuindo dessa  forma com a história literária de Dom Pedrito.
Em março, a Coordenadoria da VI Região Museológica, cuja sede é Dom Pedrito, liderada pelo Mus. Adilson Oliveira , estará se reunindo com os demais Diretores de Museus da Regional, no evento que se denomina  ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO. Os encontros,  com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ( Dom Pedrito) irão ocorrer, no mês de março : dia 4 de em PEDRAS ALTAS , dia 11 em SÃO GABRIEL e no dia 18 em URUGUAIANA.O tema escolhido para debate com os colegas é a DINAMIZAÇÃO DOS MUSEUS


Final da palestra  proferida  sobre a História de Dom Pedrito ,pelo Diretor do Museu, na Escola Municipal Prof. Bernardino Tatu