Numa das minhas idas a Bagé, há pouco, fui presenteado ,pelas colegas Maria Luiza Pegas e Carmem Barros, gestoras dos museus da Rainha da fronteira, com a obra BAGÉ DE ONTEM E HOJE -COLETÂNEA DE ARTIGOS PUBLICADOS NA IMPRENSA ( 1939 -1994, de autoria de Tarcísio Antônio Costa Taborda -o Tarcísio Taborda "... que foi , em vida ,uma personalidade histórica de Bagé. O seu maior historiador. Um currículo invejável " -- no dizer do jornalista Mario Nogueira Lopes . A publicação foi coordenada por Elida Hernandes Garcia, do Museu Dom Diogo de Souza e do Núcleo de Pesquisas que leva o nome do saudoso historiador.
quinta-feira, 14 de abril de 2016
quinta-feira, 3 de março de 2016
ESCRITORES PEDRITENSES EM IMAGENS

A fotógrafa Caroline Duarte e o Diretor do Museu, no final do trabalho de ontem , dia 2 e março, quando captamos imagens dos escritores pedritenses para a FOTOTECA do Museu e para o catálogo dos escritores .
quarta-feira, 2 de março de 2016
DOM PEDRITO NO COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS
Na tarde do dia 29 de fevereiro, segunda -feira passada, o Diretor do Museu Paulo Firpo e Coordenador da VI Região Museológica, ,Mus. Adilson Nunes de Oliveira, participou, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre , da reunião do COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS. Nessa reunião foram alinhadas os principais requisitos para a construção do FUNDO DE APOIO À CULTURA - Museus 2016 . O colegiado, presidido pela Museóloga JANICE RAMOS , com apoio do SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS , é órgão de assessoria direta do Secretário de Estado da Cultura para assuntos pertinentes à área museal.
Mus. Janice Ramos, Presidente do Colegiado Setorial de Museus , ao centro, no primeiro plano.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO NA SEXTA REGIÃO
No inícío de março, movimentar-se- á a VI REGIÃO MUSEOLÓGICA para os eventos regionais que assinalam a Abertura do Ano Museológico.
No dia 4 , estão reunidos em Pedras Altas, dia 11 em São Gabriel e dia 18 em Uruguaiana , equipes dos museus dos 19 municípios que compõem a regional , com o Coordenador Regional, Mus. Adilson Nunes de Oliveira, sob o tema Dinamização de Museus, na parte da manhã, e, à tarde, cada representante de museus terá seu tempo para exporá situação e eventos e ações de dinamização das instituições .
O objetivo do evento, além de reforçar laços interinstitucionais, é uma excelente oportunidade para rever conceitos e práticas museológicas.
No dia 4 , estão reunidos em Pedras Altas, dia 11 em São Gabriel e dia 18 em Uruguaiana , equipes dos museus dos 19 municípios que compõem a regional , com o Coordenador Regional, Mus. Adilson Nunes de Oliveira, sob o tema Dinamização de Museus, na parte da manhã, e, à tarde, cada representante de museus terá seu tempo para exporá situação e eventos e ações de dinamização das instituições .
O objetivo do evento, além de reforçar laços interinstitucionais, é uma excelente oportunidade para rever conceitos e práticas museológicas.
MUSEU PAULO FIRPO, ESCRITOES E SESSÃO DE FOTOS
Na próxima quarta - feira, dia 2 de março, no Museu Paulo Firpo, estarão reunidos escritores pedritenses e adotivos , para uma sessão de fotografias, ou melhor, sessão de retratos.
A vencedora da concorrência informal-- previsão de custos feita pela Associação de Amigos DO Museu Paulo Firpo - foi a fotógrafa Carine Duarte, que estará com seu estúdio montado no Museu , das 18 h às 20 h .
O objetivo desse encontro é atualização de imagens dos escritores para a fototeca do museu e também a captação de imagens para ilustrar o catálogo dos autores pedritense2016 , que figurarão na Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , 17ª edição , evento que acontece a cada dois anos , desde 1982.
A vencedora da concorrência informal-- previsão de custos feita pela Associação de Amigos DO Museu Paulo Firpo - foi a fotógrafa Carine Duarte, que estará com seu estúdio montado no Museu , das 18 h às 20 h .
O objetivo desse encontro é atualização de imagens dos escritores para a fototeca do museu e também a captação de imagens para ilustrar o catálogo dos autores pedritense2016 , que figurarão na Exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , 17ª edição , evento que acontece a cada dois anos , desde 1982.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
ACERVO GISELE BUENO PINTO
O MUSEU PAULO FIRPO recebeu ,da Família Bueno Pinto, a totalidade dos troféus , premiações , medalhas - insígnias - que a escritora e poetisa, advogada e incentivadora cultural Gisele Bueno Pinto, recebeu ao longo de sua vida , pelos relevantes serviços prestados à causa literária e por mérito pessoal de sua produção cultural, Nesse acervo ,fazem parte alguns objetos pessoais .
O conjunto está em fase de registro museológico e parte exposto na vitrina NOVAS DOAÇÕES .
O conjunto está em fase de registro museológico e parte exposto na vitrina NOVAS DOAÇÕES .
MUSEU PREPARA AGENDA PARA 2016
Entre as várias atividades que estão sendo desenvolvidas, o museu está preparando sua agenda para 2016 ,que inclui atividades internas e extra muros, ações educativas atividades de conservação, pesquisa .
Na programação, já está a tradicional exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , que acontece a cada ano par, desde 1982. A sequência foi interrompida em 2014 por problemas internos da instituição, mas retorna neste ano. Esta será a 17 ª exposição, o que equivale a 36 anos de pesquisa permanente, pois a cada ano surge ou uma obra ou um autor novo.
Assim , em 2016 teremos mais de 300 livros , de 133 autores entre os nascidos em Dom Pedrito ou daqueles que , naturais de outros municípios, aqui publicaram suas obras literárias, contribuindo dessa forma com a história literária de Dom Pedrito.
Em março, a Coordenadoria da VI Região Museológica, cuja sede é Dom Pedrito, liderada pelo Mus. Adilson Oliveira , estará se reunindo com os demais Diretores de Museus da Regional, no evento que se denomina ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO. Os encontros, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ( Dom Pedrito) irão ocorrer, no mês de março : dia 4 de em PEDRAS ALTAS , dia 11 em SÃO GABRIEL e no dia 18 em URUGUAIANA.O tema escolhido para debate com os colegas é a DINAMIZAÇÃO DOS MUSEUS
Na programação, já está a tradicional exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES , que acontece a cada ano par, desde 1982. A sequência foi interrompida em 2014 por problemas internos da instituição, mas retorna neste ano. Esta será a 17 ª exposição, o que equivale a 36 anos de pesquisa permanente, pois a cada ano surge ou uma obra ou um autor novo.
Assim , em 2016 teremos mais de 300 livros , de 133 autores entre os nascidos em Dom Pedrito ou daqueles que , naturais de outros municípios, aqui publicaram suas obras literárias, contribuindo dessa forma com a história literária de Dom Pedrito.
Em março, a Coordenadoria da VI Região Museológica, cuja sede é Dom Pedrito, liderada pelo Mus. Adilson Oliveira , estará se reunindo com os demais Diretores de Museus da Regional, no evento que se denomina ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO. Os encontros, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ( Dom Pedrito) irão ocorrer, no mês de março : dia 4 de em PEDRAS ALTAS , dia 11 em SÃO GABRIEL e no dia 18 em URUGUAIANA.O tema escolhido para debate com os colegas é a DINAMIZAÇÃO DOS MUSEUS
Final da palestra proferida sobre a História de Dom Pedrito ,pelo Diretor do Museu, na Escola Municipal Prof. Bernardino Tatu
Assinar:
Postagens (Atom)




