terça-feira, 29 de dezembro de 2015

MUSEU PAULO FIRPO- relatório sintético 2015


MUSEU PAULO FIRPO

                                                            Relatório sintético

1.       Atividades internas :

a.        Reorganização da Reserva Técnica, seguindo classificação internacional de acervo (Thesaurus);

b.      Pesquisa : abastecimento de água e rede de esgoto em Dom Pedrito, com vistas  à exposição e publicação;

c.       Revisão do acervo bibliográfico e hemerográfico - em andamento.

 

2.       Atividades extra muros :

a.       Exposição “ Da terra do ferro ao campo das flores” na Assembleia Legislativa do Estado – Porto Alegre ;

b.      Exposição : “Mateando Solito”, no Parque  de Exposições “Juventino Correa de Moura

c.       Ações educativas : “Roteiros Culturais” , com alunos da Escola Mun. “Alcides Maia” e Instituto Est. de Educação “Bernardino Ângelo”.

d.      Palestras: “Da terra do ferro ao Campo das flores” e  “ Maquete histórica”,no Instituto Estadual de Educação “ Bernardino Ângelo “,  Escola Municipal “Prof. Bernardino Tatu”e  Escola Mun. “ Alcides Maia” ;

e.      Palestra na  igreja matriz  “Nossa Senhora do Patrocínio- devoção e história dos templos ”.

f.         Adesão à campanha Novembro azul – LFCC -- Lenços azuis nos  bustos  da cidade- em parceria com a Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo.

 

3.       Atividades Regionais :

        Como sede da VI Região Museológica , desenvolveu as seguinte atividades ;

a.       Exposição e oficina  “ Mateando Solito”, no Museu Dom Diogo de  Souza (Bagé) e na Casa de Cultura “José Neri da Silveira” ( Lavras do Sul );

b.      Abertura do Ano Museológico Regional , em  Candiota,  Alegrete  e Santana da Boa Vista ,com a oficina” Documentação Museológica”.

 

4.       Eventos :

a.       Lançamento do livro “ Vaconilda Sumiu...” e Sessão de Autógrafos,  de Vera Maia e Marinele Moraes ;

b.      Comemoração dos 80 Anos da Caixa d’Água ;

c.       Chás da Memória  e Confraternização de final de ano ( colaboração com a Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo)

 

 

5         .  Exposições:

a.       “Moveis e estilos-  Thonet  e   Sheraton brasileiro”

b.      “Oitenta Anos da Caixa d’Água”

 

6         Publicações

a    A Carioca”, na sessão Almanaque- colaboração com Zero Hora

c.       “Caixa d’Água  80 anos”   disco compacto

 

7         . Capacitação:

       a .  Curso on- line ,  da Academia Luso-italiana “Conservação e embalagens de livros e documentos”, com a equipe do Museu.
        O MUSEU PAULO FIRPO , continua sendo a sede da VI Região Museológica , por eleição de seus pares,  e integra o Colegiado Setorial de Museus , ambos representados por seu Diretor, o Museólogo Adilson Nunes de Oliveira


                               Pormenor da palestra na Igreja Matriz - no Aniversário do Museu


Roteiro Cultural noturno no Cemitério Municipal

Hasteamento da Bandeira do Brasil, durante as Comemorações
dos 80 Anos da Caixa d'Água . 
Reserva Técnica - indumentária da Igreja Católica pre -conciliar, 
com suas embalagens individuais , confeccionadas pela equipe.
 

                                  Preparo de embalagens especiais para a coleção hemerográfica.
Preparo de embalagens para acervo  INTERIORES.
Final da palestra sobre História de Dom Pedrito, na E. M. Bernardino Tatu .
Pormenor da reorganização da Reserva Técnica .
Busto do Dr. Artur Villamil de Castro com o lenço da campanha
Novembro Azul
Vitrina da Ótica Bagé , com a exposição "Obras Referencias de Museologia"
maio  2015

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CONFRATERNIZAÇÃO MUSEU E ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS

No sábado , dia  5 de dezembro , reuniram-se para confraternizar , os Amigos do Museu Paulo Firpo, ocasião em que  visitaram a exposição Caixa d'Água 80 Anos . No repertório da visita, além dos tradicionais bate-papos sobre o fato histórico que estava sendo relembrado, tortas frias  e vinhos , além da boa música de Fábio Peralta - violão e voz. Presente também,  o  agitador cultural Professor  Antônio Lima, que encantou a todos com poesia  de Castro Alves . O prefeito Lídio Bastos foi representado pela Secretária de Trabalho e Assistência Social, Profa.  Sandra Royes Bitencourt  . A Profa. Marta Ollé Xavier fez a doação oficial, nessa noite, de um computador com impressora para o Museu e  Dionil Machado Pereira também  brindou nosso museu com um  monitor  . A Presidente da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, Profa.  Solange Miranda , recepcionou a todos , com invulgar elegância. Confira as  imagens.







quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

CAIXA D' ÁGUA -- 80 ANOS

Oitenta anos da construção da rede de água e esgoto de DOM PEDRITO, cujo símbolo maior é a Caixa d'Água da Praça General Osório. Vejam as imagens da solenidade  organizada pela Prefeitura  , sob coordenação do Museu Paulo Firpo. A exposição desde segunda feira ,dia 30 de dezembro até início de abril de 2016 , está disponível no museu, onde pode também ser adquirido o CD  com imagens e textos sobre essa pesquisa da história do saneamento básico de Dom Pedrito.
Banda da 3ª Cia
 

                
Banda do Instituto Artístico "Carlos Gomes "

 
Pronunciamento do Prefeito Lídio Dalla Nora Bastos
Prefeito Lídio Bastos e Clelia Ferrer Fernandes ,durante o ato de
hasteamento do Pavilhão Nacional 

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CAIXA D' ÁGUA É NOTÍCIA

Matéria publicada, ontem, dia 25 de novembro , no ALMANAQUE da ZERO HORA, reproduzimos para nossos amigos.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

80 ANOS DA CAIXA D'ÁGUA

Dia 28 de novembro, sábado, às 11 horas , a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura , promoverá  evento comemorativo aos 80 Anos da implantação da rede de água e esgoto em nossa cidade. No adro da Caixa d'Água, marco referencial dessa história ,será montada uma exposição  que ficará à visitação até  às 17 h, quando a Banda da E. M.  "Prof. Bernardino  Tatu", fará o encerramento , abrilhantando o evento. Será lançado um disco compacto com textos e imagens da exposição,  patrocinado pela Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo .  Durante à tarde, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma ação , voltada a seus objetivos.
O evento, coordenado pelo Museu Paulo Firpo,  conta também com  o apoio da Assessoria de Tradição e Folclore, Turismo e Lazer.
Foto: Eduardo Rocha

MUSEU PAULO FIRPO TEM ASSENTO NO COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS

No dia 12 de novembro, foi implantado o COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS , em reunião em Porto Alegre, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura,  com apoio do Sistema Estadual de Museus . Nessa oportunidade, o Diretor do Museu Paulo Firpo  passou a integrar o Colegiado, juntamente com Anderson  Romário Pereira Correa ( Museu Oswaldo Aranha - Alegrete ) que indicaram como suplentes Glécio Rodrigues dos Santos( Museu  Nossa Senhora do Rosário Bom fim-São Gabriel ) e Maria Luiza Cardoso  Pêgas ( Museu Dom Diogo de Souza - Bagé).O Colegiado é  órgão de assessoramento imediato da Secretaria de Estado das Cultura , de acordo com a Portaria nº  61, de 20 de outubro de 2011, nos assuntos pertinentes aos museus, museologia e musealização e suas políticas .
Outras informações  sobre o Colegiado podem se encontradas no blog da Sexta Região Museológica RS .

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL

   
Primeiro evento: colocação do lenço azul em  Assis Brasil, no Museu
pela representante da SMEC , Ana Paula Balsamo 
O Diretor do Museu, colocando o lenço azul no busto do Barão do Rio Branco
Sra Evelin Coradini, dinâmica  Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer,
de Dom Pedrito conversando com o Diretor do Museu, durante o evento.
 
A exemplo do que ocorreu em Alegrete, iniciado pelo Museu da Gaúcho ,o Museu Paulo Firpo, com apoio da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, nesta quarta- feira - dia 11 de novembro-- promoveram também uma ação relâmpago, colocando lenços azuis nos bustos masculinos do município, alusivo ao NOVEMBRO AZUL.  Nos bustos em volta da praça e no Monumento à Paz Farroupilha, na entrada da cidade, e nos bustos de José Bonifácio, Flores da Cunha e Borges de Medeiros, do Salão Nobre da Prefeitura , foram colocados os lenços azuis. Como foi uma "ação relâmpago" poucas pessoas compareceram ,  mas a iniciativa marcou  o mês de prevenção de câncer entre os homens. O evento realizado em Alegre está noticiado  no blog da SEXTA REGIÃO MUSEOLÓGICA RS

                           Presidente da Liga , de Dom Pedrito, Evelin Coradini, colocando o
                "lenço azul" no busto de Borges de Medeiros ,no Salão Nobre da Prefeitura
                                                       Foto: Claudenir Munhoz
Busto de José Bonifácio, do Salão Nobre da Prefeitura
Foto : Claudenir Munhoz