quarta-feira, 18 de novembro de 2015

80 ANOS DA CAIXA D'ÁGUA

Dia 28 de novembro, sábado, às 11 horas , a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura , promoverá  evento comemorativo aos 80 Anos da implantação da rede de água e esgoto em nossa cidade. No adro da Caixa d'Água, marco referencial dessa história ,será montada uma exposição  que ficará à visitação até  às 17 h, quando a Banda da E. M.  "Prof. Bernardino  Tatu", fará o encerramento , abrilhantando o evento. Será lançado um disco compacto com textos e imagens da exposição,  patrocinado pela Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo .  Durante à tarde, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma ação , voltada a seus objetivos.
O evento, coordenado pelo Museu Paulo Firpo,  conta também com  o apoio da Assessoria de Tradição e Folclore, Turismo e Lazer.
Foto: Eduardo Rocha

MUSEU PAULO FIRPO TEM ASSENTO NO COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS

No dia 12 de novembro, foi implantado o COLEGIADO SETORIAL DE MUSEUS , em reunião em Porto Alegre, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura,  com apoio do Sistema Estadual de Museus . Nessa oportunidade, o Diretor do Museu Paulo Firpo  passou a integrar o Colegiado, juntamente com Anderson  Romário Pereira Correa ( Museu Oswaldo Aranha - Alegrete ) que indicaram como suplentes Glécio Rodrigues dos Santos( Museu  Nossa Senhora do Rosário Bom fim-São Gabriel ) e Maria Luiza Cardoso  Pêgas ( Museu Dom Diogo de Souza - Bagé).O Colegiado é  órgão de assessoramento imediato da Secretaria de Estado das Cultura , de acordo com a Portaria nº  61, de 20 de outubro de 2011, nos assuntos pertinentes aos museus, museologia e musealização e suas políticas .
Outras informações  sobre o Colegiado podem se encontradas no blog da Sexta Região Museológica RS .

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL

   
Primeiro evento: colocação do lenço azul em  Assis Brasil, no Museu
pela representante da SMEC , Ana Paula Balsamo 
O Diretor do Museu, colocando o lenço azul no busto do Barão do Rio Branco
Sra Evelin Coradini, dinâmica  Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer,
de Dom Pedrito conversando com o Diretor do Museu, durante o evento.
 
A exemplo do que ocorreu em Alegrete, iniciado pelo Museu da Gaúcho ,o Museu Paulo Firpo, com apoio da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, nesta quarta- feira - dia 11 de novembro-- promoveram também uma ação relâmpago, colocando lenços azuis nos bustos masculinos do município, alusivo ao NOVEMBRO AZUL.  Nos bustos em volta da praça e no Monumento à Paz Farroupilha, na entrada da cidade, e nos bustos de José Bonifácio, Flores da Cunha e Borges de Medeiros, do Salão Nobre da Prefeitura , foram colocados os lenços azuis. Como foi uma "ação relâmpago" poucas pessoas compareceram ,  mas a iniciativa marcou  o mês de prevenção de câncer entre os homens. O evento realizado em Alegre está noticiado  no blog da SEXTA REGIÃO MUSEOLÓGICA RS

                           Presidente da Liga , de Dom Pedrito, Evelin Coradini, colocando o
                "lenço azul" no busto de Borges de Medeiros ,no Salão Nobre da Prefeitura
                                                       Foto: Claudenir Munhoz
Busto de José Bonifácio, do Salão Nobre da Prefeitura
Foto : Claudenir Munhoz

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MUSEU PAULO FIRPO E A SEMANA DE DOM PEDRITO

O Museu Paulo Firpo desenvolveu programação especial alusiva ao Aniversário de 143 anos   de  Emancipação Política de Dom Pedrito , que se celebra no dia 30 de outubro. Durante a Semana   aconteceram  recepções  de alunos para visitação ao Museu, quando é realizada a visita orientada, e para ver a Exposição " Da terra do ferro ao campo das flores " , evocativa   de Etchevarria- cidade natal de Pedro Ansuateguy ( terra do ferro)  e de Iñuvoti ( como os  índios chamavam esta região " campo das flores " . Foram recepcionados alunos do fundamental --séries finais e iniciais -- sendo que para os  alunos de 1ª a 4ª séries é apresentada uma maquete histórica . Nas escolas municipais  Alcides Maia e Bernardino Tatu e na estadual Bernardino Ângelo também  foram proferidas palestras sobre a história de Dom Pedrito.
                         Museólogo Adilson Oliveira- palestrante - e professoras e alunos da
                                                    Escola Municipal Bernardino Tatu

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

MUSEU PAULO FIRPO CELEBRA SEMANA DE DOM PEDRITO

             O Museu Paulo Firpo estará desenvolvendo a seguinte programação alusiva ao Aniversário de Emancipação  Política de Dom Pedrito , de 20 de outubro a 20 de novembro:
   dia 21  , às 15 h. Visita de alunos da Escola Munc. Dr. José Tude de Godoy;
   dia 22 , às 8h 30 min. Palestra na Escola Alda Seabra - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
   dia 26 ,às 10 h. Palestra na Escola Mun. Alcides Maia - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
   dia 26  às 15 h. Palestra no Ins. Est. de Educação Bernardino Ângelo - "Da terra do ferro ao    
               campo  das flores"- séries finais do 1º grau
   dia 27, às 15 h. Palestra na E. M. Alcides Maia - História de D. Pedrito, para séries iniciais
   dia 28, às 10h. Palestra na E. M. Alda Seabra- " Da terra do ferro ao campo das flores "
   dia 29, às  10 horas "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" escolares e público em geral - Saída
                      em frente ao Museu.
   dia 5 de novembro ,às  10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos da E.Escola M.
                      Alcides Maia; 
   dia 6 de nov. às  10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos do I. E. de Educação
                      Bernardino  Ângelo;
Ainda de 22 a 25 de nov.no Parque do Sindicato Rural, pavilhão central , a exposição" MATEANDO SOLITO... "e  de  20 de out. a 20 de nov. no Museu Paulo Firpo , Exposição " Da terra do Ferro ao Campo das Flores " A primeira refere-se ao  uso da tradicional bebida , com dados históricos, sociológicos e culturais  e a segunda evoca a história de Dom Pedrito, desde  dados  sobre a origem de Pedro de Ansuateguy a fatos históricos do início da  povoação.


                                                     Palestra  na Escola Heloísa Louzada

terça-feira, 13 de outubro de 2015

MATEANDO SOLITO ... EM BAGÉ

A exposição  MATEANDO SOLITO ... que se propõe a visitar a Sexta Região Museológica , está sendo mostrada em Bagé , no Museu Dom Diogo de Souza . No dia 2 de outubro, ministramos a Oficina do mate , para um grupo de escolares  daquela cidade.
. Nesse dia , rendeu até hora de arte , com declamação de poesia sobre o chimarrão e apresentações musicais.Confira as imagens , clicadas por Maria Luiza Pegas, do Museu Dom Diogo de Souza.
Visão geral da exposição

Aluna mostrando seu chimarrão

Apresentação musical de um aluno  gaiteiro

Mus. Adilson Oliveira , curador da exposição,  durante a visita orientada. 
 
                                                         Pormenor da oficina do mate
                                                                  Apresentação musical


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

SEGUNDO " CHÁ DA MEMÓRIA"

A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU PAULO FIRPO promoveu no sábado, dia 26 de setembro, o segundo evento denominado CHÁ DA MEMÓRIA .Além da colaboração que cada participante destina à entidade, há  a confraternização, o entretenimento e o "avivamento" de certos fatos da memória individual e coletiva de nossa cidade , de nossos personagens e  a relação que se estabelece, pois cada participante tem seu momento para expor um fato, uma lembrança de sua vida. Assim foi no primeiro, quando foram  motivados a trazerem uma xícara de sua casa , com história. Neste , do dia 26, todos trouxeram  uma foto referente a um fato ou personagem marcante de sua vida. Fotos de bailes, formaturas, festas particulares casamentos , reunião de gerações ... E  assim aconteceu , num clima descontraído e de muitas e gratas lembranças. O encontro foi abrilhantado com a presença da renomada concertista pedritense  Elda Maria Quadros Pires. Confira as imagens .