O Museu Paulo Firpo desenvolveu programação especial alusiva ao Aniversário de 143 anos de Emancipação Política de Dom Pedrito , que se celebra no dia 30 de outubro. Durante a Semana aconteceram recepções de alunos para visitação ao Museu, quando é realizada a visita orientada, e para ver a Exposição " Da terra do ferro ao campo das flores " , evocativa de Etchevarria- cidade natal de Pedro Ansuateguy ( terra do ferro) e de Iñuvoti ( como os índios chamavam esta região " campo das flores " . Foram recepcionados alunos do fundamental --séries finais e iniciais -- sendo que para os alunos de 1ª a 4ª séries é apresentada uma maquete histórica . Nas escolas municipais Alcides Maia e Bernardino Tatu e na estadual Bernardino Ângelo também foram proferidas palestras sobre a história de Dom Pedrito.
Museólogo Adilson Oliveira- palestrante - e professoras e alunos da
Escola Municipal Bernardino Tatu
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
MUSEU PAULO FIRPO CELEBRA SEMANA DE DOM PEDRITO
O Museu Paulo Firpo estará desenvolvendo a seguinte programação alusiva ao Aniversário de Emancipação Política de Dom Pedrito , de 20 de outubro a 20 de novembro:
dia 21 , às 15 h. Visita de alunos da Escola Munc. Dr. José Tude de Godoy;
dia 22 , às 8h 30 min. Palestra na Escola Alda Seabra - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
dia 26 ,às 10 h. Palestra na Escola Mun. Alcides Maia - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
dia 26 às 15 h. Palestra no Ins. Est. de Educação Bernardino Ângelo - "Da terra do ferro ao
campo das flores"- séries finais do 1º grau
dia 27, às 15 h. Palestra na E. M. Alcides Maia - História de D. Pedrito, para séries iniciais
dia 28, às 10h. Palestra na E. M. Alda Seabra- " Da terra do ferro ao campo das flores "
dia 29, às 10 horas "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" escolares e público em geral - Saída
em frente ao Museu.
dia 5 de novembro ,às 10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos da E.Escola M.
Alcides Maia;
dia 6 de nov. às 10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos do I. E. de Educação
Bernardino Ângelo;
Ainda de 22 a 25 de nov.no Parque do Sindicato Rural, pavilhão central , a exposição" MATEANDO SOLITO... "e de 20 de out. a 20 de nov. no Museu Paulo Firpo , Exposição " Da terra do Ferro ao Campo das Flores " A primeira refere-se ao uso da tradicional bebida , com dados históricos, sociológicos e culturais e a segunda evoca a história de Dom Pedrito, desde dados sobre a origem de Pedro de Ansuateguy a fatos históricos do início da povoação.
Palestra na Escola Heloísa Louzada
dia 21 , às 15 h. Visita de alunos da Escola Munc. Dr. José Tude de Godoy;
dia 22 , às 8h 30 min. Palestra na Escola Alda Seabra - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
dia 26 ,às 10 h. Palestra na Escola Mun. Alcides Maia - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
dia 26 às 15 h. Palestra no Ins. Est. de Educação Bernardino Ângelo - "Da terra do ferro ao
campo das flores"- séries finais do 1º grau
dia 27, às 15 h. Palestra na E. M. Alcides Maia - História de D. Pedrito, para séries iniciais
dia 28, às 10h. Palestra na E. M. Alda Seabra- " Da terra do ferro ao campo das flores "
dia 29, às 10 horas "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" escolares e público em geral - Saída
em frente ao Museu.
dia 5 de novembro ,às 10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos da E.Escola M.
Alcides Maia;
dia 6 de nov. às 10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos do I. E. de Educação
Bernardino Ângelo;
Ainda de 22 a 25 de nov.no Parque do Sindicato Rural, pavilhão central , a exposição" MATEANDO SOLITO... "e de 20 de out. a 20 de nov. no Museu Paulo Firpo , Exposição " Da terra do Ferro ao Campo das Flores " A primeira refere-se ao uso da tradicional bebida , com dados históricos, sociológicos e culturais e a segunda evoca a história de Dom Pedrito, desde dados sobre a origem de Pedro de Ansuateguy a fatos históricos do início da povoação.
Palestra na Escola Heloísa Louzada
terça-feira, 13 de outubro de 2015
MATEANDO SOLITO ... EM BAGÉ
A exposição MATEANDO SOLITO ... que se propõe a visitar a Sexta Região Museológica , está sendo mostrada em Bagé , no Museu Dom Diogo de Souza . No dia 2 de outubro, ministramos a Oficina do mate , para um grupo de escolares daquela cidade.
. Nesse dia , rendeu até hora de arte , com declamação de poesia sobre o chimarrão e apresentações musicais.Confira as imagens , clicadas por Maria Luiza Pegas, do Museu Dom Diogo de Souza.
Apresentação musical
. Nesse dia , rendeu até hora de arte , com declamação de poesia sobre o chimarrão e apresentações musicais.Confira as imagens , clicadas por Maria Luiza Pegas, do Museu Dom Diogo de Souza.
Visão geral da exposição
Aluna mostrando seu chimarrão
Apresentação musical de um aluno gaiteiro
Mus. Adilson Oliveira , curador da exposição, durante a visita orientada.
Pormenor da oficina do mate Apresentação musical
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
SEGUNDO " CHÁ DA MEMÓRIA"
A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU PAULO FIRPO promoveu no sábado, dia 26 de setembro, o segundo evento denominado CHÁ DA MEMÓRIA .Além da colaboração que cada participante destina à entidade, há a confraternização, o entretenimento e o "avivamento" de certos fatos da memória individual e coletiva de nossa cidade , de nossos personagens e a relação que se estabelece, pois cada participante tem seu momento para expor um fato, uma lembrança de sua vida. Assim foi no primeiro, quando foram motivados a trazerem uma xícara de sua casa , com história. Neste , do dia 26, todos trouxeram uma foto referente a um fato ou personagem marcante de sua vida. Fotos de bailes, formaturas, festas particulares casamentos , reunião de gerações ... E assim aconteceu , num clima descontraído e de muitas e gratas lembranças. O encontro foi abrilhantado com a presença da renomada concertista pedritense Elda Maria Quadros Pires. Confira as imagens .
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
CHÁ DA MEMÓRIA
Em sua segunda edição, promoção da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, o CHÁ DA MEMÓRIA ira acontecer no próximo sábado ,dia 26 de setembro, às 16 horas na Confeitaria Real, Av. Barão do Rio Branco, 799.
Na oportunidade , teremos a participação da concertista pedritense ELDA MARIA QUADROS PIRES , que nos brindará com suas interpretações.
Pede-se que , sendo Chá da Memória, cada um leve uma foto de um fato ou de pessoa marcante em sua vida para compartilhar essa lembrança com os demais.
Ingressos, no Museu Paulo Firpo.
Na oportunidade , teremos a participação da concertista pedritense ELDA MARIA QUADROS PIRES , que nos brindará com suas interpretações.
Pede-se que , sendo Chá da Memória, cada um leve uma foto de um fato ou de pessoa marcante em sua vida para compartilhar essa lembrança com os demais.
Ingressos, no Museu Paulo Firpo.
terça-feira, 15 de setembro de 2015
CHÁ DA MEMÓRIA
O Museu Paulo Firpo irá promover no próximo dia 26 de setembro, sábado, o segundo CHÁ DA MEMÓRIA .Será na Confeitaria Real- Av. Barão do Rio Branco,799, às 16 horas. Teremos apresentação musical com a pianista pedritense ELDA MARIA QUADROS PIRES .O valor do convite é 20,00 e podem ser adquiridos no próprio museu. Pede-se que levem uma fotografia de um fato marcante em sua vida para apresentar aos demais participantes - pois é um chá de memórias!
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
ELENITA MARTINS IRÁ EXPOR EM DOM PEDRITO
Elenita Martins , que foi Assessora de Turismo, em Dom Pedrito, no início de 2000, hoje residente em Florianópolis , virá expor seus trabalhos de Artista Plástica, brevemente , no Museu Paulo Firpo. Elenita é natural de Santa Maria, onde em 1980 iniciou-se na pintura , incentivada pelo artista plástico Heron Medeiros . Tem obras no Brasil e no exterior , caracterizadas pelas cores vibrante e traço forte. Dedica-se atualmente a Marca FACES OF BRAZIL, lançada a na Suécia.
Assinar:
Postagens (Atom)








