quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MUSEU PAULO FIRPO E A SEMANA DE DOM PEDRITO

O Museu Paulo Firpo desenvolveu programação especial alusiva ao Aniversário de 143 anos   de  Emancipação Política de Dom Pedrito , que se celebra no dia 30 de outubro. Durante a Semana   aconteceram  recepções  de alunos para visitação ao Museu, quando é realizada a visita orientada, e para ver a Exposição " Da terra do ferro ao campo das flores " , evocativa   de Etchevarria- cidade natal de Pedro Ansuateguy ( terra do ferro)  e de Iñuvoti ( como os  índios chamavam esta região " campo das flores " . Foram recepcionados alunos do fundamental --séries finais e iniciais -- sendo que para os  alunos de 1ª a 4ª séries é apresentada uma maquete histórica . Nas escolas municipais  Alcides Maia e Bernardino Tatu e na estadual Bernardino Ângelo também  foram proferidas palestras sobre a história de Dom Pedrito.
                         Museólogo Adilson Oliveira- palestrante - e professoras e alunos da
                                                    Escola Municipal Bernardino Tatu

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

MUSEU PAULO FIRPO CELEBRA SEMANA DE DOM PEDRITO

             O Museu Paulo Firpo estará desenvolvendo a seguinte programação alusiva ao Aniversário de Emancipação  Política de Dom Pedrito , de 20 de outubro a 20 de novembro:
   dia 21  , às 15 h. Visita de alunos da Escola Munc. Dr. José Tude de Godoy;
   dia 22 , às 8h 30 min. Palestra na Escola Alda Seabra - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
   dia 26 ,às 10 h. Palestra na Escola Mun. Alcides Maia - "Da terra do ferro ao campo das flores" ;
   dia 26  às 15 h. Palestra no Ins. Est. de Educação Bernardino Ângelo - "Da terra do ferro ao    
               campo  das flores"- séries finais do 1º grau
   dia 27, às 15 h. Palestra na E. M. Alcides Maia - História de D. Pedrito, para séries iniciais
   dia 28, às 10h. Palestra na E. M. Alda Seabra- " Da terra do ferro ao campo das flores "
   dia 29, às  10 horas "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" escolares e público em geral - Saída
                      em frente ao Museu.
   dia 5 de novembro ,às  10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos da E.Escola M.
                      Alcides Maia; 
   dia 6 de nov. às  10h. "Roteiro Cultural pelo Centro Histórico" - alunos do I. E. de Educação
                      Bernardino  Ângelo;
Ainda de 22 a 25 de nov.no Parque do Sindicato Rural, pavilhão central , a exposição" MATEANDO SOLITO... "e  de  20 de out. a 20 de nov. no Museu Paulo Firpo , Exposição " Da terra do Ferro ao Campo das Flores " A primeira refere-se ao  uso da tradicional bebida , com dados históricos, sociológicos e culturais  e a segunda evoca a história de Dom Pedrito, desde  dados  sobre a origem de Pedro de Ansuateguy a fatos históricos do início da  povoação.


                                                     Palestra  na Escola Heloísa Louzada

terça-feira, 13 de outubro de 2015

MATEANDO SOLITO ... EM BAGÉ

A exposição  MATEANDO SOLITO ... que se propõe a visitar a Sexta Região Museológica , está sendo mostrada em Bagé , no Museu Dom Diogo de Souza . No dia 2 de outubro, ministramos a Oficina do mate , para um grupo de escolares  daquela cidade.
. Nesse dia , rendeu até hora de arte , com declamação de poesia sobre o chimarrão e apresentações musicais.Confira as imagens , clicadas por Maria Luiza Pegas, do Museu Dom Diogo de Souza.
Visão geral da exposição

Aluna mostrando seu chimarrão

Apresentação musical de um aluno  gaiteiro

Mus. Adilson Oliveira , curador da exposição,  durante a visita orientada. 
 
                                                         Pormenor da oficina do mate
                                                                  Apresentação musical


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

SEGUNDO " CHÁ DA MEMÓRIA"

A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU PAULO FIRPO promoveu no sábado, dia 26 de setembro, o segundo evento denominado CHÁ DA MEMÓRIA .Além da colaboração que cada participante destina à entidade, há  a confraternização, o entretenimento e o "avivamento" de certos fatos da memória individual e coletiva de nossa cidade , de nossos personagens e  a relação que se estabelece, pois cada participante tem seu momento para expor um fato, uma lembrança de sua vida. Assim foi no primeiro, quando foram  motivados a trazerem uma xícara de sua casa , com história. Neste , do dia 26, todos trouxeram  uma foto referente a um fato ou personagem marcante de sua vida. Fotos de bailes, formaturas, festas particulares casamentos , reunião de gerações ... E  assim aconteceu , num clima descontraído e de muitas e gratas lembranças. O encontro foi abrilhantado com a presença da renomada concertista pedritense  Elda Maria Quadros Pires. Confira as imagens .

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CHÁ DA MEMÓRIA

Em sua segunda edição, promoção da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo, o CHÁ DA MEMÓRIA ira acontecer no próximo sábado ,dia 26 de setembro, às 16 horas na Confeitaria  Real, Av. Barão do Rio Branco, 799.
Na oportunidade , teremos a participação da concertista pedritense ELDA MARIA QUADROS PIRES , que nos brindará  com suas interpretações.
Pede-se que , sendo Chá da Memória, cada um leve uma foto de um fato ou de  pessoa marcante em sua vida para compartilhar essa lembrança com os demais.
 Ingressos, no Museu Paulo Firpo.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

CHÁ DA MEMÓRIA

O Museu Paulo Firpo  irá promover no próximo dia 26 de setembro, sábado, o segundo CHÁ DA MEMÓRIA .Será na Confeitaria Real- Av. Barão do Rio Branco,799, às 16 horas. Teremos apresentação musical com a pianista pedritense ELDA MARIA QUADROS PIRES .O valor do convite é 20,00 e podem ser adquiridos no próprio museu. Pede-se que   levem uma fotografia de um fato marcante em sua vida para apresentar aos demais participantes - pois é um chá de memórias!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ELENITA MARTINS IRÁ EXPOR EM DOM PEDRITO

Elenita  Martins , que foi Assessora de Turismo, em Dom Pedrito,  no início de 2000, hoje residente em Florianópolis , virá  expor seus trabalhos de Artista Plástica, brevemente , no Museu  Paulo Firpo. Elenita é natural de Santa Maria, onde em 1980 iniciou-se na pintura , incentivada pelo artista plástico  Heron Medeiros  . Tem  obras no Brasil e no exterior  , caracterizadas pelas cores vibrante e traço forte. Dedica-se atualmente a Marca  FACES OF BRAZIL, lançada a  na Suécia.