sábado, 25 de abril de 2020

Museu Paulo Firpo, funcionários em home working

Para usar uma palavra na ordem do  "home working"  os funcionários do museu estão em trabalho em casa . Realizamos 3 cursos da escola virtual sobre Documentação Museológica , Plano Museológico e Conservação de Acervos Museológico. todos muito bem planejados e elucidativos , ora trazendo novidades ,ora confirmando informações   que são presentes  em nossas rotinas de trabalho  e que conformam nosso museu dentro de um quadro de atualidade e vivências institucional. Hoje, sábado, 25 de abril, assisti  duas palestras  interessantíssimas , uma delas com Mário Chagas,  poeta e museólogo, escritor -- autor de MUSEÁLIAS, obra  em que imprime muitas de suas palestras e que faz parte , a obra, da nossa mini biblioteca de apoio museológico - com quem tive o privilégio de compartilhar encontros da área e do fórum de museu, em 2018 , na capital do Estado.
A  entrevista de Maria Abadia , reporto também como muito interessante quando aborda a importância  do conceito " museologia social ". Esses dois programas repassei no blog, permitindo assim  abrangência maior.
Hoje , também, recebi  comentário do  jornalista Gilmar de Quadros , sempre tão generoso em elogios  , que reproduz  parte do passatempo cultural que elaboramos , juntamente com  meus colegas de museu, para ser  desenvolvido  pelos amigos e usuários da instituição aproveitando esse momento # fique em casa . São  um conjunto de atividades para ser resolvidas em família , como um instrumento de valorização divulgação e reapropriação de memórias e  de acervos familiares  O resultado dessa ação será um dos  temas da NOITE DOS MUSEUS a ser celebrada  na segunda quinzena de novembro .

Museu, memória e cidadania.

Entrevista com Maria Abadia Teixeira (Ponto de Memória da Estrutural - DF).