quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Coloquio Internacional de Museología Social, Participativa y Crítica (dí...

Coloquio Internacional de Museología Social, Participativa y Crítica (dí...

COLÓQUIO INTERNACIONAL

 Esta acontecendo, virtualmente , em Santiago - Chile-  um Colóquio  Internacional de Museologia , no qual  nos havíamos inscritos  anteriormente e que seria realizado  em maio  deste ano, transferidos datas e  formatação. Ontem  , depois  da brilhante apresentação de Hugges de Varine - um dos maiores defensores da museologia social-- muitos outros  palestrantes  se fizeram ouvir e  ocorreram as mesas -redondas , com participação de museólogos de diversos países . O evento está sendo transmitido   em francês  , inglês  e  espanhol.

                            MUSEOLOGIA   TRADICIONAL                       MUSEOLOGIA SOCIAL

  EDIFÍCIO                       Espaço exclusivo                                          Territorialidade

 COLEÇÕES                    Objetos de status                                       Patrimônio diverso

 USUÁRIOS                      Público letrado                                               Diversidade 

Colocaríamos outro ítem :

 EXPOSIÇÃO                     Verdade absoluta                              Reflexão/discussão/ questionamento

O evento estender-se -á até sexta -feira .

  

sábado, 25 de abril de 2020

Museu Paulo Firpo, funcionários em home working

Para usar uma palavra na ordem do  "home working"  os funcionários do museu estão em trabalho em casa . Realizamos 3 cursos da escola virtual sobre Documentação Museológica , Plano Museológico e Conservação de Acervos Museológico. todos muito bem planejados e elucidativos , ora trazendo novidades ,ora confirmando informações   que são presentes  em nossas rotinas de trabalho  e que conformam nosso museu dentro de um quadro de atualidade e vivências institucional. Hoje, sábado, 25 de abril, assisti  duas palestras  interessantíssimas , uma delas com Mário Chagas,  poeta e museólogo, escritor -- autor de MUSEÁLIAS, obra  em que imprime muitas de suas palestras e que faz parte , a obra, da nossa mini biblioteca de apoio museológico - com quem tive o privilégio de compartilhar encontros da área e do fórum de museu, em 2018 , na capital do Estado.
A  entrevista de Maria Abadia , reporto também como muito interessante quando aborda a importância  do conceito " museologia social ". Esses dois programas repassei no blog, permitindo assim  abrangência maior.
Hoje , também, recebi  comentário do  jornalista Gilmar de Quadros , sempre tão generoso em elogios  , que reproduz  parte do passatempo cultural que elaboramos , juntamente com  meus colegas de museu, para ser  desenvolvido  pelos amigos e usuários da instituição aproveitando esse momento # fique em casa . São  um conjunto de atividades para ser resolvidas em família , como um instrumento de valorização divulgação e reapropriação de memórias e  de acervos familiares  O resultado dessa ação será um dos  temas da NOITE DOS MUSEUS a ser celebrada  na segunda quinzena de novembro .

Museu, memória e cidadania.

Entrevista com Maria Abadia Teixeira (Ponto de Memória da Estrutural - DF).

quinta-feira, 26 de março de 2020

MUSEU DE PORTAS FECHADAS

Desde sexta, dia 20 ,o Museu permanece de portas fechadas, mas nós todos em home oficie . Lendo muito, assistindo alguns vídeos sobre museus . Nós temos no Museu uma mini-biblioteca de apoio museológico, com cerca de 100 obras sobre museologia e museus.  Dessas selecionamos cinco  inicialmente , que estão sendo repassadas para a equipe de trabalho, como forma de reflexão e atualização.  Assim, as portas fechadas- podem ser portas abertas - a novas reflexões ,  um  quase como um  "ócio criativo" defendido por Bernardo Toro. Se quiserem podem abrir no google " banner dptodos "  e assistir uma série de slides sobre Dom Pedrito ou nosso blog , colocando apenas   museu paulo firpo. 
 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

MINI PALESTRA NA VILA SÃO SEBASTIÃO


A imagem acima, colhida por André Uria, registra a mini palestra que realizamos na Capela da Vila São Sebastião, no domingo dia 19 de janeiro, ilustrada com várias imagens de peças  do Museu Paulo Firpo , referentes ao tema que abordamos ,ocasião em que apresentamos dados  históricos  e biográficos sobre o Cel. Torquato Antônio Severo, cujo centenário de morte   aconteceu em 23 de novembro passado. Bom público  nos prestigiou, cerca de 50 pessoas , com extrema atenção e inteligentes questionamentos.  Nessa mesma tarde aconteceu a missa festiva em honra ao santo padroeiro daquela localidade - São Sebastião.

Vida em Branco (Um poema de Zélia Duncan)

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

MUSEU RECEBE NOVAS DOAÇÕES

O Museu Paulo Firpo  acabou de receber , no final de dezembro, três importantes obras de arte . Nas imagens , a primeira  um grupo escultório , assinado por  DANIEL. A peça fazia parte do acervo  do Restaurante do Tio Flor - Porto Alegre - sendo arrematada em leilão, pelo doador-- Dr. Carlos Jader Feldman  - quando o espaço  fechou suas portas.   

A segunda peça , terracota , denominada  CARREGADORES DE ESTERCO, obra do artista plástico  pedritense Armando Almeida. Apenas como curiosidade , Almeida foi excelente gravador e pintor de fama internacional, expondo na Rússia, Estados  Unidos, Colômbia Uruguai  e foi escolhido seu nome para patrono  da Galeria de Arte a funcionar no Centro Cultural Gisele Bueno Pinto - Estação Ferroviária.   


De Armando Almeida é também esta obra  FRONTEIRA I, gravura  .


Essas peças , que por ora chamamos como " novas doações ", foram   acrescentadas ao acervo do Museu Paulo Firpo, graças à colaboração do Dr. Carlos  Jader  K. Felman, colecionador e expert em obras de arte, pedritense , mas residindo em Porto Alegre. 
Imagens clicadas por André Uria