quinta-feira, 18 de julho de 2019

OBRAS DA ARTISTA PLÁSTICA KIKA ESTÃO SENDO CATALOGADAS

   Até o   final deste ano, a produção de ANA CRISTINA   JARDIM  , apelidada Kika , será catalogada.   Assim quem tiver  peça produzida por essa artista, gentileza entrar em contato com o Museu Paulo Firpo,   a fim de  proporcionar indicação da obra e, posteriormente , ser incluida no catálogo. O trabalho está sob coordenação da  Curadora de Arte de Porto Alegre,Liane Strapazzom, da Rayuela Produtora Cultural .
ANA CRISTINA JARDIM
ANJO, cerâmica, com pátina
Acervo do Museu Paulo Firpo

MUSEU PAULO FIRPO: Encontro em Bagé

MUSEU PAULO FIRPO: Encontro em Bagé: No último sábado, dia 13 de julho, aconteceu em Bagé , importante encontro da área  cultural, especificamente da Museologia , com o Pres...

Encontro em Bagé

No último sábado, dia 13 de julho, aconteceu em Bagé , importante encontro da área  cultural, especificamente da Museologia , com o Presidente do IBRAM( Instituto Brasileiro de Museus ) Paulo Amaral e e o Presidente da Fundação Iberê Camargo , Emílio Kalil . Na oportunidade  reuniram-se  a Reitoria da URCAMP- mantenedora dos museus de Bagé -  gestoras dos museus Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira, e o Diretor do Museu Paulo Firp- Mus. Adilson Nunes de Oliveira , que representa o Sistema Estadual de Museus RS , como Coordenador da VI Região Museológica.  Importantes  assuntos foram abordados  em especial sobrte projetos, editais e patrocínios culturais. Após a reunião de trabalho,  juntaram-se ao encontro, produtores culturais, diretores de instituições e jornalistas. Na imagem, em primeiro plano,  à esquerda, Emílio Kalil - Fundação Iberê  Camargo ; ao centro Paulo Amaral - IBRAM- ladeado pela jornalista  Tânia Carvalho-  Maria Luiza Pegas , gestora de museu , Heloisa Beckman, da Casa de Cultura; Mus. Adilson Oliveira , do Museu Paulo Firpo , seguindo -se  a Pró Reitora de Ensino da URCAMP, Virginia P. Druex e o  jornalista  Gilmar de  Quadros; no interior do Museu Dom Diogo de Souza - Bagé. 

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Your Museum Coach: Preparing textiles for storage



Este vídeo encontrei no PRINTEREST e posto,pois equivale ao que fazemos no Museu Paulo Firpo, quanto à guarda de téxteis. Na realidade , acompanhamos  normas internacionais como esta . Para quem pensa que trabalho em museu  é  simples , há uma charge que termina dizendo mais ou menos assim " Quem julga que trabalho em museu não "dá trabalho"  acredita que as peças se cuidam sozinhas,   se expõem e voltam às  reservas, sozinhas , que elas gritam ou reclamam quando estão sendo descuidadas... "  Quem tiver interesse em ver nosso trabalho, venha nos visitar. Será uma alegria recebê-los, pois tenho visto  muitos exemplos iguais aos que fizemos , na realidade, aqui no Museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito, mas este estava tão bem colocado no modo que trabalhamos  e então  até me atrevi a compartilhar.