sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

IMAGENS DA EXPOSIÇÃO





       IMAGENS DA EXPOSIÇÃO RECENTEMENTE ABERTA NO MUSEU PAULO FIRPO
Venha conferir, nos nossos horários de verão, das 8 h às 12 h. Peças que ainda não  haviam sido expostas , referentes ao início da povoação, desde os fósseis, artefatos indígenas , que registram os primeiros tempos , passando pela chegada dos estancieiros , as presença da Igreja , o plano da vila, culminam com a  figura de Paulo Firpo, o principal memorialista , fundador do Museu .

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

MUSEU PAULO FIRPO TEM NOVA EXPOSIÇÃO

Na sexta - feira , dia 7 de dezembro, o Museu Paulo Firpo  esteve com significativos eventos. Além da entrega oficial da pintura da parte externa , que foi patrocinada pela ATHIS IMOBILIÁRIA , aconteceu o Lançamento do Libro MANIFESTAÇÕES DE AMOR , da pedritense IOLANDA MOTTA  , e a abertura de nova exposição referente à história de Dom Pedrito . Essa exposição é a primeira etapa do projeto expositivo  abrangendo  HISTÓRIA,  SOCIEDADE E TRABALHO, que serão abertas na sequência . Confira imagens, clicadas por Camila Wunsch .





terça-feira, 13 de novembro de 2018

OBRA SERÁ LANÇADA NO MUSEU

O MUSEU PAULO FIRPO   será cenário para o lançamento do livro da escritora pedritense   IOLANDA MARIA PRESTES  MOTTA ,   intitulado MANIFESTAÇÕES DE AMOR .   Em Dom Pedrito , morava na Chácara Branca, área hoje ocupada por engenhos . Estudou na Escola Estadual Dr. Arthur Villamil de Castro , no Colégio Na. Sra.  do Patrocínio e no Colégio  Na Sra. do Horto .Trabalhou em Porto Alegre como professora . Transferindo-se depois para Curitiba, onde reside atualmente ,  fez a Faculdade de Pedagogia . Tem ligações  familiares   com sobrinhos   e primos, residentes em Dom Pedrito .
Uma obra nova, nova autora,   para enriquecer a coleção dos LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES,  pesquisa e coleta de acervo, iniciada em 1982 , que já ultrapassou a casa dos 300 livros e dos 150 autores. Esta coleção, a   cada dois anos , é colocada em exposição , acesso público , também, através do catálogo  , cuja edição de 2016 ainda há exemplares disponíveis à venda no Museu.
O evento de lançamento será dia 7 de dezembro, às 21 h, no Museu Paulo Firpo . 

     Confira imagem repassadas pela escritora Iolanda Motta .




 

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

HISTÓRIA NA CASINHA DO SABER

Na última segunda - feira ( dia 29 de out.) fomos apresentar a maquete  sobre o início da história de Dom Pedrito , que intitulamos " história das casinhas", na Escolinha Infantil CASINHA DO SABER pela qual temos um imenso carinho, pois sempre nos  proporciona momentos muito gratificantes . Com essa atividade encerramos a série de envolvimentos  em  que o Museu Paulo Firpo participou, neste ano de comemorações dos 146   anos de emancipação política de Dom Pedrito. Confira as imagens e a atenção dos pequenos estudantes .


terça-feira, 18 de setembro de 2018

MUSEU PAULO FIRPO EXPÕE EM HORIZONTINA

O MUSEU PAULO FIRPO está apresentando , desde o dia 10 de setembro, até inícios de outubro, nas cidade de Horizontina, especificamente na Biblioteca e Museu Municipal desse município. São duas exposições : "Mateando solito ..." que evoca a tradicional bebida de gaúchos e platinos , e "Orixás e Okutás" , que nos reporta aos cultos afro-brasileiros e  à diversidade cultural. Confira imagens coletas por Nair Ferreira , diretora dos espaços do Centro Cultural .
                           Diretor do Museu Paulo Firpo e Curador da Exposição , intermediando  o evento com grupo de estudantes de Santa Rosa.
                                              Pormenor da exposição em Horizontina

 Autoridades  com o Prefeito , 3º , de camisa azul , da esq . para a dir. ,durante o ato de Abertura
                                             Preparando o mate , o curador da exposição
                                                Pormenor da exposição Mateando solitio..."

 ORIXÁS E OKUTAS , exposição do Museu Paulo Firpo, em Horizontina .                  
 Detalhe da apresentação musical, durante a abertura das exposições
                          O Curador da exposição intermediando  com alunos  de Santa Rosa

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

MUSEU RECEBE DOAÇÃO

Na manhã de 24 de agosto, em ato marcado pela simplicidade, o Salão Nobre da Prefeitura foi cenário para a doação da artista plástica  Ana  Cristina ( KIKA)  Jardim da Costa   ao acervo do Museu Paulo Firpo. Kika, como gosta de ser chamada, tem forte ligação familiar com Dom Pedrito, já  participou de duas exposições individuais no museu municipal e em coletivas.  Recentemente participou da exposição QUEERMUSEU - que gerou forte repercussão no país e no exterior, por ora no Rio de Janeiro, no Parque Lage. Kika  tem obras expostas em, outros museus , como o Oscar Niemeyer - Curitiba - , no CAC - Rio de Janeiro ,no Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS e no Museu de Arte Contemporânea , estes em Porto Alegre. A obra doada ao acervo do Museu Paulo Firpo faz parte da série "Anjos".  Apos a doação , houve uma apresentação artística com dança -Marina Pereira e Lorenzo Brignol , e música a cargo  do Instituto  Artístico Carlos Gomes, com o Prof. Lissandro  Peres  


  
Kika assinando a Ficha de Doação 

                                             Par de dançarinos  gaúchos -- Marina e Lorenzo





                          Equipe da Cultura com KIKAS e o Prefeito Mário Augusto Gonçalves                                              
       

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

MUSEU RECEBERÁ DOAÇÕES

A artista plástica , ceramista ,  ANA CRISTINA ( Kika) JARDIM, com forte ligação familiar com Dom Pedrito .  ,  nesta sexta-feira,  24 de  agosto,  fará  significativa doação de suas obras para o acervo do Museu Paulo Firpo, entidade onde  já expôs em mais de uma oportunidade  Um ato simples acontecerá , no Salão Nobre da Prefeitura , às 11 horas, que está sendo carinhosamente preparado, pela Equipe de Governo, Gabinetes do Prefeito e da Primeira Dama, Departamento de Cultura e Museu Paulo Firpo, com apoio do Instituto Artístico Carlos Gomes.   A ceramista Kika  está com obras  no Rio de Janeiro , na Exposição QUEER MUSEU, evento polêmico  no Estado, e  com obras em museus  de São Paulo e Porto Alegre, onde reside. Todos são convidados a prestigiarem esse ato, pois é um evento aberto ao público , em especial a seus amigos e familiares aqui residentes 

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Palestra hoje no IEEE "Bernardino Ângelo", promoção da SESMARIA CULTURAL




PALESTRA  promovida pela SESMARIA CULTURAL DE DOM PEDRITO com o tema "Ancestralidade  e epistemologia  afrocentradas - reflexões sobre mulheres negras e  a escrita de suas histórias " dia 16 de agosto , quinta - feira , 19 h 30 min.,   com a Dda Stephanie Moreira, cf. currículo sintético abaixo.


Stéphanie Moreira é cientista social, mestra em antropologia social e atualmente está doutoranda no Programa de Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na implementação da lei 10639/03 que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"; também desenvolveu estudos sobre identidade negra e comunidades quilombolas no Rio Grande do Norte tendo elaborado laudos antropológicos para regularização de territórios quilombolas nos estados do Maranhão e Minas Gerais. No momento desenvolve o estudo intitulado ‘Ancestralidade familiar negra: Um estudo sobre a trajetória de uma família negra do Sul do Brasil’ que versa sobre a trajetória de seus ancestrais paternos na cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul.
Fundou o projeto de empoderamento estético ‘Negro Charme’ em 2011 e organizou em 2016 o primeiro encontro de Moda Afropotiguar em Natal, Rio Grande do Norte.
Em Salvador foi fundadora em 2017 do Flor de Milho Quilombo de Artes, um coletivo quilombista que busca estabelecer intercâmbios no processos de criação e produção de arte bem como em atividades de estudo sobre as culturas negras e teorias afrocentradas.
É capoeirista da Associação de Capoeira Angola Relíquia Espinho Remoso, Mestre Zé do Lenço e Mestre Diogo, Salvador, BA.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Museu recebe congratulações do Prefeito e Chefe do Departamento de Cultura



  Cartão de congratulações recebido  pela Equipe do Museu Paulo Firpo, por ocasião da premiação que a entidade  foi distinguida pela Sec. de Estado da Cultura RS , na noite de 3 de julho, em ato solene realizado no  Teatro São Pedro, Porto Alegre .

sexta-feira, 22 de junho de 2018

QUAL O AUTOR ?

O Museu Paulo Firpo  precisa identificar  autor ou autora desta gravura. ajudem-nos . Qualquer informação pelo fone o xx 53 3243 1641

quarta-feira, 30 de maio de 2018

ROTEIRO CULTURAL À NOITE

O MUSEU PAULO FIRPO, com grupo de alunos do INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , na quarta - feira , 29 de maio, realizou o Roteiro Cultural pelo Centro Histórico, percorrendo   os principais pontos, como a praça central, monumentos , prefeitura , igreja matriz e caixa d'água. A atividade culminou na visita ao museu, quando foi ministrada uma oficinas de monotipia . Veja imagens coletadas pela Profa . Lucileda Costa.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

ROTEIRO CULTURAL PROMOVIDO PELO MUSEU PAULO FIRPO

A promoção " Roteiro cultural " continua neste ano , com percurso pelo centro histórico  que inclui  a Praça Gal. Osório e monumentos, Prefeitura, Igreja Matriz  , culminando na Caixa d' Água    e mais o Roteiro Cultural no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento , abordando aspectos históricos e da arte cemiterial e simbologia . Recentemente , com a turma da 7ª série da Escola  Dr José Tude de Godoy, percorremos , com a Profa. Taiana Machado e Lucileda Costa , da SMEC , o centro histórico, num  momento interessante , revendo fatos históricos e curiosidades sobre o passado de Dom Pedrito. Grupos de  estudantes e/opu de particulares que pretendam fazer esse circuito, basta  agendar pelo fone 0 xx 53 3243 12641
 Confira imagens clicadas por Lucileda M. Costa .


                                               Imagem colhida no salão nobre da Prefeitura 

Durante o roteiro na Praça Gal. Osório
                                     
                               Em frente à Prefeitura , com todo o grupo de alunos da 7ª série

segunda-feira, 21 de maio de 2018

NOITE DOS MUSEUS : SUCESSO

A NOITE DOS MUSEUS , que aconteceu no Museu Paulo Firpo, na sexta-feira, 18 de maio - DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS - teve recorde de público que lotou nossos espaços  internos e área externa. Após a Abertura da Exposição, marcada pela emoção dos familiares  e amigos de CORALIE GUEDES PEÇANHA,  um  conjunto de atrações que incluiu música, história , literatura tradição, minipalestras, declamação , oficina de monotipia e performance, atraiu excelente público   que, apesar do frio, se  manteve  hiperconectado até às 23 h.  O tema do ano , definido pela UNESCO /ICOM  neste ano foi MUSEUS HIPERCONECTADOS -  novas abordagens novos  públicos Confira imagens do evento ( Lucileda M. Costa ) Divulgue entre seus amigos .

                                  Bom público prestigiou a exposição que permanece aberta ao público                                                                                     até 30 de junho.
                                                                 Pormenor da visitação
                                                          Aspectos  da visitação
 Diretor do Museu apresentando um dos trabalhos da Oficina de Monotipia que foi ministrada pela Diretora do Departamento de Cultura, Profa . Julieta Farinha .
       Profa. Solange Miranda ,Presidente da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo , durante seu  pronunciamento sobre a doação de obras do pintor Corinto Brissac de  Lucena , ao acervo do Museu.
                               Participantes da Oficina de Monotipia, apresentando seus trabalhos 
                                        Bancada com o resultado da Oficina de monotipia

 COMPASSO ESCOLA DE DANÇA  ao apresentar sua minipalestra  

                                         Grupo  de participantes da NOITE DOS MUSEUS
                                        Família Guedes Peçanha na  NOITE DOS MUSEUS
 Leonardo Villamil, aluno da Escola Municipal Prof.Bernardino Tatu, apresentando-se ao violão   
                                     
                                                           Detalhe da  apresentação
                                Poesias de  Vinícius de Moraes integraram as apresentações
                         Profa. Eliza Coradini, durante o depoimento sobre a artista Coralie P. Guedes     
                                     
                  Compasso Escola de Dança trouxe  história , talento e arte na Noite dos Museus

                                           Grupo   de participantes da NOITE DOS MUSEUS
                                                 Recanto da montagem "Atelier de Coralie"

Laura Leal, 1º lugar no Show de Talentos da Escola Alcides Maia , fazendo sua apresentação na NOITE DOS MUSEUS /2018