quarta-feira, 16 de agosto de 2017

MUSEU PAULO FIRPO APRESENTA CADASTRO


O Museu Paulo Firpo recebeu , na semana passada , dia 11 de agosto, seu CADASTRO  NACIONAL , na categoria Museus , junto ao Ministério da Cultura , recebendo igualmente seu código de acesso no sítio museus br. 

O Cadastro Nacional de Museus  objetiva  produzir conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museal  em toda a sua diversidade. O órgão já tem mais de 3500 museus cadastrados em todo o território nacional. Para a obtenção desse cadastro é  necessário  atender uma série de exigências, dentre elas a atuação  no quadro funcional de um museólogo, registrado no COREM -Conselho Regional de Museologia-- plano museológico e regimento interno da instituição , além de se enquadrar nos aspectos que caracterizam a instituição como  um museu , entre estas :  ter  coleções de bens culturais musealizados  , aberto ao público ; elaborar pesquisas , exposições,  atividades de conservação preventiva...
Esse cadastro é mais  um instrumento que pontua o Museu de Dom Pedrito, dá visibilidade e credibilidade à instituição  - conclui o Diretor  Mus . Adilson Nunes de Oliveira.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

OSÓRIO SANTANA FIGUEIREDO

Faleceu em São Gabriel, no domingo passado , dia 6 de agosto, o Historiador  e Escritor Osório Santana Figueiredo.  autor de vários títulos sobre a história de São Gabriel , membro de muitas instituições culturais do Estado e do Brasil. Foi , por longos anos, Diretor do Museu João Pedro Nunes e do Museu Gaúcho da FEB, ambos de São Gabriel. Palestrante , muitas vezes participou  dos encontros de micro-história , realizados em Bagé. organizados por Tarcísio Taborda, frente ao Museu Dom Diogo de Souza .  O Prefeito de São Gabriel  decretou luto oficial por três dias, diante do incansável historiador que faleceu aos 91 anos.  Fica o registro e os votos de pezar à comunidade cultural  do município.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

PEDRITENSES PARTICIPAM DE ENCONTRO EM BAGÉ

A imagem  apresenta os participantes  de Dom Pedrito no  encontro em Bagé, que abordou "O passado e o presente  nos arquivos municipais", curso  ministrado pelo Doutorando Prof. Jorge Alberto Soares Cruz e  Doutoranda Profa. Luciana Souza Brito , da Universidade de Santa Maria .
Além dos temas específicos de arquivologia , à noite, os doutorandos da UFSM  apresentaram interessantes palestras sobre História regional
Dom Pedrito  se fez representar pela Profa. Lucileda Machado Costa   - Coordenadora de área de História , da SMEC , Prof. e Mus.  Adilson Nunes de Oliveira , diretor do Museu Paulo Firpo e Marcos  Augusto Saraiva de Assis ,   Chefe do Arquivo da Prefeitura que aparecem  na imagem acompanhados das gestoras do Museu Dom Diogo de Souza,  à  esquerda Carmem Barros e, ao centro Maria Luisa  Cardoso Pegas.
O evento foi uma promoção da URCAMP, através  do Museu Dom Diogo de Souza  em parceria com instituições culturais de Bagé e UFSM. Em setembro ocorrerão oficinas , complementado os aspectos teóricos abordados agora .