sexta-feira, 28 de abril de 2017

7º FORUM NACIONAL DE MUSEUS EM PORTO ALEGRE


Inscrições para o 7º Fórum Nacional de Museus começam hoje (27)

 

A Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções será o tema da 7ª edição do Fórum Nacional de Museus (FNM).  A partir de hoje (27), as inscrições já estão abertas no blogue do evento.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), o FNM acontece entre os dias 30 de maio e 4 de junho na cidade de Porto Alegre (RS) - foto.
Museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus e memória no Brasil terão espaço para refletir sobre os rumos dos museus brasileiros, e da Política Nacional de Museus, tendo como base as Recomendação da Unesco.
Já considerado como referência para as políticas públicas nas próximas décadas, o documento destaca o papel dos museus e suas coleções em um processo de desenvolvimento que se quer cada vez mais sustentável. Conheça o documento da Unesco.
Programação
Três conferências internacionais, nove painéis, com 27 convidados nacionais e estrangeiros, oito minicursos, apresentação de 49 trabalhos de pesquisa, além de grupos de trabalho, reuniões paralelas, atividades culturais e feira temática compõem a programação do 7º Fórum Nacional de Museus.
Os conferencistas convidados são François Mairesse, professor de Museologia da Sorbonne (França) e Presidente do Comitê Internacional para a Museologia (Icofom/Icom); Alan Trampe Torrejón, subdiretor Nacional de Museus do Governo do Chile; e Jill Cousins, diretora executiva da rede Europeana - que integra coleções digitais de 180 instituições de 27 países da Europa.
Já os painéis tratam de temas diversos como educação, criatividade, propriedade intelectual, comunicação e financiamento sob a perspectiva da área de museus. Para participar foram convidados representantes de museus de todas as regiões brasileiras, além de painelistas da Colômbia e Espanha.

MUSEU PAULO FIRPO SELECIONADO PARA O FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS

Foi publicado no Boletim  do INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS -- IBRAM , desta sexta feira , dia 28 de abril.,  a programação do 7º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS , que acontecerá em Porto Alegre, de 30 de maio a 4 de junho . Serão conferências, oficinas, mini-cursos debates e  apresentações de experiências ... renomados museólogos  mundiais , da França, México, Espanha Estados Unidos  entre outros países, estarão participando e que formarão um elenco de atividades  da maior importância  no campo museal. É a primeira vez que o Fórum Nacional acontecerá  no Rio Grande do Sul e tem apoio do International Council of Museums  -- ICOM  -- do  ICOFOM,  Unesco  e , logicamente do IBRAM e SNM e do Sistema Estadual de Museus - órgão da Secretaria Estadual de Cultura - e que é representado nesta região pela VI Coordenadoria  Museológica , com sede em Dom Pedrito ( entenda-se Museu Paulo Firpo).
Nosso Museu Paulo Firpo  ,  entre os 28 museus , previstos no edital, para a apresentação de pôster,   concorremos e fomos selecionados com o tema " LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES-- - PESQUISA, PRESERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO."  Assim estaremos, mais uma vez,   valorizando e divulgando a cultura local,  não só em Dom Pedrito, mas em nível nacional . Confiram a programação do  7º FNM acessando  www.museus.org.br

quarta-feira, 26 de abril de 2017

ALOCUÇÃO PROFERIDA PELO DIRETOR DO MUSEU PAULO FIRPO NO ATO DE ASSINATURA DO DECRETO QUE INSTITUIU O DIA DE PEDRO ANSOATEGUI





































































































 









 
  

ALOCUÇÃO  PROFERIDA  POR ADILSON NUNES DE OLIVEIRA NO ATO DE  ASSINATURA  DO  DECRETO QUE INSTITUIU O “DIA DE PEDRO  ANSOATEGUI.”

Autoridades nominadas no protocolo, bom dia !

No princípio  era iuiã  - La tierra

        Iñuvoti – La mata de flores  que cobria  la tierra

       Y- el água,

       Ytuzango – o rio Santa Maria        

      Tupã- el Dios

      Cateretê- La fiesta

      Cunhã – La mujer

IN ILLO TEMPORE , como dizia el cura que apontava  Tupã como Deus , in illo tempore , chegou  um catauá-  tez pálida , um iuaté – alto, um ianguaiará –  flaco.   Um verdadeiro  apiauá iuaté  iangaiuará  ---   blanco, alto y flaco  : DON PEDRO ANSOATEGUI  ---  a quem chamavam por apodo  DOM PEDRITO .

Depois , muito depois , se construiu ali uma tupamarucá – una iglezia- sob a invocação daquela  que havia patrocinado a expulsão dos mouros das nossas terras além mar --Nossa  Senhora do Patrocínio.

Dom Pedro Ansoategui nem sabia  que  havia deixado uma  povoação,  capela , freguesia , vila, uma cidade, enfim, que levaria seu nome diminutivo DOM PEDRITO.

E hoje  temos um dia para referenciar e reverenciar aquele que iniciou esta povoação.

Doze de outubro,  Dia de Colombo  – integração dos mundos , da raça, da Hespanidad !

Dia da criança – símbolo de esperança, de renovação de vida , de continuidade  de vida e de vida nova.  De  todos  os  Pedros , de  todos  os  Pedritos .  De  todos  que aqui nasceram  ou que aqui escolheram para viver.  Dia de pertencimento à terra . Dia de gratidão a PEDRO ANSOATEGUI que sobre a pedra edificou nossa terra.

Obrigado  Profª e Vereadora Rosemeri Santos; obrigado Prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves ; obrigado Cônsul de Espanha , Dr. José Pablo Alzina.

Obrigado a todos pela prestigiosa presença .  

Disse ...

                                    Adilson Nunes de Oliveira


































DECRETO INSTITUI "DIA DE PEDRO ANSOATEGUI"

Na segunda - feira , dia 24 de abril, a Câmara de Vereadores de DOM PEDRITO  aprovou  a data de 12 de outubro como DIA DE PEDRO ANSOATEGUI . Projeto apresentado pela Ver. Profª.  Rosemeri Santos.
O ato contou com a presença do Prefeito e Vice Prefeito de Dom Pedrito , Mário Augusto de Freire Gonçalves e Alberto Rodrigues , respectivamente , e do Cônsul Geral de Espanha , Dr. Jose Pablo Alzina , além de muitas outras pessoas . No dia seguinte , às 10h 30 min. , no Salão nobre da Prefeitura , com excepcional audiência , foi assinado o Decreto  , oficializando a data de 12 de outubro como Dia de Pedro Ansoategui. Um cerimônia muito bonita e significativa  Quanto a escolha dessa data  justifica-se por não haver outra referencial, restrita  à figura do fundador- optou-se,portanto, pelo dia da chegada dos espanhóis à América, Dia de Colombo,   e Dia de la  Hespanidad.- data festivamente  celebrada a 12 de outubro em toda a Espanha - país  de origem de PEDRO ANSOATEGUI, fundador de Dom Pedrito .  Confira imagens colhidas por nossa colega Profª. Lucileda Costa.

Prefeito Mário Augusto Gonçalves, Cônsul Jose Pablo Alzina, ao centro,  e o Diretor do Museu Professor e Museólogo  Adilson Nunes de Oliveira 


                     Cônsul de Espanha ,  Jose Pablo Alzina, ladeado , à direita ,  pela Ver. Rosemeri Martins , autora do projeto e Professoras  da SMEC
Prefeito de Dom Pedrito , Cônsul de Espanha, a Vereadora e o Direto do Museu , durante a cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura
Prefeito de Dom Pedrito , Mário Augusto Gonçalves  e o Cônsul de Espanha, José Pablo Alzina , durante a "troca de bandeiras"

terça-feira, 25 de abril de 2017

PALESTRA "ARTE OCULTA" ASSINALA O ANIVERSÁRIO DO MUSEU

Prefeito de Dom Pedrito , Mário Augusto de Freire  Gonçalves, proferindo a saudação ao palestrante
 
No sábado, 22 de abril, o Salão Nobre da Prefeitura serviu de cenário para um evento estritamente cultural, que assinalou , entre  outras programações , o ANIVERSÁRIO DO MUSEU PAULO FIRPO , através da palestra "ARTE  OCULTA " que foi proferida pelo Prof. Dr. Arnoldo  Walter Doberstein.
Saudado pelo Prefeito , Mário  Augusto de Freire Gonçalves, e acolitado na apresentação , pelo Presidente do Instituto Cultural " Emílio Sessa " nosso   conterrâneo Prof. Nilo Sérgio Montardo , a palestra girou em torno daqueles artefatos de arte e de arquitetura que, por fazerem parte de nosso cotidiano, passam desapercebidas , como a estátuas da Prefeitura e da Praça General Osório e a arte cemiterial.  Bom público presente ,  prestigiou o evento. Confira e   compartilhe a notícia e as imagens colhidas por nossa colega Lucileda Machado Costa .
                                Mus. Adilson Oliveira , Diretor  do Museu, no ato de abertura do evento
 Presidente do Instituto Cultural "Emílio Sessa" ,pedritense Nilo Sérgio Montardo, proferindo sua alocução

Pormenor da plateia , no primeiro plano ,à esquerda , o Palestrante Dr. Arnoldo Doberstein
 
Prof. Dr. Arnoldo Doberstein, durante sua brilhante palestra

 Assessor Municipal de Cultura, Dr. Rui Francisco Dias Lopes, no ato de agradecimento.


Palestrante , Dr. Doberstein, recebendo do Prefeito Mário Augusto Gonçalves o  decreto de Hóspede Oficial de Dom Pedrito

Participante da palestra : amigos de Porto Alegre ( Instituto Cultural Emílio Sessa ) e de Bagé , gestora de museus Maria Luiza Pegas e Elaine Bastianello , escritora e pesquisadora

segunda-feira, 24 de abril de 2017

RECEPÇÃO ÀS ANITAS

Neste sábado, dia 22 de abril, o MUSEU PAULO FIRPO recebeu as ANITAS -- grupo de São Jerônimo --- num encontro marcado pela cultura, história e regionalidade . Mas sobretudo pela amabilidade do grupo . Foi uma linda manhã !

                                     Museólogo Adilson Oliveira falando sobre a história de Dom Pedrito

 Grupo de pessoas que participaram da Recepção às ANITAS  

    Angélica  Machado Coelho Leal,  coordenadora do grupo, passando uma lembrança  ao Diretor do Museu

Grupo, em frente ao Museu , com Prefeito , Assessor de Cultura e demais participantes

Prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves, à esquerda , com o grupo. Em pé, Secretária Municipal de Educação, Profa.  Melize Xavier
 
 Recepcionadas inicialmente no Rancho Farroupilha " Dr. Cândido da Silva Neto " para um café, dirigiram- se ao Museu, onde participaram de uma palestra sobre a história do município.  Presentes o Prefeito de  Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves; Secretária Municipal de Educação e Cultura , Profa. Melize de Quadros Xavier ; Assessor Municipal de Cultura, Dr. Rui Francisco Dias Lopes,  Coordenadora de História da SMEC , Profa . Lucileda    Machado Costa  e Membros da Associação de Amigos do Museu ( Dionil Machado Pereira e Ieda Bortolin ) Confira imagens e compartilhe com seus amigos .

terça-feira, 18 de abril de 2017

PALESTRA INTEGRA A PROGRAMAÇÃO DO MUSEU NESTE FIM DE SEMANA

Neste fim de semana, dia 22 , seguindo a programação do 49º  ANIVERSÁRIO DO MUSEU PAULO FIRPO , acontecerá no sábado ,  dois eventos  significativos para a  entidade. O primeiro será às  11 h, com a Recepção das " ANITAS " , momento em que o Diretor do Museu,  Mus. Adilson Nunes de Oliveira,  proferirá uma palestra sobre a História de Dom Pedrito.
À noite, 19 h, no Salão Nobre da Prefeitura será a vez do palestrante Professor  e Escritor Dr Arnoldo Doberstein  apresentar  "ARTE OCULTA".  A palestra abordará aspectos  pontuais de Dom Pedrito  que , na maioria das vezes, passam desapercebidos por fazer parte do nosso cotidiano, como a prefeitura e os monumentos .
O Palestrante Dr. Doberstein é  Mestre e Doutor em História , pela PUC - Porto Alegre- com estudos voltados  para a atuação de escultores que atuaram no começo dos anos 20 do século passado no Rio Grande do sul e que trabalharam  na ornamentação de prefeituras, igrejas e cemitérios . Desses estudos resultaram dois livros : ESTATUÁRIA E IDEOLOGIA , e  ESTATUÁRIA, CATOLICISMO E GAUCHISMO. 
Atualmente  , Dr. Arnoldo coordena as pesquisas do Instituto Cultural Emílio Sessa , voltado para o estudo da arte sacra no Rio Grande do Sul. Esse Instituto é presidido pelo pedritense NILO SÉRGIO MONTARDO. Desse estudo e dessas pesquisas resultaram dois livros , sendo que com um deles recebeu o Premio Açorianos de Literatura em  2012.
Prestigie esse importante evento cultural de Dom Pedrito, promovido pelo MUSEU PAULO FIRPO, comemorativo aos 49 anos de sua fundação
Carta de Arnoldo Doberstein ao Diretor do Museu Paulo Firpo


 
Capa do Livro " Estatuária e Ideologia " , obra de Arnoldo Doberstein

terça-feira, 11 de abril de 2017

ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO NA VI REGIÃO

Como de praxe, o mês de março, assinala a ABERTURA DO ANO MUSEOLÓGICO , na VI REGIÃO MUSEOLÓGICA .O evento  ocorreu  em 3 cidades das 19 que compõem a Região. Iniciou dia   17 de março, no município de Alegrete, que de começo presenciamos  signifi--cativo  evento no Museu do Gaúcho , onde fomos recepcionados por seu Diretor  Jeferson Costa Leite e, depois da visita ao Museu de Arte , aconteceu a reunião , no Museu Osvaldo Aranha ,  contando com a presença das equipes das instituições culturais   e Diretores dos Museus de Alegrete e a Diretora do Museu  de Rosário do Sul, Janeri Nunes Moreira .
No dia 20 de março, foi em Bagé, no Museu Dom Diogo de Souza , que acolheu  a Direção do Museu de Colônia Nova ( Aceguá ) Presidente da Associação de Amigos dos Museus de Bagé, Diretor do Arquivo Público de Bagé, funcionários dos museus , escritores e historiadores . Depois da Abertura Oficial do Ano Museológico, percorremos pontos turísticos  e de interesse cultural  para a região.
A ABERURA DO ANO MUSEOLÓGICO 2017  encerrou em Lavras do Sul, dia 24, com presença do Prefeito desse Município e Secretário de Turismo , Presidente da Câmara Municipal e Diretor da Casa de Cultura José Neri da Silveira. Encerrando o evento, acompanhados pelo Prefeito Sávio, fizemos um roteiro cultural pelo cemitério municipal para observar aspectos da simbologia funerária .
Avaliamos como importante esses encontros , pois assim estabelecemos um diálogo com os demais colegas , na busca de compartilhar experiências e alternativas para o cumprimento do papel social e histórico dos museus . Confira imagens enviadas pelas   instituições .
Abertura do Ano Museológico , no Museu Dom Diogo de Souza, Bagé
 

            Diretora do Museu de Colônia Nova ( Aceguá )  Ingried Hubert, fazendo sua apresentação 
No Museu Dom Diogo de  Souza,  participação do Presidente da Associação de Amigos dos Museus de Bagé . 


                       Grupo de Diretores de Museus , no encontro em Bagé, dia 20 de março
No museu de Bagé- ato de Abertura do Ano Museológico.

Em Alegrete - Museu do Gaúcho- no centro, Jeferson Costa Leite , diretor  
 
 
 
 
 
                     No Museu do Gaúcho  , o Coordenador regional,com autoridades locais 
O coordenador Regional, com Marco Santierri, diretor do Museu Oswaldo Aranha                              I
Andrea Oliveira , Coordenadora Municipal de Cultura de Alegrete e Diretora do Museu de Arte José Pinto Bicca de Medeiros, com o Coordenador da VI RM

 


O  Coordenador da VI Região Museológica,  com Diretores dos museus da região, em Alegrete .


 
 


O Coordenador da VI Região Museológica com Secretária Municipal de Educação e Cultura de Alegrete, durante a Mesa Redonda que abordou temas da  cultura regional

MUSEU + PRESENTE +PRESENTES

Com esse título, o Museu Paulo Firpo abriu, dia  7 de abril , às 19 h, a Exposição de Arte , evidenciando as obras que a instituição  recebeu do ITAU UNIBANCO, através do Museu de Arte do Rio Grande do Sul " Ado Malagolli" . A  proposta   curatorial foi de que os presentes  na abertura da exposição se fotografassem num 'flash -action" e assim auxiliassem o museu  na divulgação do evento.  A exposição  apresenta obras em serigrafia  de  Cristina Parisi,  Herton Roitmam , Jussara Age , Lívia Palombini, L. Davi, Roseli Plentz,  Silvio Openheim  e  Renina Katz. No ato de  abertura , o Diretor do Museu , Mus. Adilson Oliveira salientou  que cada exposição funciona como um laboratório em que e se espera a reação dos visitantes . Reação de  aprovação, reprovação , desapontamento, estranhamento ou familiaridade . O que importa , realmente , é essa reação. Pois é essa resposta  que torna o museu questionador e provocativo.
Foi  elaborado  um painel de entrada com o título da exposição MUSEU + PRESENTE + PRESENTES , com um espelho , dentro do sinal de mais, onde o visitante se  vê projetado   e assim se inclui na exposição , como estando presente - de fato.
A exposição fica em cartaz até 10 de maio, período em que serão realizadas  atividades educativas,  coordenadas pela Supervisora de Artes da SMEC,  Profª .  Rosi Bendelin de Leon.
Todos são convidados a prestigiarem esse evento .

                                         Grupo de visitantes , durante a abertura da exposição

                                                            No painel,Prof. Antônio Lima
 
Assessor de Cultura, Dr. Rui Francisco Dias Lopes, e o Diretor do Museu.,
 
Coordenadora de Artes  da SMEC , Profa Rosi B. Leon
 
 
Professoras Fátima Ribas e Lucileda  Machado e filha

Grupo de professoras , com o Diretor do Museu  e  Sec. Municipal de Educação e Cultura - à direita-Profa. Melize Quadros Xavier.

    Grupo de participantes  da abertura, durante a confraternização.

                                          Painel de entrada , montado pela equipe do Museu