sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO NO MUSEU PAULO FIRPO




Com um público  de 122 pessoas, numa noite de clima super agradável, num ambiente de  diversidade e respeito, o Museu Paulo Firpo abriu suas portas para receber, no pátio da instituição, a atividade de culminância do Projeto REFLETINDO A CULTURA  NEGRA , desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Prof. Bernardino Tatu",  pelas Profa.  Fátima Ribas e Claudia Vallinodo.
O projeto, transformado em um espetáculo , iniciou com as apresentações  formais , coordenadas pela Diretora da Escola    e Prof. Antônio Lima. Na sequência  , foram entregues ao Museu, representações dos orixás, confeccionadas pelos alunos e professores integrantes do projeto. Encerrou com  performances e  danças , vivamente aplaudidas por todos .  Pensa-se, diante do fato de muitas pessoas  que não puderam assistir ao espetáculo , a possibilidade de reapresenta-lo , ainda neste ano.
Confira imagens  clicadas pela Profa.  Lucileda  Costa e Fátima Ribas .

Mateada na Feira do Livro 2017


No domingo,26 de novembro , aconteceu , durante a FEIRA DO LIVRO, bela  mateada, patrocinada pela ERVA MATE PONCHE VERDE, lá de Arvorezinha. Na imagem, Edinho Zanolete, de camisa azul , representante da  marca  em Dom Pedrito , durante o evento.  Erva mate PONCHE VERDE já patrocinou uma exposição do nosso Museu Paulo Firpo , que tem itinerado por algumas cidades  , levando a tradição do  mate , aspectos históricos , curiosidades e uma oficina com 3 maneiras diferentes de montar um bom chimarrão . 






quinta-feira, 16 de novembro de 2017

EVENTO ADIADO PARA SEGUNDA -FEIRA - 20 - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O evento referente ao DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA SERÁ  , foi adiado para segunda - feira 20- de novembro- ás 20 h 30 min, no pátio do Museu Paulo Firpo. O motivo foi o mau tempo. Agradecemos a compreensão de todos  .

EVENTO DO MUSEU PODE SER ADIADO

Em vista do  tempo instável, o evento de hoje, dia 16, no patio do Museu Paulo Firpo , poderá ser adiado. Vamos aguardar até às 14 h, para confirmar por este meio e também pelas rádios locais.
 No entanto confirmamos amanhã, dia 17, sexta ,  no Salão Nobre da Prefeitura, às 19 horas com o  Historiador Prof. Luis Ernani Caminha Giorgis, que falará sobre a participação da  F. E . B na Segunda Guerra Mundial. . 

terça-feira, 14 de novembro de 2017

PROGRAMAÇÃO DO MUSEU PARA O FIM DE SEMANA

O MUSEU PAULO FIRPO terá dois eventos neste fim de semana :  quinta feira  dia 16,  será a vez de lembrar o Dia da Consciência  Negra , com a presentação de um trabalho da Escola Prof. Bernardino Tatu, liderado pela Profa. Fátima Ribas. O evento , que lembra a cultura afro-brasileira e o sincretismo religioso, será às 20 h 30 min., no pátio do museu por isso pede-se que tragam cadeiras a fim de acomodar a todos.
Na sexta-feira, 19 h. , acontecerá  a Palestra sobre a F.E.B . na Segunda Guera ,  a ser proferida pelo Cel.   Luis Ernani Caminha Giorgis, historiador militar e professor de história na Escola Militar em Porto Alegre. Cel .Caminha tem vários títulos publicados sobre  história do Rio Grande do Sul e do Brasil.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

MUSEU RECEBE MEDALHA

O Museu Paulo Firpo recebeu ontem um exemplar da medalha  que assinala o Traslado dos Restos Mortais de David Canabarro , através do historiador   Edilson V. Martins Villagram   e que foi portador  o amigo Dr. Renato  Caiaffo da Rocha.  Lembramos que em 2008, o Museu Paulo Firpo recebeu a urna contendo os despojos de Canabarro  , que foram velados na instituição, na noite de 10 de setembro, quando , na manhã seguinte,  a comitiva de cavaleiros partiu para Santana do Livramento. Os restos de Canabarro  se encontram hoje , em um monumento ,em frente à casa que pertenceu a esse vulto farroupilha.
Prezado professor Adilson, bom dia!
Prezado professor Adilson, bom dia!
Agradeço pela disponibilidade e atenção em nos receber no Museu Paulo Firpo para a entrega da medalha que marca o translado dos restos morais do General Davi Canabarro, de P. Alegre para Santana do Livramento, ocorrida em 2008. Esse gesto fizemos a pedido do amigo Edilson Villagran e com muito gosto. Hoje residindo em Rio Pardo, minha terra Natal.
Anexo a foto que registra esse momento para nossa recordação.
Estamos à disposição no IRGA.
Saúde, paz ao amigo!!
Abraço!
Área de anexos

CASINHA DO SABER , NO MUSEU PAULO FIRPO

Em meio a  casinhas de argila, que representavam o início da povoação de Dom Pedrito, olhares curiosos e atentos  dos pequenos estudantes da CASINHA DO SABER , numa tarde especial, ontem  (quinta - feira) , 26 de  outubro, no Museu Paulo Firpo. Veja as imagens colhidas pela professora da escolinha. Fica o agradecimento pela visita e nosso abraço acolhedor.



As primeiras , durante a apresentação da maquete histórica da povoação 
No interior do museu , na exposição PAULO FIRPO NOSSO MAIOR MEMORIALISTA 

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

Sob o tema MUSEUS E SUAS MEMÓRIAS, o Museu Paulo Firpo abriu , dia 19 de setembro , a Exposição PAULO FIRPO , NOSSO MAIOR MEMORIALISTA, com manuscritos  em caderno , cadernetas e folhas soltas deste que foi , sem dúvida , o cidadão --Paulo Firpo -- que mais contribuiu para  registrar a história de Dom Pedrito,  o Patrono do Museu .
O evento contou ainda  com a doação de um vestido, documentos e fotografias da MISS DOM PEDRITO, 1966, Srta. Lília Maria Farret Azevedo ( Vieira , depois por casamento com Med. Vet. Luiz Fernando Paiva Vieira  )  que foi passado ao acervo do Museu  por seus familiares filhos e netos presentes ao evento. Momentos de grande emoção, foram  vividos  pela família   Azevedo Vieira .  Confira imagens, clicadas por  Lucileda M. Costa e visite nosso museu.

                            Grupo de participantes do evento, com a Secretária Mun. de Educação de Educação                                           e Cultura, Profa Melize Q. Xavier, no primeiro plano ao centro.

                                    
                                Miss Dom Pedrito 1966, Lilia Maria Farret Azevedo - 1949/2016

Ato de Abertura do evento, ao centro Dr. Luiz Fernando Vieira . 
                                    
                                                  Aspecto parcial  da Exposição
Duas imagens do vestido com que, a Miss Dom Pedrito-1966, Lilia Azevedo, desfilou no concurso, peça doada ao Museu Paulo Firpo 

terça-feira, 12 de setembro de 2017

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NA ÓPTICA IDEAL

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
 Desde o dia 8 de setembro , a Óptica Ideal esta sendo nossa parceira na Exposição Fotográfica  BOM DIA ,que  apresenta obras de Francisco Deoclécio Maciel Ribeiro, escritor , advogado  jornalista  e fotógrafo pedritense . É um conjunto de imagens de várias cidades do Estado e de Santa Catarina, onde reside o autor ,   imagens que podem ser apreciadas   no horário comercial, da Óptica ideal - rua  José Bonifácio, 935-até o dia 25 de setembro. Na imagem, Prefeito Mário Augusto, Secretária Mun. de Educação e Cultura , Profa . Melize Xavier e o fotógrafo  Maciel Ribeiro , durante a abertura do evento

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

PRIMAVERA DOS MUSEUS

           De  18 a 24 de setembro , o Brasil estará celebrando a 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS , evento em nível nacional , que congrega mais de dois mil museus , com 2600 atividades que vão desde projeções , visitas  dirigidas, exposições , rodas de memória , palestras, oficinas ...
          O tema este ano é  MUSEUS E SUAS MEMÓRIAS - que o museu de Dom Pedrito estenderá até 2018 , quando celebrará 50 anos de fundação, em grandes eventos que estão sendo projetados .
Na noite de 19 de setembro , o museu abre a exposição PAULO FIRPO , NOSSO MAIOR MEMORIALISTA, com manuscritos , imagens  e objetos de uso pessoal do  fundador e patrono do Museu que leva seu nome .

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

MUSEU PAULO FIRPO APRESENTA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Dia 8 de setembro, às 18 h , na ÓPTICA IDEAL , o Museu Paulo Firpo estará apresentando a Exposição Fotográfica intitulada "BOM DIA ". Com  uma imagem  de sua autoria ,  o jornalista e escritor  e  fotógrafo pedritense FRANCISCO DEOCLÉCIO MACIEL RIBEIRO , diariamente saúda seus amigos desejando 'bom dia'.
A exposição consta de imagens de Porto Alegre, Vespasiano Correa, Serafina Correa, Bagé, Concórdia ( onde reside o fotógrafo), Florianópolis e Dom Pedrito , sua terra natal, e evidenciam  pontes, ferrovias, prédios históricos , paisagens rurais e urbanas, praças e cachoeiras .
A exposição permanecerá  na Óptica Ideal, ( José Bonifácio , 935 )  até 25 de setembro, no  horário comercial.  Agradecemos aos empresários Airton ( Tito ) e Dalva Leon Moura pela cedência tão generosa do espaço.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

MUSEU PAULO FIRPO APRESENTA CADASTRO


O Museu Paulo Firpo recebeu , na semana passada , dia 11 de agosto, seu CADASTRO  NACIONAL , na categoria Museus , junto ao Ministério da Cultura , recebendo igualmente seu código de acesso no sítio museus br. 

O Cadastro Nacional de Museus  objetiva  produzir conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museal  em toda a sua diversidade. O órgão já tem mais de 3500 museus cadastrados em todo o território nacional. Para a obtenção desse cadastro é  necessário  atender uma série de exigências, dentre elas a atuação  no quadro funcional de um museólogo, registrado no COREM -Conselho Regional de Museologia-- plano museológico e regimento interno da instituição , além de se enquadrar nos aspectos que caracterizam a instituição como  um museu , entre estas :  ter  coleções de bens culturais musealizados  , aberto ao público ; elaborar pesquisas , exposições,  atividades de conservação preventiva...
Esse cadastro é mais  um instrumento que pontua o Museu de Dom Pedrito, dá visibilidade e credibilidade à instituição  - conclui o Diretor  Mus . Adilson Nunes de Oliveira.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

OSÓRIO SANTANA FIGUEIREDO

Faleceu em São Gabriel, no domingo passado , dia 6 de agosto, o Historiador  e Escritor Osório Santana Figueiredo.  autor de vários títulos sobre a história de São Gabriel , membro de muitas instituições culturais do Estado e do Brasil. Foi , por longos anos, Diretor do Museu João Pedro Nunes e do Museu Gaúcho da FEB, ambos de São Gabriel. Palestrante , muitas vezes participou  dos encontros de micro-história , realizados em Bagé. organizados por Tarcísio Taborda, frente ao Museu Dom Diogo de Souza .  O Prefeito de São Gabriel  decretou luto oficial por três dias, diante do incansável historiador que faleceu aos 91 anos.  Fica o registro e os votos de pezar à comunidade cultural  do município.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

PEDRITENSES PARTICIPAM DE ENCONTRO EM BAGÉ

A imagem  apresenta os participantes  de Dom Pedrito no  encontro em Bagé, que abordou "O passado e o presente  nos arquivos municipais", curso  ministrado pelo Doutorando Prof. Jorge Alberto Soares Cruz e  Doutoranda Profa. Luciana Souza Brito , da Universidade de Santa Maria .
Além dos temas específicos de arquivologia , à noite, os doutorandos da UFSM  apresentaram interessantes palestras sobre História regional
Dom Pedrito  se fez representar pela Profa. Lucileda Machado Costa   - Coordenadora de área de História , da SMEC , Prof. e Mus.  Adilson Nunes de Oliveira , diretor do Museu Paulo Firpo e Marcos  Augusto Saraiva de Assis ,   Chefe do Arquivo da Prefeitura que aparecem  na imagem acompanhados das gestoras do Museu Dom Diogo de Souza,  à  esquerda Carmem Barros e, ao centro Maria Luisa  Cardoso Pegas.
O evento foi uma promoção da URCAMP, através  do Museu Dom Diogo de Souza  em parceria com instituições culturais de Bagé e UFSM. Em setembro ocorrerão oficinas , complementado os aspectos teóricos abordados agora .

sexta-feira, 14 de julho de 2017

MATE É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO MUSEU PAULO FIRPO

Ontem, dia 13 de julho , quinta- feira, com um pequeno grupo de convidados,  fizemos uma roda de chimarrão, inspirados na exposição MATEANDO SOLITO. Trata-se de uma exposição  que aborda esse  importante e salutar hábito gaúcho e pampiano de saborear essa bebida. Um conjunto de banners com textos e imagens e mais peças tridimensionais complementam a exposição. Venha visitar, traga seu mate e desfrute  um momento cultural, por excelência.  Imagens  colhidas por Lucileda Machado, nossa colega da SMEC . O patrocínio da exposição é da ERVA MATE PONCHE VERDE
              Pormenor da exposição, avios do mate : cuias de porcelana e bombas

Visão geral 
Maquetes do preparo artesanal da erva mate- sapeco, carijo e cancheamento -  obra de nosso colega Adair Soares de Vargas   
Assessor de Cultura Dr. Ruy Francisco  Dias Lopes, Profa. Lucileda Machado  ,Coordenadora de Estudos Sociais da SMEC ; o  Dir. do Museus Mus. Prof. Adilson Oliveira e Profa. Fátima Ribas 
Grupo de amigos , entre eles o estudioso de nossas tradições, Dr.  Gabriel Maurício Munhoz 
Profa . Lucileda Machado ,  Profa. Solange Miranda, Presidente da Associação de Amigos do Museu Paulo Firpo , e o Mus. Adilson Oliveira , durante o evento 

quinta-feira, 22 de junho de 2017

ALUNOS DO " BERNARDINO ÂNGELO" VISITARAM O MUSEU


Alunos da turma 71 , noturno , do Instituto  Estadual de Educação "Bernardino  Ângelo " , na noite de  21 de junho , visitaram o Museu Paulo Firpo. Durante 2 horas,, tempo da visita orientada , percorreram as salas do museu  e vivenciaram  experiências  especiais. Um dos focos da visita  era o acervo arqueológico indígena , que tiveram oportunidade de "tocar"   peças variadas como pontas de projéteis, boleadeiras, raspadores ,  bifaces  lâminas de machados , quebra -coquinho e artefatos cerâmicos - pedras  lascadas e polidas -- que os remeteram  aos fatos da História  assuntos  que estudam em classe com a Professora Lucileda Machado Costa que acompanhou a turma. Confira imagens






quarta-feira, 7 de junho de 2017

DOM PEDRITO NO 7º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS

Evento que me mobilizou 1, 5 mil pessoas, o  7º FORUM NACIONAL DE MUSEUS , que aconteceu em Porto Alegre , de 30 de maio a 4 de junho, teve a participação de Dom Pedrito, através da unidade museológica nº 6.7 do Sistema Estadual de Museu .  O museu de Dom Pedrito  apresentou-se com um  pôster  , através do qual mostrou " LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES- pesquisa, preservação e divulgação" projeto que desenvolve há 3 décadas e que por isso é atividade cultural com tradição  reconhecida , inclusive em publicação  da Mus. Teniza Spineli, escritora de  Porto Alegre . O projeto tem  catálogos , com várias edições, revistas e melhoradas e, no ano passado,  incluiu a MALA CULTURAL , que leva  obras de autores pedritenses  nas escolas  e na casa de particulares . Projeto estritamente cultural foi selecionado, conforme edital do INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS -promotor do evento -   entre os  trinta que se apresentariam no FORUM , dos 137 concorrentes às vagas .O Fórum  realizou palestras, oficinas, minicursos e grupos de trabalho, com participações de museólogos da Espanha, Portugal, Canadá, México , Estados Unidos, Inglaterra, Bolívia , Colômbia, Uruguai e Argentina.
 Confira imagens  clicadas por Maria Luisa ( Lala )  Pegas - gestora do Museu Dom Diogo de Souza , de Bagé-- que também participou do evento .
Pôster do Museu Paulo Firpo

Da esq. para dir., museólogos : Alice Benvenutti, Adilson Oliveira, ... Rafael Vasquez, Zita Possamai, e Maria Luiza Pegas, no pórtico do evento  .  

Museólogos Maria Luiza Pegas e Adilson Oliveira

Mus. Andreia Reis entre Maria Luiza Pegas e Adilson Oliveira

Diretor do Museu Paulo Firpo


                              Mus. Adilson Oliveira , em frente ao pôster do Museu Paulo Firpo, no saguão do auditório da PUC RS







segunda-feira, 5 de junho de 2017

MUSEU PAULO FIRPO NO FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS

Aconteceu, em   Porto Alegre , de 30 de maio a 4 de junho, o 7º Fórum Nacional de Museus , evento que mobilizou mais de 1.5 mil pessoas. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus e Sistema Nacional de Museus, com vários apoiadores, entre eles o Sistema Estadual  de Museus ( entidade  que Dom Pedrito   representa , como sede da VI RM)  proporcionou  oficinas, minicursos, palestras e fórum de debates que movimentaram os corredores do prédio 40 da PUC RS .
O Museu Paulo Firpo foi um dos 30 museus do Brasil selecionados pelo IBRAM para apresentar  comunicações , através da modalidade pôster. Na ocasião, recebeu a gentil visita de  confreiras da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul , que foram prestigiar nosso museu e seu confrade acadêmico.

                                                                      Acadêmicas  Iracema Bandarra  , secretária e Elena  Baggio, tesoureira da ALMURS ,
                                                                    com o colega acadêmico, em frente ao pôster  com que o Museu Paulo Firpo participou do
                                                                                                FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS.

                                           Outro registro da presença das acadêmicas da ALMURS  no Fórum Nacional de Museus

Diretor do Museu, em frente ao pôster  participante do evento  nacional

O Diretor do Museu, Mus. Adilson Nunes de Oliveira , em frente do painel oficial do 7º Fórum Nacional de Museus

MUSEU PAULO FIRPO E VALQUIRIA SAUCEDO

O MUSEU PAULO FIRPO e a ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU PAULO FIRPO, lamentamos o falecimento , em Porto Alegre, da artista plástica pedritense VALQUÍRIA BUENO DA CRUZ SAUCEDO. O fato ocorreu , em consequência de um assalto em seu apartamento. Levada ao hospital e internada por quase 20 dias, não resistiu falecendo na terça - feira , dia 31 de maio.  Com forte ligação à terra natal, Valquíria  era colaboradora do nosso Museu , sendo que em 2016 doou um conjunto de monotipias para serem comercializadas em benefício da instituição. A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e óculos

Na imagem, quando autografava sua exposição no Museu de Dom Pedrito

quarta-feira, 24 de maio de 2017

MUSEU NO FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS

     O Museu Paulo Firpo foi selecionado, entre os 30 previstos no Edital do Instituto Brasileiro de Museus , dos 137 concorrentes , para a apresentação,  na modalidade  pôster , no  VII FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS . O evento reunirá palestrantes , oficineiros  e painelistas  da França, Espanha , México, Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Uruguai , Argentina...  Dom Pedrito e seu museu estará representado pelo projeto e exposição LIVROS DE ESCRITORES PEDRITENSES -pesquisa, preservação e divulgação .
O banner , proximamente, será exposto  na instituição durante o mês de junho, mas antes pode ser conferido na imagem anexa.
-- Sinto-me muito honrado em ter sido selecionado para representar o Museu nesse importante evento, afinal eram mais de 100 postulantes para 30 a serem classificados . Naturalmente, sem vaidade, , foram  aprovados os melhores, pois é o rigor dessa  seleção  que qualifica o evento   que, embora nacional, tem caráter internacional também.

 
 

segunda-feira, 22 de maio de 2017

SUCESSO TOTAL A NOITE DOS MUSEUS

Dia 19, o Museu Paulo Firpo promoveu a grande NOITE DOS MUSEUS . Com casa "au complete", fomos até ás 24 h , em meio à cultura : música , poesia, filme com debate , histórias, memórias ,patrimônios , boas companhias  e oportunidade  para muitos e muitas exporem seus talentos  ... Uma noite inesquecível que se  associou a  muitas cidades no estado, do  Brasil e no mundo. Afinal, no Brasil ,mais de 3000 instituições estavam envolvidas na  15ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS ... Domingo e hoje são comentadas em  páginas da ZERO HORA e na Televisão, e no Jornal Ponche Verde e na QUERTY ... o que demonstra a importância dos museus e do trabalho que  se faz nessas instituições  culturais . Iniciou a noite com o coquetel de recepção que foi oferecido pela Presidente da Associação de Amigos do Museu,  Profa. Solange Miranda ,e a seguir  aconteceu a visitação orientada à Exposição Museu Invisível , depois  a apresentação , seguida de debate sobre o  filme OS NARRADORES DE JAVÉ , interessante história que envolve patrimônio, história oral e histórias de vida , proteção ambiental ...  Participaram do debate o Prof. Joel Freitas ( que trouxe seus alunos ), Profa. Lucileda Machado Costa - da equipe da SMEC , como coordenadora  de área   e a Profa. Dra. Anabela Deble da URCAMP ..    E seguiram-se as mini-palestras  até ás 24 h.
Confira imagens , colhidas pela Profa.  Lucileda , integrante do quadro da SMEC .

VISITA ORIENTADA

Visita orientada, no primeiro plano Prefeito,  Mário Augusto de Freire  Gonçalves e ao lado a Ver. Rosemeri Santos , seguida da  Sec . Municipal de Educação e Cultura,   Profa . Melize de Quadros Xavier  .  


                                                              


Estudantes do Colégio do Horto apresentando poesias , coordenados pela profa. Marlene Madeira

Pormenor da  Visita Orientada  
                       Apresentação artística de aluna e professores do Instituto Artístico "Carlos Gomes"
Mus. Adilson apresentando a atenção à Hemeroteca

Prefeito Mário Augusto , durante sua alocução. 

                               Diretor do Museu falando sobre a atenção ao acervo têxtil
                                                  e formas de acondicionamento.

Dra. Anabela S.  de Oliveira Deble , durante o debate do filme

Antônio Peçanha, voluntário, se apresentou  chamando a atenção de todos pela  naturalidade espontaneidade
 
 
 
 
 
 
 
 
Profa . Armanda Santos  falando sobre certos "vícios " da  língua portuguesa
 que encantou a todos  
 
Profa . Loid Marly Tuerlinckx  apresentou um poema muito interessante de sua autoria em homenagem às mães
 
Porfa Lucileda , participante do debate do filme Os Narradores de Javé "


                Profa. Norma Maria Gallo Tuerlinckx  ,  destacada participante da Noite dos Museus

Agradecemos a todos pela participação   e vamos celebrar em 2018 a 3ª NOITE DOS MUSEUS , no dia 20 de maio. Você é nosso convidado !